Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O que é Educação Ambiental?
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Algumas provocações para se pensar
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Conservação e desenvolvimento sustentável
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Projeto de Inclusão produtiva e social
Educação Escolar Indígena
“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe”
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares – FOREXP Belo Horizonte, 20 e 21 de.
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
Desenvolvimento Comunitário
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Ordenamento.
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Teorias Modernas de Gestão
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Responsabilidade Social
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO CONTROLE DA DENGUE EM SISTEMAS LOCAIS RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2009 PAULO CHAGASTELLES SABROZA ENSP.FIOCRUZ.BR.
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Segurança alimentar e mercados institucionais
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Agroecologia.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT.
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Multifuncionalidade do Espaço Rural
Projeto de extensão Capim Limão
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável Campina Grande - Paraíba, 02 e 03 de junho de 2006 O DESENVOLVIMENTO RURAL: perspectivas teóricas Prof. Dr. Sergio Schneider Deptº Sociologia e PGDR - UFRGS

Abordagens e Temas Dominantes no Desenvolvimento Rural Frank Ellis Paradigmas e Abordagens 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Modernização e economia dual Aumento de produtividade e eficiência das pequenas propriedades Valorização dos processos, da participação e do empoderamento Estratégias sustentáveis de vivência Temas estudados Desenvolvimento comunidades Produção camponesa Programas desenvol. rural integrado Liberação dos mercados Participação Estrat. Redução Pobreza

a) O Desenvolvimento Rural: precisa ser sustentável !  Limites ambientais do ‘produtivismo’ 1987: Relatório Bruntland: ‘usar os recursos do presente sem comprometer seu uso para as gerações futuras’ Eco-92: Conferência mundial no Rio de Janeiro - Agenda da sustentabilidade (Agenda 21); 2002: Rio + 10 Johannesburg (África do Sul): fracasso da Agenda - Polêmica do Protocolo de Kyoto

b) Além de sustentável o desenvolvimento rural precisa ser ...multifuncional ! produzir alimentos, fibras e matérias-prima; gerar emprego e renda; absorção territorial do excedente demográfico; manutenção do patrimônio sócio-cultural preservação ambiental e sustentabilidade;

 Abordagem do desenvolvimento rural c) A nova etapa:  Abordagem do desenvolvimento rural precisa valorizar a: sustentabilidade e multifuncionalidade preservação natural e diversidade de ecossistemas novas relações produtores X consumidores valorização do patrimônio e da paisagem rural diversificação das economias locais geração de rendas estáveis ao longo do ano novas formas de emprego e ocupação: atividades não-agrícolas pluriatividade

2. Porque os enfoques tradicionais sobre o desenvolvimento rural estão superados?

Devido a persistência da pobreza No Brasil, a fome convive com recordes de produtividade da agricultura

Porque está mudando a compreensão sobre o significado do rural: A integração plena do rural à sociedade moderna; A mercantilização agrícola e não-agrícola é um fato; Está em curso uma revalorização do rural que não é apenas econômica e produtiva mas, sobretudo: ambiental - paisagem; cultural e identitária; atividades e ocupações não-agrícolas.

Devido aos enfoques que adotam, pois: Não consideram a heterogeneidade e a diversidade de vias para o desenvolvimento; Não valorizam a importância da pluriatividade; Possuem uma visão produtivista dos mercados; Não valorizam a participação social; ... etc.

O que é desenvolvimento rural? ... processo que resulta da ações articuladas que visam induzir mudanças socioeconômicas e ambientais no âmbito do espaço rural para melhorar a renda, a qualidade de vida e o bem-estar das populações rurais. O desenvolvimento rural refere-se a um processo evolutivo, interativo e hierárquico quanto aos seus resultados, manifestando-se nos termos dessa complexidade e diversidade no plano territorial.

3. Novos enfoques sobre o desenvolvimento rural

Referências Teóricas Diversificação dos modos de vida rurais; F. ELLIS e a perspectiva da diversificação das “livelihoods”: foco nos resultados, processos e intervenções Diversificação dos modos de vida rurais; Empoderamento das estratégias de vivência dos próprios agricultores (reação e adaptação); Políticas voltadas para redução dos riscos e da vulnerabilidade.

Referências Teóricas J.D. VAN DER PLOEG e a multidimensionalidade do DR: O desenvolvimento rural é um processo endógeno que possui: multi-níveis, multi-atores e múltiplas funções – mas ele sempre é “focuses on actor oriented” Reconstruir as bases sociais, econômicas e ambientais da agricultura: reduzir a dependência ampliar autonomia; Valorizar e fortalecer o papel dos atores e das interfaces (redes): mercados, territórios e instituições .

Não há caminho único para o desenvolvimento rural: Reconhecer a heterogeneidade e a diversidade; As estratégias individuais e coletivas podem variar conforme o contexto e a situação. Inovação, tecnologia e agregação de valor à produção; Novas formas de emprego e ocupação: o papel da pluriatividade; Repensar relações rural-urbano: territórios e economias de aglomeração. No Brasil, em grande parte, as prerrogativas estão esboçadas no documento da Plenária Nacional de DRS (POA, 4-6/03/2006)

Sergio Schneider – schneide@ufrgs.br www.ufrgs.br/pgdr Sergio Schneider – schneide@ufrgs.br