Metodologia do Trabalho Acadêmico

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Transcrição da apresentação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 3

Educação a Distância – EaD Metodologia do Trabalho Acadêmico Professor: Flávio Brustoloni

Metodologia Cronograma: Turma EMD 0168 Data Atividade 05/07 05/07 1º Encontro 05/07 1º Encontro 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 19/07 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 26/07 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Objetivos da Unidade: Compreender a função que as citações desempenham nos trabalhos acadêmicos; Identificar os tipos de citações: diretas (curtas e longas) e indiretas; Apresentar as citações no trabalho conforme as normas da ABNT; Identificar os elementos constituintes das fontes consultadas (livros, artigos de revistas, jornal, etc) para elaborar as referências; Apresentar as referências no trabalho conforme as normas da ABNT; 1/117

Unidade 3 CITAÇÕES E REFERÊNCIAS 2/117

TÓPICO 1 Citações 3/117

(Estamos na página 195 da apostila) 2. Função das citações Tópico 1 As citações são elementos retirados de fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais, que ajudam o autor no raciocínio e confirmação de suas idéias. (Estamos na página 195 da apostila) 4/117

(Estamos na página 195 da apostila) 2. Função das citações Tópico 1 Objetivos das citações: - sustentar idéias do autor do texto; - desenvolvimento do raciocínio; - confirmação das idéias ou da tese; - identificar os autores das idéias; - acesso ao texto original. (Estamos na página 195 da apostila) 5/117

(Estamos na página 196 da apostila) 2. Função das citações Tópico 1 Quando fizer pesquisa, anote: - nome(s) do(s) autor(es); - página do artigo; - ano da obra. (Estamos na página 196 da apostila) 6/117

3. Tipos de citações 3.1 Diretas Tópico 1 Consiste na transcrição literal (ipsis litteris) do texto original da obra que você está consultando. Dividem-se em curtas e longas. (Estamos na página 197 da apostila) 7/117

3. Tipos de citações 3.1.1 Curtas Tópico 1 Se não exceder três linhas, é uma citação curta. Inserir aspas no início e término da citação. (Estamos na página 197 da apostila) 8/117

3. Tipos de citações 3.1.2 Longas Tópico 1 Se exceder três linhas, é uma citação longa. São apresentadas em parágrafo próprio, espaçamento simples, com recuo de 4cm da margem esquerda. Fonte tamanho 10 e sem aspas. (Estamos na página 198 da apostila) 9/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Apóstrofos (‘’) – são as “aspas simples”, e são utilizadas quando existem aspas dentro de um trecho com aspas. Exemplo: “O erro ‘linguístico’, do ponto de vista sociológico [...]” (Estamos na página 199 da apostila) 10/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Omissão ([...]) – omissão de um trecho da frase que não interessa ao desenvolvimento do trabalho. Pode aparecer no início, meio ou fim das citações. Exemplo: “O erro ‘linguístico’, do ponto de vista sociológico [...]” (Estamos na página 200 da apostila) 11/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 c) Interpolações ([ ]) – inserções de comentários ou acréscimos na citação. Exemplo: “O erro ‘linguístico’, do ponto de vista sociológico [apesar de sociológico, nada tem a ver com a maioria da população dos dias de hoje] [...]” (Estamos na página 200 da apostila) 12/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Ênfase, dúvida e destaque - Para indicar que houve espanto, perplexidade ou admiração, usamos [!] após a palavra. Exemplo: “[...] uma avaliação negativa que nada tem a ver com a maioria da população dos dias de hoje [!] atribuída pelos estudiosos [...]” (Estamos na página 201 da apostila) 13/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Ênfase, dúvida e destaque - Para indicar que houve dúvida na citação, usamos [?] após a palavra. Exemplo: “[...] uma avaliação negativa [?] que nada tem a ver com a maioria da população dos dias de hoje atribuída pelos estudiosos [...]” (Estamos na página 201 da apostila) 14/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Ênfase, dúvida e destaque - Para dar ênfase a alguma passagem da citação, podemos grifar e assinalar com a expressão (grifo nosso) após o texto entre parênteses. Exemplo: “[...] interlocutores que ocupam posições mais elevadas na escala social.” (VOTRE, 1994, p.75, grifo nosso). (Estamos na página 201 da apostila) 15/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 Ênfase, dúvida e destaque - Se já houver grifo no original da citação, basta utilizar a expressão (grifo do autor) após o texto entre parênteses. Exemplo: “[...] uma boa pesquisa precisa ter uma sólida teoria de apoio [...]” (GARCIA; ALVES, 2006, p.265, grifo do autor). (Estamos na página 201 da apostila) 16/117

