O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Eficiência Energética em Edifícios
Ciclo de vida do produto
Redução do Desperdício de Água
Eficiência Energética no Código de Obras da Cidade do Salvador
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
Eficiência energética e energias renováveis na indústria
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL
Economia pretendida de água com estas medidas: 65%
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
Princípios e práticas em construção sustentável
"O EMPREENDIMENTO DO SÉCULO"
Profa. Dra. Cláudia Naves David Amorim
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO COM
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
NOVA SEDE DO T.S.E. SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Marca Empresa/Empreendimento
Importância da Certificação
Energias renováveis e não-renováveis
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
CIPA 2013/2014.
Energia solar.
Eficiência Energética e Energias Renováveis em Edifícios
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
TURISMO SUSTENTÁVEL MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
SISTEMAS DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
Categoria 1 – Empreendedora Destaque do Setor Imobiliário
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Categoria 23 – Lançamento Residencial Interior do Estado.
Inversão Térmica VERÃO INVERNO (INVERSÃO TÉRMICA)
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Soluções Sustentáveis
OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade:
LEED    . LEED     LEED OBJETIVO: O objetivo do sistema é reduzir a pegada de carbono do mundo construido e criar um sistema competitivo para a eficiência.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Transcrição da apresentação:

O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam práticas que levam em consideração o meio ambiente. Leadership in Energy and Environmental Design – LEED(Liderança em Energia e Desenho de Ambientes) United States Green Building Council – USGBC (Conselho de Construções Sustentáveis dos Estados Unidos)

“CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL (Green Building) é a edificação ou espaço construído que teve na sua concepção, construção e operação o uso de conceitos e procedimentos reconhecidos de sustentabilidade ambiental, proporcionando benefícios econômicos, na saúde e bem estar das pessoas.” (Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br)

Benefícios de “Green Buildings” Destaque da imagem dos empreendedores e do empreendimento; Menor custo de operação; Redução da energia em 30%; Racionalização no uso de água (Redução de 30 a 50%); Redução do Impacto Ambiental; Redução na emissão de carbono em 35%; Melhoria da qualidade do ambiente interno (mais saúde e bem estar para os usuários); Maior valor agregado ao empreendimento; Aumento da produtividade em escritórios de 2 a 16%. (Fonte: USGBC)

Estágio Atual – Pontuação:

Certificado Prata Ouro Platina Estágio atual da Certificação LEED SITE SUSTENTÁVEL Localização do edifício, condições de transporte público ao local Categorias: Certificado Prata Ouro Platina CONSUMO DE ÁGUA Reuso de água, uso de metais e louças de baixo consumo ENERGIA E ATMOSFERA Sistemas com consumo mais eficiente . Coletor solar para aquecimento de água MATERIAIS E RECURSOS Sistema de gestão de resíduos, destino dos materiais da construção. Estágio atual da Certificação LEED FONTE NOVA QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO Controle de renovação do ar interno, materiais com baixo COV (Composto orgânico volátil) INOVAÇÃO NO PROJETO Possibilidade: Instalação de medidores do consumo de água para diversos fins, como irrigação e/ou torre de esfriamento, além do consumo de água global da Arena. (Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br)

SITE SUSTENTÁVEL Localização da obra Bicicletário e vestiário Vagas verdes Acesso a transporte público

CONSUMO DE ÁGUA Paisagismo eficiente: Redução ou eliminação de água potável para irrigação. Fonte: 698 mil litros: a capacidade de armazenamento de água da chuva. Anualmente, serão captados 37 mil m³, o que gera uma economia de 72% em épocas de chuva. Destino: Vasos Sanitários Irrigação Lavagem de Piso ECONOMIA DE 40%

Não uso de CFC’s - clorofluorocarboneto ENERGIA E ATMOSFERA Não uso de CFC’s - clorofluorocarboneto Eficiência Energética (Redução de 14%) Vidros Especiais – maior conforto térmico Luminotécnica – sensores Aquecimento Solar Eficiência energética-(Redução da poluição luminosa) O projeto conta com potência de iluminação de 1,04w/m² nas fachadas, resultando em uma redução de 52,73%, o permitido pela ASHRAE é de 2,2w/m². (Fonte: http://www.recs.org/)

Aquisição de materiais com conteúdo reciclado; MATERIAIS E RECURSOS Aquisição de materiais com conteúdo reciclado; Ex. Insumos reciclados para estrutura metálica, lajes, brises com revestimento em ACM, dentre outros. Gestão de Resíduos : Controle de geração de resíduos Separação de resíduos Destinação dos resíduos para reciclagem Controle de saída de resíduos

MATERIAIS E RECURSOS

MATERIAIS E RECURSOS

MATERIAIS E RECURSOS

Controle da fumaça de tabaco Plano de qualidade do ar durante a obra QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO Controle da fumaça de tabaco Plano de qualidade do ar durante a obra Materiais com baixa emissão de COV’s Controle de fontes poluidoras (tapetes) Controlabilidade dos sistemas (iluminação e conforto térmico) Conforto térmico (projeto e verificação) Vista externa (93%)

Cobertura 40% mais leve em relação à estrutura convencional metálica. INOVAÇÃO NO PROJETO Cobertura 40% mais leve em relação à estrutura convencional metálica. A estrutura utilizada na cobertura reduz o consumo de aço entre 30% e 40%; Membrana (translúcida), maior iluminação natural, composto de PTFE (politetrafluoetileno) e fibras de vidro; Redução substancial de materiais (aço), transportes e emissão de gases e energia.

Aproximadamente 7 anos e meio ESTIMATIVA DE RETORNO DO INVESTIMENTO Aproximadamente 7 anos e meio Através da economia de operação: Custo de energia (-40%) Custo de água (-50%) Custo de Manutenção (-30%)

OBRIGADO! “Empreendimento “verde” que não gera economia na operação não pode ser considerado sustentável.”