Câmara Municipal de Celorico da Beira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Ciências As partes de uma planta.
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
Reino Vegetal.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
Seres Vivos As Plantas.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Os vegetais.
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
O mundo em nossas mãos 6ºA.
O caçador de borboletas
Trabalho para a disciplina de Moral
As Plantas A Nutrição das Plantas.
A estrutura e partes das plantas.
Atividades do campo.
Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
A Água e a Biodiversidade
As plantas.
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
Ar e Vento.
Fotossíntese.
As plantas.
Instruções Ligue o Som.
As plantas.
O corpo humano é uma casa!
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
03. Cadeia alimentar do bosque de pinheiros
Recursos Biológicos Vídeo.
FOTOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO TRANSPIRAÇÃO
Em busca de matéria e energia
Vida de abelha Anderson n°02.
PREVENÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
Oficina de Compostagem
Fotossíntese 6º ano.
O Fogo Incêndios Florestais
LEIA ANTES EZEQUIEL 18 E 33 envie este texto aos teus amigos.
Marcello Henrrique nº:16
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Atividade dos seres vivos
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Vida de abelha Daniel número 2 – 4º A
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Vida de abelha Giovanna nº06.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Vida de abelha Raiane n°22.
CIÊNCIAS CONHECENDO AS PLANTAS
A Silvicultura.
Comer bem, para viver melhor!
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Análises laboratoriais O processo de fotossíntese
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Fotossíntese PROF. ADEMIR AMARAL Andrea Canassa.
Silvicultura.
As plantas.
E aí, alguém consegue explicar?!
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
Como se alimentam as plantas?
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

Câmara Municipal de Celorico da Beira A Floresta Câmara Municipal de Celorico da Beira

A Floresta é? Magia; Paz; Vida; Riqueza; Sabor;

Porque são as Florestas tão importantes? Porque desempenham funções de protecção, ecológicas e ambientais… Dão abrigo, alimento e refúgio a muitos seres vivos, protegendo-os. As árvores produzem matérias primas e produtos que retiramos, transformamos e utilizamos… O principal produto é a madeira e com ela se fazem: Mobília; Materiais de construção; Caixotes; Brinquedos; Pasta de Papel;

Porque são as Florestas tão importantes? (Cont.) Dos Pinheiros extrai-se a resina usada no fabrico de: Colas, Vernizes, Tintas e Aguarrás A partir da cortiça, extraída da casca do sobreiro, fabricam-se: Rolhas Pavimentos e isolamentos Alguns frutos e sementes que as árvores produzem são comestíveis: A castanha, a noz, a cereja, o medronho, o pinhão …

Que recursos associados às Florestas p0demos usar? O gado alimenta-se das folhas e frutos das árvores e arbustos associadas às pastagens de algumas florestas (Silvopastorícia). A criação de abelhas (Apicultura) junto às florestas permite obter mel de muito boa qualidade. A partir dos seus favos produzem-se ceras. Com os frutos, folhas e flores de alguns arbustos (cidreira, alfazema…) e de certas árvores (tília, eucalipto…) fabricam-se produtos medicinais e aromáticos, cosméticos e para culinária.

Que recursos associados às Florestas p0demos usar? (Cont.) Respeitando sempre o equilíbrio das populações animais, há ainda: A sua paisagem e o seu ambiente calmo e natural rico em formas, cores, sons e cheiros são um convite ao recreio e lazer Caça Pesca

Como são as árvores? As árvores têm vida, são seres vivos como nós; Pertencem ao reino vegetal e têm algumas características que as distinguem dos animais: Não têm mobilidade própria nem os 5 sentidos; Não andam nem pensam; Não falam e não vêm; Não ouvem nem cheiram;

Como são formadas as árvores?