3.1.3 Outras orientações para citações diretas Tópico 1 e) Incorreções ou incoerências - Se houver erros gráficos ou lógicos use a expressão latina [sic]. Exemplo: “[...] registrada nos anais da Casa ou ainda está sendo acompanhada via radio [sic] e TV. (TAFNER, 2007, P.56). (Estamos na página 202 da apostila) 17/117

(Estamos na página 202 da apostila) 3.2 Citação Indireta Tópico 1 Produção de um texto com as suas palavras, mas com o mesmo sentido do autor. Divide-se em Paráfrases (síntese de um trecho curto) e Condensação (síntese de um livro completo ou capítulo). Não esqueça: é obrigatória a indicação do autor e do ano da obra! Exemplo: Tafner (2004) trata do estudo de sete formas verbais alternantes [...]. (Estamos na página 202 da apostila) 18/117

3.3 Outros Casos de Citação 3.3.1 Citação da citação Tópico 1 Quando um autor cita outro autor dentro da frase, utilizamos a palavra apud (citado por). Exemplos a seguir: (Estamos na página 203 da apostila) 19/117

3.3 Outros Casos de Citação Tópico 1 a) Exemplo: Podemos entender variável como “qualquer quantidade ou característica que pode assumir diferentes valores numéricos” (YOUNG, 1960, p.311). (Estamos na página 203 da apostila) 20/117

3.3 Outros Casos de Citação Tópico 1 b) Exemplo: Podemos entender variável como “qualquer quantidade ou característica que pode assumir diferentes valores numéricos” (YOUNG, 1960, p.311 apud FACHIN, 2003, p.73). (Estamos na página 204 da apostila) 21/117

3.3 Outros Casos de Citação Tópico 1 c) Exemplo: Podemos entender variável como “qualquer quantidade ou característica que pode assumir diferentes valores numéricos” (YOUNG, 1960, p.311 citado por FACHIN, 2003, p.73). (Estamos na página 204 da apostila) 22/117

3.3 Outros Casos de Citação 3.3.2 Citação de informação da internet Tópico 1 A diferença desta citação é na referência bibliográfica, aonde será incluído o link do texto e a data de acesso. Exemplo: KANITZ, Stephen. O petróleo náo será mais nosso. Veja, São Paulo, n.36, 10 set. 2008. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_301186.shtml. Acesso em: 10 out. 2008. (Estamos na página 205 da apostila) 23/117

3.3 Outros Casos de Citação 3.3.3 Citação da Bíblia Tópico 1 Indicamos a fonte pelo título do livro da bíblia, número do capítulo e versículo. Exemplo: “Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e sua renda do que o ouro mais fino.” (BÍBLIA, A.T Provérbios, 3:13-14). (Estamos na página 206 da apostila) 24/117

