Educação no Século XXI: tendências em Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Intercompreensão 10 março 2012 Filomena Capucho
Advertisements

Percepção em Mobile Learning
Estudo e viabilização da arquitetura e metodologia para permitir integração da plataforma de EaD com dispositivos móveis Guilherme Gonçalves de Carvalho.
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Formar Professores em Rede
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS DE STEMMING PARA A LÍNGUA PORTUGUESA.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Referências.
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
MOOC – Massive Open Online Course
Blending the English Classroom
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Rise of Data- Driven Learning and Assessment Ascenção do Aprendizado e da Avaliação Orientados a Dados Horizon Report 2014 Leandro Luque.
Mobile Learning: marco teórico
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Design Instrucional: Formação e Ação
Participantes: Adriana Bruno (UFJF) e Marialice de Moraes (UFSC)
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Roteiro Contexto Problema Cenário Atual Motivação Arcadea
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
Referências. BAYLESS, L. A. What are the non-academic needs of distance learners? Blacksburg, VA. 2001, 408 f.. Thesis (PhD in Higher Education) – Department.
Tecnologia na educação: reflexões, exemplos, prospecção
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
SIMA 2012/13 António Câmara.
Elton Ivan Schneider – Coordenador de EAD – Semipresenciais Uninter
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
From digital repository to knowledge management system: the theses and dissertations database of PPGEP/UFSC Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Vinícius.
Movimento dos MOOCs no Brasil Profa. Dra. Jucimara Roesler
MOOCs Massive Online Open Courses Massive Online Open Courses.
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes.
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Teresa Avalos Pereira Rita Maria Lino Tarcia Daniel Sigulem
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias.
Dissecando o Ensino Superior até 2018
Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio Membro do Conselho Executivo do Inova “Tecnologia e Inovação: desafios na formação de.
POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UM ESTUDO DE CASO Dra. Kariny Cristina de Souza Raposo Esp. Myrtes Buenos Aires UNIFEMM - CENTRO.
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Roteamento Baseado em Crédito/Punição Rafael dos Santos Alves.
Mavi Polo Gerente de Vendas Thomson GALE Brasil e Cone Sul
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
História do E-Learning: palavras dos pioneiros
Luciano Sathler Diretor-Adjunto de EAD - Grupo Anhanguera Educacional S.A. 4º Encontro CIEE – ABED de Educação a Distância
Jorge Felippe Leal Magarão.  Recursos e ferramentas tecnológicas  Ensino Fundamental  Ensino de Ciências  Potencialidades dos recursos.
O QUE ESTAMOS ENSINANDO NAS UNIVERSIDADES PARA OS ATUAIS E FUTUROS PROFISSIONAIS. ESMERALDA RIZZO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE SÃO PAULO, 27 DE.
NOVO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA José Roberto Cardoso - Escola Politécnica da USP -
Redesenhando a formação de professores FTE-Lab. O espaço.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO.
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Jogo Digital para a Integração dos Estudantes do Ensino Superior David José Miranda Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Orientador:
Transcrição da apresentação:

Educação no Século XXI: tendências em Educação a Distância João Mattar Encontro Acadêmico Cengage Learning 08/04/2014

História da EaD

História da EaD 1ª Geração

História da EaD 2ª Geração

História da EaD

História da EaD

História da EaD 3ª Geração

1. MODELOS DE EAD

1. MODELOS DE EAD 2. TENDÊNCIAS EM EAD

1. MODELOS DE EAD 2. TENDÊNCIAS EM EAD 3. DESAFIOS

http://www.slideshare.net/joaomattar

1. MODELOS DE EAD

Educação Presencial

Educação a Distância

PDF + Múltipla Escolha

MOOCs

MOOC EaD

MOOC LP

MOOC Tutoria

SemiPresencial Híbrido

1. MODELOS DE EAD 2. TENDÊNCIAS EM EAD

Horizon Report NMC Horizon Report > 2014 Higher Education Edition NMC Horizon Report > 2013 Higher Education Edition (português) Technology Outlook > Latin American Higher Education 2013-2018 (espanhol) Technology Outlook > Iberoamerican Tertiary Education 2012-2017 (português)   NMC Horizon Report > 2013 K-12 Edition (português) Technology Outlook > Brazilian Primary and Secondary Education 2012-2017 NMC Horizon Report > 2013 Museum Edition

Games 28

Games para Línguas Game da Reforma Ortográfica Jogo da Acentuação Jogos do Só Português O Jogo dos Erros de Português LudoTech Games for Language Language Games MindSnacks LetterBlox Arcademic Skill Builders – games educacionais online, alinhados com o currículo

Gamificação

“Gamificação é o uso de elementos de design de games em contextos que não são de games.” (DETERDING et al, 2011)

Gamificação da Educação

Redes Sociais

Mobile Learning

Yale University (Foto: Carl Kaufman)

Aprendizagem Adaptativa

Personalização da Aprendizagem

1. MODELOS EM EAD 2. NOVAS TEORIAS 3. DESAFIOS

Infraestrutura

Conectivismo

Formação Continuada

Avaliação

Visão? Visão

Missão

Referências DETERDING, S. et al. From game design elements to gamefulness: defining “gamification”. In: 15th International Academic Min dTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, MindTrek 2011, Tampere, 2011. p. 9 - 15. KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012. KENT, Mike; LEAVER, Tama (Ed.). An education in Facebook?: Higher Education and the world's largest social network. Routledge, 2014. Imagens: iStock Shutterstock

Senaed

João Mattar joaomattar@gmail.com joaomattar.com/blog facebook.com/joaomattar slideshare.net/joaomattar