Como são formadas as árvores? (Cont.) As raízes são muitos importantes é através delas que a árvore retira do solo a água e os sais minerais para se alimentar; O tronco e os ramos são formados pela madeira e ajudam a suportar o peso da árvore. São eles que fornecem a madeira para a indústria; As folhas agarram-se a pequenos raminhos que saem dos ramos; As árvores dão flores, frutos e sementes;

Como funcionam as árvores? Tal como nós, para viver, a árvore precisa de se alimentar, respirar, transpirar… Como se alimentam? Nas folhas existe a clorofila (pigmentos de cor verde), que usam a luz do sol como energia; Através de pequenos orifícios retira do ar dióxido de carbono, que mistura como água e sais minerais. Daí resulta a seiva elaborada (rica em açúcar e que serve de alimento para toda a árvore); A este “cozinhado” chamamos Fotossíntese

Como funcionam as árvores? (Cont.) Como transportam água e sais minerais para as folhas? Através de uns pequeninos canais que formam a madeira: A água e os sais minerais sobem pelo tronco e pelos ramos são transportados até as folhas

Como funcionam as árvores? (Cont.) Como procuram a água e os sais minerais no solo? As raízes da árvore penetram na terra por vezes a grande profundidade; Aí procuram a água e os sais minerais que retiram do solo; Como transpiram as árvores? As folhas libertam vapor de água, o que as ajuda a arrefecer nas horas de maior calor;

Como funcionam as árvores? (Cont.) Através dos seus orifícios, as folhas retiram o oxigénio do ar e libertam dióxido de carbono que depois podem usar na fotossíntese;

Como nascem as árvores? Nascem a partir das sementes; Ou não sendo tão vulgar em todas as espécies, também se podem obter árvores a partir de rebentos originados por outras partes da árvore… …da raiz …do tronco …dos raminhos

Como crescem as árvores? Tal como nós as árvores crescem em altura e grossura. Mas fazem-no de maneira diferente!! O Crescimento em altura… Todos os anos nos lados e nas pontas dos ramos e raminhos formam-se pequenos gomos. Estes gomos guardam no seu interior miniaturas de novos ramos e raminhos. Na primavera a temperatura sobe, os gomos abrem e saem pequenos rebentos dos raminhos onde nascem folhas novas. Estes ramos alongam-se e crescem na direcção da luz do sol. Na sua ponta formam-se novos gomos que na primavera seguinte abrem e lançam novos rebentos: Ano a ano, a árvore vai assim crescendo, ganhando altura.

Como crescem as árvores? (Cont.) O Crescimento em grossura… Por baixo da casca, o tronco e os ramos da árvore são formados pela madeira. A madeira é formada por camadas sucessivas de pequenos tubos ou canais de paredes duras (vasos lenhosos), dispostas em círculos ou anéis (os anéis de crescimento). Através destes vasos a água e os sais minerais são transportados das raízes até as folhas. A medida que a árvore cresce precisa de mais alimento e por isso todos os anos fabrica uma nova camada de vasos lenhosos. Assim vai crescendo e engrossando!

Quais são os inimigos da Floresta? “ Os piores inimigos da floresta são os Homens quando não as estimam e não as compreendem”. (Por vezes provocam incêndios por descuido, maldade ou até por conveniência); As tempestades, os nevões e as enxurradas podem provocar graves danos incluindo a morte das árvores; As árvores podem ter doenças e os responsáveis são alguns insectos, pequenos organismos (borboletas, escaravelhos, lagartas) e certos fungos. Quando numerosos prejudicam e enfraquecem as árvores e elas ficam doentes (perdem grande parte das folhas, crescem mais lentamente, podem secar ou morrer);

Como prevenir incêndios? Não brincar com fósforos ou isqueiros Se vires abandonada uma caixa de fósforos entrega-a a um adulto Nunca acender uma vela sem um adulto por perto Afastar qualquer chama da madeira, roupa ou outro material que possa arder Sensibilizar os adultos para não fumarem na floresta nem deitarem os cigarros pela janela dos carros.