4. INDICAÇÃO DA FONTE DAS CITAÇÕES 4.1 Sistema Autor-Data Tópico 1 É chamado quando as citações aparecem no texto. Nos papers e artigos este sistema é o mais adequado. (Estamos na página 207 da apostila) 25/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Quando você não cita o nome do autor no corpo do trabalho: coloca-se a fonte no final. Exemplo: “[...] mais precisamente, um meio de funcionamento.” (MEY, 2001, p. 241). (Estamos na página 207 da apostila) 26/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 b) Quando o nome do autor faz parte do corpo do trabalho: coloca-se, entre parênteses, apenas o ano da publicação e a página. Exemplo: Conforme Mey (2001, p.241),”[...] é uma função da sociedade, ou mais precisamente, um meio de funcionamento.” (Estamos na página 208 da apostila) 27/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de um autor: Exemplo: Conforme Mey (2001, p.241),”[...] é uma função da sociedade, ou mais precisamente, um meio de funcionamento.” (Estamos na página 208 da apostila) 28/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de dois autores: Exemplo 1: Lakatos e Markoni (2001, p.68),”[...] o resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto [...].” (Estamos na página 209 da apostila) 29/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de dois autores: Exemplo 2: “[...] o resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto [...].” (LAKATOS; MARCONI, 2001, p.68). (Estamos na página 209 da apostila) 30/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de três autores: Exemplo 1: Para Bagno, Gagne e Stubbs (2002, p.73), “O ‘erro’ linguístico [...], se baseia, portanto, numa avaliação negativa que nada tem de linguística [...]”. (Estamos na página 209 da apostila) 30/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de três autores: Exemplo 2: “O ‘erro’ linguístico [...], se baseia, portanto, numa avaliação negativa que nada tem de linguística [...]” (BAGNO; GAGNE; STUBS, 2002, p. 73). (Estamos na página 209 da apostila) 31/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de mais de três autores: cita-se o primeiro autor acompanhado de et al. Exemplo 1: Segundo Valle et al. (2002, p.160): “[...] buscaram-na como única alternativa ao desemprego.” (Estamos na página 210 da apostila) 32/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 Obra de mais de três autores: cita-se o primeiro autor acompanhado de et al. Exemplo 2: “[...] buscaram-na como única alternativa ao desemprego.” (VALLE et al., 2002, p. 160). (Estamos na página 210 da apostila) 33/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 d) Vários documentos do mesmo autor: inserir entre parênteses os anos de publicação dos textos. Exemplo: Tafner (2004, 2007) sugere que a variação entre formas [...]. (Estamos na página 210 da apostila) 34/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 e) Vários documentos de diferentes autores: apresentá-los seguindo a ordem do mais antigo para o mais recente. Exemplo: O interesse pelo tempo futuro do presente já motivou outras dissertações de mestrado: Baleeiro (1988), Santos (1997), Gibbon (2000), Santos (2000)... (Estamos na página 210 da apostila) 35/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 f) Autores com mesmo sobrenome e data: acrescente as iniciais de seus prenomes na autoria. Exemplo: (BARBOSA, C., 1996) (BARBOSA, O., 1996) (Estamos na página 211 da apostila) 36/117

4.1 Sistema Autor-Data 4.1.1 Regras de Elaboração Tópico 1 g) Diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano: acrescente letras minúsculas, após a data. Exemplo: (SILVA, 2005a, p. 32) (SILVA, 2005b, p. 32) (Estamos na página 211 da apostila) 37/117

4.2 Sistema Numérico a) Regras de Aplicação Tópico 1 Cada nota de rodapé deve corresponder exatamente à citação que originou a referência. Sempre deve haver uniformidade entre local, numeração e a forma das notas de rodapé. (Estamos na página 214 da apostila) 38/117

4.2 Sistema Numérico b) Regras de Elaboração – Exemplo 1 Tópico 1 Texto: O meio social necessita da “formulação de políticas educacionais condizentes com a realidade existente e da implementação de programas de letramento.” (1) Na nota de rodapé: 1 PELANDRÉ, Nilcea Lemos. Ensinar e aprender com Paulo Freire: 40 horas 40 anos depois. São Paulo: Cortez, 2002. p. 132. (Estamos na página 215 da apostila) 39/117

4.2 Sistema Numérico b) Regras de Elaboração – Exemplo 2 Tópico 1 Texto: “[...] outros critérios e preconceitos estritamente socioeconômicos e culturais.2 Na nota de rodapé: 2 BAGNO, M.; GAGNE, G.; STUBBS, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002. p. 73. (Estamos na página 215 da apostila) 40/117

4.2 Sistema Numérico b) Regras de Elaboração – Exemplo 3 Tópico 1 Texto: Conforme Soares3, a “escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas [...]”. Na nota de rodapé: 3 SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.18. (Estamos na página 215 da apostila) 41/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * Ibidem ou Ibid: quando várias obras referem-se à mesma obra do mesmo autor. Exemplo: 1SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.18. 2Ibid., p.128. (Estamos na página 216 da apostila) 42/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * Idem ou Id.: mesmo autor, obras diferentes. Exemplo: 1GROSSI, 2004, p. 29. 2Id., 2000, p. 5. (Estamos na página 216 da apostila) 43/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * Op. cit: obra do autor citada diversas vezes. Exemplo: 1GROSSI, 2004, p. 29. 2SILVA, 2001, p. 17. 3GROSSI, op. Cit., p. 5. (Estamos na página 217 da apostila) 44/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * Cf. (Confira, confronte): indicar outras leituras para aprofundamento do assunto. Exemplo: 4Cf. LONGO; CAMPOS, 2002. (Estamos na página 217 da apostila) 45/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * Et seq. (seguinte ou que se segue): quando somente a primeira página em que aparece a citação é mencionada, mas refere-se também às demais. Exemplo: 4LONGO; CAMPOS, 2002, p. 464 et seq. (Estamos na página 217 da apostila) 46/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * loc. cit. (no lugar citado): documento já citado na página anterior. Exemplo: 4LONGO; CAMPOS, 2002, p. 464. 5LONGO; CAMPOS, loc. cit. (Estamos na página 218 da apostila) 47/117

4.2 Sistema Numérico c) Palavras referenciais latinas Tópico 1 * passim (aqui e ali em diversas passagens): tema citado em toda sua obra, não em uma página específica. Exemplo: 4LONGO; CAMPOS, 2002, passim. (Estamos na página 218 da apostila) 48/117

TÓPICO 2 Referências 49/117

(Estamos na página 223 da apostila) 1. Introdução Tópico 2 Norma sobre referências: NBR 6023 (2002, p.1). A referência deve ser exata, precisa e completa. É formada de elementos essenciais [autor(es), título, edição, local, editora e data da publicação]. Se possível, o ISBN. Exemplo: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, Ano. Página.ISBN. (Estamos na página 223 da apostila) 50/117

(Estamos na página 224 da apostila) 2. Fontes de Informação Tópico 2 Os elementos da referência devem ser retirados da folha de rosto ou ficha catalográfica da obra. (Estamos na página 224 da apostila) 51/117

(Estamos na página 224 da apostila) 2. Fontes de Informação Tópico 2 As referências devem, segundo a NBR 6023 (2002, p. 3), ter alinhamento à esquerda, separadas entre si por dois espaços simples e dispostas em ordem alfabética. Exemplo: FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. MACHADO, A. R. Resumo: leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (Estamos na página 224 da apostila) 52/117

(Estamos na página 225 da apostila) 2. Fontes de Informação Tópico 2 Quando houver autor repetido, este pode ser substituído por travessão (6 espaços). Exemplo: FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. ______. Resumo: leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (Estamos na página 225 da apostila) 53/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 a) Ponto: usa-se depois do autor, do título, da imprenta e dos dados complementares. Exemplo: FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 133. ISBN 85-249-0771-1. (Estamos na página 226 da apostila) 54/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 b) Dois-pontos: usa-se antes do subtítulo, antes da editora e depois de In. Exemplo: FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronildes Maurílio de Melo (Orgs.). O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. (Estamos na página 226 da apostila) 55/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 c) Vírgula: usa-se antes do prenome e depois da editora. Exemplo: FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronildes Maurílio de Melo (Orgs.). O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. (Estamos na página 226 da apostila) 56/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 c) Vírgula: no caso de jornais ou revistas, após o nome e entre volume, número e paginação. Exemplo: CABRAL, Otávio; DUALIBI, Julia. Ele assusta o governo. Veja, São Paulo, n. 31, p. 57-62, 3 ago. (Estamos na página 226 da apostila) 57/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 d) Ponto e Vírgula: usado para separar os autores. Exemplo: CABRAL, Otávio; DUALIBI, Julia. Ele assusta o governo. Veja, São Paulo, n. 31, p. 57-62, 3 ago. (Estamos na página 227 da apostila) 58/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 e) Hífen: usado entre página inicial e final. Exemplo: CABRAL, Otávio; DUALIBI, Julia. Ele assusta o governo. Veja, São Paulo, n. 31, p. 57-62, 3 ago. (Estamos na página 227 da apostila) 59/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 e) Hífen: entre datas limite de determinado período da publicação. Exemplo: BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. (Estamos na página 227 da apostila) 60/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 f) Barra Transversal: usada entre elementos do período coberto pelo fascículo. Exemplo: BOLETIM BIBLIOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, v.9/11, n. 1/4, jan./dez. 1976/1978. (Estamos na página 228 da apostila) 61/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 g) Colchetes: usada entre elementos que não figuram na obra mas que se tem certeza de sua origem. Exemplo: REVISTA TRIMESTRAL DA JURISPRUDÊNCIA. [Brasília], v. 109, p. 870-879, set. 1984. (Estamos na página 228 da apostila) 62/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 h) Parênteses: indica série, grau nas monografias e teses e título que caracteriza a função e/ou responsabilidade de forma abreviada (Coord., Org.). Exemplo: FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronildes Maurílio de Melo (Orgs.). O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. (Estamos na página 228 da apostila) 63/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 i) Reticências: indica supressão de títulos quando são muito longos. Muito utilizado em monografias e teses. Exemplo: TAVARES, Maria Alice. A gramaticalização de E, AÍ, DAÍ e ENTÃO... 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. (Estamos na página 228 da apostila) 64/117

2. Fontes de Informação 2.1 Pontuação Tópico 2 j) Recursos tipográficos: (negrito, itálico ou sublinhado) são utilizados para destacar o título da obra. Exemplo: TAVARES, Maria Alice. A gramaticalização de E, AÍ, DAÍ e ENTÃO... 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. (Estamos na página 229 da apostila) 65/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.1 Autor Tópico 2 Sobrenome (Maiusc), Nome. Indicam-se até três autores. Mais de três usar et al. Exemplo: TAFNER, Malcon Anderson; FISCHER, Julianne. Manga com leite mata: reflexões sobre paradigmas da educação. Indaial: ASSELVI, 2001. (Estamos na página 229 da apostila) 66/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.1.1 Entidades coletivas Tópico 2 Quando a autoria é atribuída a entidades coletivas. Exemplo: ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002. (Estamos na página 231 da apostila) 67/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.1.1 Entidades coletivas Tópico 2 a) Entidade coletiva com denominação genérica: Exemplo: IBGE. Centro de Serviços Gráficos. b) Entidade coletiva com denominação específica: Exemplo: INSTITUTO MÉDICO LEGAL (SC). (Estamos na página 231 da apostila) 68/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.2 Título da obra Tópico 2 Deve estar em negrito e o subtítulo, precedido de dois-pontos, não é grifado. Exemplo: ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002. (Estamos na página 232 da apostila) 69/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.3 Edição Tópico 2 Usar algarismo arábico, seguido de ponto e a abreviatura da palavra “edição” (ed.). Exemplo: ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002. (Estamos na página 232 da apostila) 70/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta Tópico 2 a) Local de publicação – no caso de cidades com mesmo nome, acrescentar país ou estado: Exemplo: Viçosa, MG Viçosa, AL (Estamos na página 233 da apostila) 71/117

(Estamos na página 233 da apostila) 3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta - Local de publicação Tópico 2 - Quando houver mais de um local para um só editor, indique o mais destacado; - Quando não aparece a cidade, mas é identificada, indicá-la entre colchetes. - Quando a cidade não é identificada, indicar entre colchetes a expressão abreviada [S.I] (sine loco). (Estamos na página 233 da apostila) 72/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta Tópico 2 b) Editora: indicar o estritamente necessário precedido de dois-pontos: Exemplo: ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002. (Estamos na página 233 da apostila) 73/117

(Estamos na página 234 da apostila) 3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta - Editora Tópico 2 Quando houver mais de uma editora, pode-se indicar todas ou a mais destacada. - Quando a editora não aparece, porém é identificada, indique-a entre colchetes. - Quando não é identificada, indique entre colchetes a expressão abreviada [s.n] (sine nomine). (Estamos na página 234 da apostila) 74/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta Tópico 2 c) Data: indicar o ano em algarismos arábicos. Exemplo: ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002. (Estamos na página 234 da apostila) 75/117

(Estamos na página 234 da apostila) 3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta - Data Tópico 2 [1981 ?] – data provável [ca. 1960] – data aproximada [198 - ] – década certa [198-?] – década provável [19 -- ] – século certo [18 --?] – século provável (Estamos na página 234 da apostila) 76/117

