Conotativo (figurado) e Denotativo (literal)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O valor de uma história.
Advertisements

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Literatura Informativa
Denotação e Conotação.
Às vezes perdemos tanto tempo na
Uma linda idéia a ser imitada......
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Já sabes: Inscreve-te no sonho de Usera: Fazer o Bem!
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU TEMPO E POTENCIAL
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
M Ã E.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Clique para passagem de slides
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
APRENDIZ DA VIDA!.
No mês de Setembro comemoramos o
Ética e Moral na formação dos filhos
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
Como se escreve… Click para avançar.
AO MEU PAI.
SAUDADES!!! clicar.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Os Lusíadas de Luís de Camões
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
Desconheço o autor.
O fazer literário Prosa e poesia.
"O Homem é do tamanho do seu sonho."
VIRGEM MARIA.
A amizade é um amor que nunca morre
Informações implícitas
Como fazer a leitura de obra de arte?
A c u c a r By Jorge Corrêa.
Orientações para o Trabalho
Dizem que, a uma certa idade, nós as mulheres nos fazemos invisíveis, que nossa atuação na cena da vida diminui e que nos tornamos inexistentes para.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Aprendi Clique.
EMEF PROFESSOR LUIZ RIBEIRO MUNIZ
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Dicas de beleza de Audrey Hepburn
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
A VERDADEIRA AMIZADE Ewald Koch INÊS VIEIRA Automático.
AMIGO ROBERTO CARLOS.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 4 DO CD “JOHANNA MARIA EM RIMAS E MELODIAS”
BD O tabagismo João Pedro Lemos. Certo dia, ao chegar à escola, o Luís viu à entrada uns placards sobre o Tabagismo.
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
Aula sobre denotação e conotação DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.
APRENDIZ DA VIDA!.
Era uma vez... Um rapaz que era primeiro em tudo... Melhor atleta, melhor estudante, mas... Que nunca soube se tinha sido um bom filho...
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 4.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Conotativo (figurado) e Denotativo (literal)

Significado e significante Significante ou plano expressivo é a parte perceptível do signo. Significado é a parte inteligível, o conceito, o plano do conteúdo Exemplo: Árvore Violão Amor

Polissemia Exemplo: Linha Quando um único significante tem mais de um significado. Exemplo: Linha

Significado Contextual A polissemia fica neutralizada pelo contexto. Contexto é uma unidade linguística de âmbito maior, na qual se insere outra de âmbito menor. A palavra é a unidade menos, que se insere no contexto da frase que é a unidade maior, que se insere no contexto do período e do parágrafo e assim vai... No contexto a palavra perde seu significado polissêmico

Denotação e Conotação Denotação é o significado mais recorrente de uma determinado significante. Conotação são valores, impressões e demais características associadas ao significante. Exemplo: “Cair do Cavalo”

Denotação e Conotação Duas palavras podem ter o mesmo significado denotativo, mas diferentes significados conotativos: Exemplo: Mestre Professor Instrutor Fedendo Cheirando mal

Exercício O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.

Exercício Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do4 colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.

Exercício Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. Jorge Amado

Exercício Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: a)façam uma descrição sobre o mar; b)descrevam os mares encapelados de Camões; c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;. d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar.

Exercício Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver"; b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses; c)amor por Charles Dickens; d)mar descrito por Mark Twain; e)saber já feito, já explorado por célebre autor.

Exercício 3.Apenas o narrador foi diferente, porque: a)lia Camões; b)se baseou na própria vivência; c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain; e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral.

Exercício 4.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho: a)os colegas do internato; b)a cela do Padre Cabral; c)a prisão do internato; d)o mar de Ilhéus; e)as praias do Pontal.

Exercício 5. Conclui-se, da leitura do texto, que: a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram; b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus; c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses; d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática; e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas.