Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEJAM BEM VINDOS INTERCESSORES
Advertisements

A Bíblia é uma biblioteca de livros
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
O Melhor amigo que nós poderíamos ter.
Como um grão de areia, parece nossa vida!
FRUTIFICANDO EM CRISTO
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
Introdução a Bíblia.
Joelhos Ensanguentados
Catequese orante ao redor da mesa
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Livros Proféticos Introdução
Jogo das PERGUNTAS.
Interpretação dos Textos Evangélicos.
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
SERMÃO EXPOSITIVO.
O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução.
A Epístola aos Romanos Estudo 11 “O culto racional” Texto bíblico:
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
A Revelação e sua transmisão
SENIB DOUTRINAS 1.
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
do ponto de vista das Escrituras Sagradas
A História de Deus Parte 3
Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.
Setembro: mês da Bíblia
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
Preparando Mensagens Bíblicas
No mês de Setembro comemoramos o
CRONOLOGIA DAS TEORIAS TRIBULACIONISTAS
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem.
MÉTODO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
São Jose Operário Introdução a Bíblia.
SENIB DOUTRINAS 1.
Fundamentos da Pregação Bíblica Pentecostal
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 5 ECLESIASTES.
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
Sermão Expositivo.
PREGANDO A PALAVRA.
O livro mais importante do mundo
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Trabalho da Reunião de Pais Religião – T. 53
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
A Bíblia é a palavra de deus
CURSO BÍBLICO.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
Bíblia Sagrada.
Introdução Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Profª. Gilmara D. Schmitz Elizeu Gois, um menino crescendo no conhecimento da Palavra.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Olá, estou iniciando uma série de apresentações sobre a Bíblia, mas não é um curso bíblico, nem o estudo específico de algum Livro Sagrado,
Transcrição da apresentação:

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 I - INTRODUÇÃO A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador I - INTRODUÇÃO A Bíblia traz a história do que Deus fez com o mundo e com o seu povo; Não é coleção de verdades abstratas, mas de uma realidade divina concreta; Descreve a história da salvação – promes-sa prefigurada no Antigo Testamento e cumpri- da na pessoa de Jesus no Novo Testamento;

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 1 - O que é a Bíblia ? A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 1 - O que é a Bíblia ? Bíblia vem do grego e significa “COLEÇÃO DE LIVROS”; Escrita em épocas diferentes e por autores diferentes ins-pirados por Deus; Contém a história da salvação desde a criação do mundo até as profecias da segunda vinda de Jesus ; É uma GRANDE CARTA, enviada por Deus aos seus filhos; Sinônimos: Sagrada Escritura, Livro Santo, Bíblia Sagrada, Livro dos Livros.

2 – Quando começou a ser escrita ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 2 – Quando começou a ser escrita ? A aproximadamente 1.300 anos antes da vinda de Jesus; Através das traduções orais; Sendo formada pouco a pouco, quando os escribas resolveram passá-la par a o papel.

3 – Quando terminou de ser escrita ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 3 – Quando terminou de ser escrita ? Por volta do ano 100 depois de Cristo com o Apóstolo João Evangelista - autor do Livro do Apocalipse.

4 – Quem escreveu a Bíblia ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 4 – Quem escreveu a Bíblia ? Foi escrita por várias pessoas – instrumentos para transmitir a mensagem - mas inspirada unicamente por DEUS.

5 – Como a Bíblia é formada? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 5 – Como a Bíblia é formada? Por 73 Livros Sagrados; Sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

6 – O que contém o Novo Testamento ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 6 – O que contém o Novo Testamento ? A criação do mundo; As alianças de Deus com os homens; As profecias da vinda do Messias; A fidelidade e infidelidade do Povo de Deus; A preparação do povo para a vinda de Jesus Ao todo 46 Livros

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

7 – O que contém o Novo Testamento ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 7 – O que contém o Novo Testamento ? São 27 Livros; Contam a vinda do Messias e os fatos mais importantes de sua vida; O plano de amor de Deus com a Paixão , Morte e Ressurreição; O início da formação da Igreja; E o crescimento da Igreja através dos Apóstolos.

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador

8 – Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 8 – Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?

9 – Quem traduziu a Bíblia? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 9 – Quem traduziu a Bíblia? SÃO JERÔNIMO

10 – Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 10 – Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo? Não; A Igreja Católica que vem a ser a Igreja fundada por Jesus Cristo, vem desde os seus primórdios adotando a tradição apostólica;

11 – Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 11 – Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?

12 – Como podemos manusear a Bíblia? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 12 – Como podemos manusear a Bíblia?

13 – O que significa Pontuação Bíblica? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 13 – O que significa Pontuação Bíblica? Vírgula - Ex.: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5); Hífen – Ex.: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5); Ponto - Exemplo: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5); "s“ - Ex.: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1 e 2); "ss“ – Ex.: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, 2 e 3); Ás vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases.

14 – O que são abreviações Bíblicas ? Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 14 – O que são abreviações Bíblicas ? As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. Exe.: Dn – Daniel; Is – Isaías; Ap – Apocalipse; At – Atos dos Apóstolos; Jo – João; Mc – Marcos.

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia

Ensino nº 05 I - INTRODUÇÃO É um alimento necessário para a nossa B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia I - INTRODUÇÃO É um alimento necessário para a nossa vida espiritual; Podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida; Quando lemos a palavra de Deus, ele fala conosco.

Ensino nº 05 ATITUDES B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia 1º Dica: Tenha um horário para fazer o seu estudo. 2º Dica: Escolha um lugar bom e tranquilo para rezar. 3º Dica: Observe a sua postura. Sente-se correta- mente. 4º Dica: Comece por um livro mais simples ou de acordo com o tema a ser pregado. 5º Dica: Tenha a mão canetas e um caderno. 6º Dica: Antes de começar, durante e no fim aa fazer o estudo da palavra, rezar.

Ensino nº 05 Como fazer ? È uma oração individual, porém, podemos B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia Como fazer ? È uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos; È a escada espiritual de todo cristão!

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia Vídeo que mostra como A Igreja Católica tem procurado ser fiel à Palavra de Deus