(Estamos na página 234 da apostila) 3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.4 Elementos de Imprenta - Data Tópico 2 No caso de periódicos (jornais e revistas), os meses são abreviados pelas 3 primeiras letras, exceto maio: Exemplo: Janeiro – jan. Fevereiro – fev. Março – mar. Maio - maio (Estamos na página 234 da apostila) 77/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.5 Descrição física Tópico 2 a) Páginas: indica-se o número total de páginas quando há somente um volume, seguido da letra p: Exemplo: FIORIN, José Luiz. As astúcias da enuncipação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. 318 p. (Estamos na página 235 da apostila) 78/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.5 Descrição física Tópico 2 a) Páginas: indica-se as páginas inicial e final (indicativos de parte da publicação), precedidos da letra p: Exemplo: FIORIN, José Luiz. As astúcias da enuncipação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 23-39. (Estamos na página 235 da apostila) 79/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.5 Descrição física Tópico 2 b) Volumes: quando a obra possui mais de um volume, indica-se o número do volume seguido da letra v: Exemplo: GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 5 v. (Estamos na página 235 da apostila) 80/117

3. ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS 3.5 Descrição física Tópico 2 c) Séries e coleções: são indicados no final da referência entre parênteses. Exemplo: ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 1993. 206 p. (Coleção Travessias). (Estamos na página 235 da apostila) 81/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.1 Livros Tópico 2 Considerados no todo. Seguir a disposição com um, dois, três e mais de três autores (já visto): Exemplo: ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 1993. (Estamos na página 236 da apostila) 82/117

(Estamos na página 237 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.2 Dissertações, teses, trabalhos acadêmicos 4.2.1 Considerados no todo Tópico 2 Exemplo: TAFNER, Elisabeth Penzlien. As formas verbais de futuridade em sessões plenárias: uma abordagem sociofuncionalista. 2004. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. (Estamos na página 237 da apostila) 83/117

(Estamos na página 237 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.2 Dissertações, teses, trabalhos acadêmicos 4.2.2 Considerados em parte Tópico 2 a) Com autoria específica: Exemplo1: (com indicação capítulo) MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. cap. 1. (Estamos na página 237 da apostila) 84/117

(Estamos na página 237 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.2 Dissertações, teses, trabalhos acadêmicos 4.2.2 Considerados em parte Tópico 2 a) Com autoria específica: Exemplo2: (com indicação de página) MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 15-43. (Estamos na página 237 da apostila) 85/117

(Estamos na página 237 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.2 Dissertações, teses, trabalhos acadêmicos 4.2.2 Considerados em parte Tópico 2 b) Com autoria própria: Exemplo: FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronildes Maurílio de Melo (Orgs.). O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. p. 23-39. (Estamos na página 237 da apostila) 86/117

(Estamos na página 238 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.3 Jornais e Revistas – (considerados no todo) Tópico 2 Exemplo: SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1932-. (Estamos na página 238 da apostila) 87/117

(Estamos na página 238 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.4 Jornais e Revistas – (considerados em parte) Tópico 2 Exemplo: VEJA. Veja 40 anos. São Paulo: Abril, Veja 2077, ano 41, set. 2008. Edição especial. (Estamos na página 238 da apostila) 88/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.5 Artigos em Jornais Tópico 2 Exemplo1 – modelo com autor: FERRARI, Jaimir. A massa falida da Sul Fabril. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, 2 set. 2004. Economia, p. 2. (Estamos na página 238 da apostila) 89/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.5 Artigos em Jornais Tópico 2 Exemplo2 – modelo sem autor: MINEIROS acertam a compra da CBCA. Jornal da Manhã, Criciúma, 1/2 nov. 1997. Geral, p. 4. (Estamos na página 239 da apostila) 90/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.5 Artigos em Jornais Tópico 2 Exemplo3 – modelo sem seção, caderno ou parte: LAPS, Leo. Inspiração em família. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, p. 40, 28 e 29 maio 2005. (Estamos na página 239 da apostila) 91/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.6 Artigos em Revistas Tópico 2 Exemplo1 – modelo com autor CABRAL, Otávio; DUALIBI, Julia. Ele assusta o governo. Veja, São Paulo, n. 31, p. 57-62, 3 ago. 2005. (Estamos na página 240 da apostila) 92/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.6 Artigos em Revistas Tópico 2 Exemplo2 – modelo sem autor LÓGICA desumana. Época, São Paulo, n.333, p. 76, 4 out. 2004. (Estamos na página 240 da apostila) 93/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.7 Relatórios Tópico 2 Exemplo: BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal). O 24 de julho de 1833 e a guerra civil de 1829-1834. Lisboa, 1983. (Estamos na página 240 da apostila) 94/117