Como prevenir incêndios? (Cont.) Se moras perto de uma floresta deves: Colaborar com a tua família na limpeza da vegetação à volta da casa Dizer aos teus pais e familiares para guardarem em lugar seguro a lenha e produtos inflamáveis Os teus pais devem guardar em local de fácil acesso algumas ferramentas, como enxadas, pás ou mangueiras para ajudar no primeiro combate ao fogo

Se fores passear à Floresta: Não deixes ficar lixo na floresta Leva sempre as refeições já preparadas Não alimentes os animais da floresta, a sua dieta é diferente da nossa As fogueiras só devem ser feitas em locais próprios e sob vigilância de um adulto

Como agir em caso de incêndio? Ligar de imediato para o 112 ou para os Bombeiros da área Se não se correr perigo tentar de imediato extingui-lo com pás, enxadas ou ramos Não prejudicar a acção dos bombeiros e seguir as suas instruções Retirar viaturas que estejam nos caminhos de acesso aos incêndios Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, informar as autoridades

Quais as profissões ligadas à Floresta? Produtor Florestal (é o dono da terra, das árvores que nela existem e do que elas produzem); Trabalhador Florestal (planta ou semeia árvores, corta o mato, colhe as sementes, arranja caminhos…); Resineiro (extrai e recolhe a resina do tronco dos pinheiros); Tirador de Cortiça (retira a cortiça dos sobreiros e arruma-a em grandes pilhas);

Quais as profissões ligadas à Floresta? (Cont.) O Apicultor (cria abelhas, recolhe e aproveita os seus produtos, como o mel, a cera, o pólen e a geleia real); O Viveirista (produz plantas que vão ser usadas na plantação de novas florestas); O Motosserrista (corta as árvores com idade para serem retiradas da floresta e prepara os troncos em toros de madeira mais pequenos e mais fáceis de transportar); O operador de máquinas florestais (conduz e manobra os tractores e equipamentos florestais);

Quais as profissões ligadas à Floresta? (Cont.) O Sapador Florestal (ajuda na vigilância, na prevenção, combate aos incêndios e sensibilização das populações quanto aos cuidados a ter com o fogo); O Guarda Florestal (vigia e protege a floresta e fiscaliza actividades como caça e pesca); Técnicos e Engenheiros Florestais (tomam decisões, coordenam, planeiam, estudam e apoiam as actividades florestais ligadas à produção e exploração dos produtos florestais, e à protecção e conservação dos recursos florestais e naturais); Os Empresários e Empresas Florestais (conjunto de pessoas que prestam serviços nas várias actividades florestais); Os Bombeiros (combatem os incêndios);

Agora vamos ver o que aprendes-te!

1. Porque são as florestas tão importantes? Porque desempenham funções de protecção. Porque servem para brincar 2. Como são as árvores? Não andam nem pensam Falam e vêm. 3. Como são formadas as árvores? Cabeça, tronco e membros Folhas, flores, frutos, caule, raiz e sementes X X X

4. Como funcionam as árvores? Alimentam-se e transpiram Dormem e bebem.   5. Como nascem as árvores? Da barriga da mãe A partir de sementes 6. Quais são os inimigos da floresta? Animais Homens X X X

7. Como prevenir incêndios? Limpar a vegetação das florestas Fazer das florestas um depósito de lixo   8. O que fazer em caso de incêndio? Ligar para o 112 ou bombeiros Fugir X X

Parabéns chegas-te ao fim

Vamos cantar a Floresta Amiga A árvore nasceu O mundo aprendeu homem mau esqueceu e a árvore ardeu Floresta amiga de verde ramagem mesmo velha antiga dás cor à paisagem Vamos cantar a floresta amiga vamos “chorar” Floresta perdida Tu és a fonte da vida pulmão da natureza minha floresta querida quero proteger-te Na floresta do poema eu gostava de viver mas para te proteger há muito a fazer Vamos cantar a floresta amiga vamos “chorar” Floresta ardida És o abrigo da bicharada grande mancha verdejante tantas vezes mal tratada apesar de tão importante Nesta mancha verdejante esconde-se uma história antiga a nossa humilde escola será sempre tua amiga Refrão

Obrigado pela atenção!!! Realizado por: Rute Águeda