(Estamos na página 241 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.8 Documentos de Eventos (Anais, resumos etc.) Tópico 2 Exemplo: CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL. 5., 2002, Curitiba. Programação e resumos. Curitiba: Ed. da UFPR, 2002. (Estamos na página 241 da apostila) 95/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.9 Enciclopédias Tópico 2 Exemplo1 – considerada no todo: NOVA enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Brittanica, 1997. v. 2. (Estamos na página 241 da apostila) 96/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.9 Enciclopédias Tópico 2 Exemplo2 – considerada em parte: AUTOMÓVEL. In: NOVA enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Brittanica, 1997. v. 2. p. 221-224. (Estamos na página 241 da apostila) 97/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.10 Bíblia Tópico 2 Exemplo: BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira Almeida. 49. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1981. (Estamos na página 242 da apostila) 98/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.11 Trabalhos acadêmicos não publicados Tópico 2 Exemplo: SILVA, Everaldo da. Apostila de sociologia geral. Brusque: ASSEVIM – Associação do Vale do Itajaí-Mirim, 2003. (Estamos na página 242 da apostila) 99/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.12 Palestra, Conferência, ... Tópico 2 Exemplo: TAFNER, Malcon. O Ensino Superior brasileiro. Palestra proferida na Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim – ASSEVIM (SC), Brusque, 22 ago. 2005. (Estamos na página 242 da apostila) 100/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.13 Entrevistas não publicadas Tópico 2 Exemplo: SILVA, Everaldo da. Entrevista concedida pelo coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim. Brusque, 24 mar. 2005. (Estamos na página 243 da apostila) 101/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.14 Entrevistas publicadas Tópico 2 Exemplo: MANTEGA, Guido. Ortodoxia de esquerda. Veja, São Paulo, n. 49, p. 11-15, 12 dez. 2007. Entrevista concedida a Marcio Aith. (Estamos na página 243 da apostila) 101/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.15 Filmes Tópico 2 Exemplo: EU, robô. Direção de Alex Proyas. EUA: FOX: Videolar, 2004. 1 DVD. (Estamos na página 243 da apostila) 102/117

(Estamos na página 243 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.16 Referência Legislativa a) Acórdãos, Decisões e sentenças das Cortes ou Tribunais Tópico 2 Exemplo: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição no 818. República Italiana e Maurizio Lo Iacono. Relatora: Ministra Ellen Gracie. Brasília, 18 de dezembro de 2003. Revista Trimestral de Jurisprudência, Brasília, DF, v.191, p. 777-791, jan./mar. 2005. (Estamos na página 243 da apostila) 103/117

(Estamos na página 244 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.16 Referência Legislativa b) Leis, Decretos e Resoluções Tópico 2 Exemplo1 – elementos essenciais: BRASIL. Medida Provisória no 293, de 17 de janeiro de 1991. Diário Oficial [da União], Brasília, DF, 18 jan. 1991, n. 13, p. 1335. (Estamos na página 244 da apostila) 104/117

(Estamos na página 244 da apostila) 4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.16 Referência Legislativa b) Leis, Decretos e Resoluções Tópico 2 Exemplo2 – elementos complementares: BRASIL. Medida Provisória no 293, de 17 de janeiro de 1991. Dispõe sobre princípios de política agrícola, estabelecendo atribuições ao Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA, tributação compensatória de produtos agrícolas, amparo ao pequeno produtor e regras de fixação e liberação de estoques públicos. Diário Oficial [da União], Brasília, DF, 18 jan. 1991, n. 13, p. 1335. (Estamos na página 244 da apostila) 105/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.16 Referência Legislativa c) Pareceres Tópico 2 Exemplo1 – elementos essenciais: BRASIL. Consultoria Geral da República. Parecer n. H-837, de 27 de maio de 1969. In: CARVALHO, Guido Ivan de. Ensino Superior: legislação e jurisprudência. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1975, v. 4, p. 372-374. (Estamos na página 244 da apostila) 106/117

4. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 4.16 Referência Legislativa c) Pareceres Tópico 2 Exemplo2 – elementos complementares: BRASIL. Consultoria Geral da República. Parecer n. H-837, de 27 de maio de 1969. Competência para expedição de atos de provimento de vacância em estabelecimentos de ensino superior. Lei n. 5.539 de 1968 (art. 15). Consultor: Adroaldo Mesquita da Costa. In: CARVALHO, Guido Ivan de. Ensino Superior: legislação e jurisprudência. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1975, v. 4, p. 372-374. (Estamos na página 244 da apostila) 107/117

5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS Tópico 2 Para obras consultadas on-line, é preciso acrescentar as informações sobre o endereço eletrônico, o qual deve aparecer entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:”. Em seguida indica-se a data do acesso com a expressão “Acesso em:”. (Estamos na página 244 da apostila) 108/117

(Estamos na página 245 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS a) Referências de trabalhos individuais no todo (monografias, teses, ...) on-line Tópico 2 Exemplo: TAFNER, Elisabeth Penzlien. As formas verbais de futuridade em sessões plenárias: uma abordagem sociofuncionalista. 2004. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://150.162.90.250/teses/PLLG0312.pdf. Acesso em: 10 out. 2005. (Estamos na página 245 da apostila) 109/117

(Estamos na página 245 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS b) Referência de livro no todo em CD-ROM Tópico 2 Exemplo: SPINOLA, Noenio. Como exportar e dialogar melhor com o sistema financeiro na alvorada do E-Trade. São Paulo: Siciliano, 1998. 1 CD-ROM. (Estamos na página 245 da apostila) 110/117

(Estamos na página 245 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS c) Referência de livro no todo on-line Tópico 2 Exemplo: PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/bibliotecadigital.pdf. Acesso em: 10 out. 2005. (Estamos na página 245 da apostila) 111/117

(Estamos na página 245 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS d) Referência em trabalhos individuais em parte (monografias, teses, ...) on-line Tópico 2 Exemplo: TAFNER, Elizabeth Penzlien. Um pouco de história: as origens do tempo futuro. In: ______. As formas verbais de futuridade em sessões plenárias: uma abordagem sociofuncionalista. 2004. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. cap. 1. Disponível em: http://150.162.90.250/teses/PLLG0312.pdf. Acesso em: 10 out. 2005. (Estamos na página 245 da apostila) 112/117

(Estamos na página 246 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS e) Referência de livro em parte em CD-ROM Tópico 2 Exemplo: SPINOLA, Noenio. Eu também posso. In:______. Como exportar e dialogar melhor com o sistema financeiro na alvorada do E-Trade. São Paulo: Siciliano, 1998. cap. 1.1 CD-ROM. (Estamos na página 246 da apostila) 113/117

(Estamos na página 246 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS f) Referência de livro em parte em on-line Tópico 2 Exemplo: PROCÓPIO, Ednei. As possibilidades de uma biblioteca digital. In:______. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004. p. 25-28. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/bibliotecadigital.pdf. Acesso em: 11out. 2005. (Estamos na página 246 da apostila) 114/117

(Estamos na página 247 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS g) Referência de artigo de periódico em CD-ROM Tópico 2 Exemplo: SILVA, Everaldo da; FISTAROL, Mauro César. Globalização como força para redução do mercado de trabalho. Agathos Revista Científica da Assevim, Brusque, v. 1, n. 1, 18-28, 8 ago. 2005. 1 CD-ROM. (Estamos na página 247 da apostila) 115/117

(Estamos na página 247 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS h) Referência de artigo de periódico on-line Tópico 2 Exemplo: TAFNER, Elisabeth Penzlien. Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Minas Gerais, v. 7, n. 1, 53-64, 2007. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_1/03-Elizabeth%20Tafner.pdf. Acesso em: 29 out. 2008. (Estamos na página 247 da apostila) 116/117

(Estamos na página 247 da apostila) 5. REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS i) Referência de artigos de jornal on-line Tópico 2 Exemplo: CRITELLI, Dulce. A grande ferida humana. Folha de São Paulo, São Paulo, 06 out. 2005. Folha Equilíbrio, p. 28. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0610200501.htm. Acesso em: 6 out. 2005. (Estamos na página 247 da apostila) 117/117

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

Metodologia PRÓXIMA AULA: 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação FINAL sem consulta)