O texto desta apresentação me chegou por e-mail, supostamente conseguido num programa de rádio argentino. Gostei muito e decidi traduzi-lo e convertê-lo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Festa Perdão do.
uma oportunidade perdida
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
presença e escondimento
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou:
O Doce Aroma do Café.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
HISTÓRIA CURTA... Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um.
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Uma antiga lenda norueguesa narra este episódio sobre um homem chamado Haakon, que cuidava de uma ermida à qual muita gente vinha orar com devoção.   Nesta.
Rotina....
Um erro no céu Adaptação: Valéria.
Vida Sã.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Rotina....
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Eufrásia Bica.
Os Quatro Acordos.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Alguma vez de repente sentiste desejos de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?...ISSO É DEUS...que te fala através do Espírito.
LENDA CHINESA.
APREDENDO A ORAR.
Dos sermões de São Pedro Crisólogo, bispo. Sec. IV
Clique para passagem de slides
Carine apresenta....
Os Quatro Acordos.
O amor que revela o chamado
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
O PÃO DE CRISTO....
Ética e Moral na formação dos filhos
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
AO MEU PAI.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Se morreres antes de mim, pergunta se podes
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Recado de Deus para Você Gloria Wendroff.
A felicidade Compartilhada
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
HISTÓRIA CURTA... Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um.
Efeito bulmerang.
Rotina....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
O quarto Rei Mago Slides/automáticos...aguarde.
Encerrando Ciclos By Búzios a a.
O Melhor Ginecologista
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
ORAÇÃO DE UM Homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. Ó Senhor, Ouve a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos.
Falar de Amor... O que é o Amor?
NOSSO ESPÍRITO.
“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tuas força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão.
ALEGRIA EM FAZER ALGUÉM FELIZ
Transcrição da apresentação:

O texto desta apresentação me chegou por e-mail, supostamente conseguido num programa de rádio argentino. Gostei muito e decidi traduzi-lo e convertê-lo neste que irás vêr. A música é o chamamé La Calandria que afanei de León Gieco. Amado

Tomas um Mate?

O mate, ou chimarrão não é uma bebida. Bueno, sim, pois é um líquido e entra pela boca, porém não é uma bebida. No Rio Grande do Sul e nos paises cisplatinos, ninguém toma mate porque tem sede. É mais um costume, como coçar-se. O mate faz exatamente o contrário da televisão: te faz conversar se estás com alguém e te faz pensar quando estás solito.

O mate ou chimarrão é feito com a erva mate, a qual é encontrada principalmente no sul do Brasil e norte da Argentina. É uma bebida genuinamente nativa, sendo o mais antigo e tradicional dos hábitos gauchescos. É um legado dos índios Guaranis e esse costume foi fortalecido e expandido pelos espanhois e jesuitas.

Quando chega alguém na tua casa, a primeira frase é “buenas” e a segunda é: vamos matear? Isto se passa em todas as casas, seja de rico ou de pobre. Passa entre mulheres e homens sérios ou imaduros, velhos ou jovens. É a unica bebida compartilhada entre pais e filhos sem discussão e onde ninguém “enche a cara”. Chimangos ou maragatos, gremistas ou colorados cevam mate sem entreveros. No inverno ou no verão.

É a unica coisa em que nos parecemos vítimas e carrascos; bons e maus. Quando tens um filho, começas a dar mate quando ele te pede. Se o dá morno com algum açúcar, se sentem grandes. E tu sentes um orgulho enorme quando um piazito teu começa a chupar o mate, parece que o coração te sai do corpo. Depois com os anos, eles elegem se o tomam amargo ou doce, muito quente ou tererê, com casca de laranja ou limão ou ainda com alguma planta medicinal misturada à erva.

Quando conheces alguém e não tens confiança, ao convidá-lo para um mate perguntas: -Doce ou amargo? E se o outro responde: -Como tu tomas. É um bom sinal. Nas casas do Rio Grande do Sul sempre há erva mate. A erva é a única que há sempre, com inflação, com fome, com militares, com democracia, com “mensalões”, ou com quaisquer de nossas pestes e maldições eternas. E se um dia não houver, um vizinho têm e te dá, pois a erva não se nega a ninguém.

O Rio Grande do Sul é um dos poucos lugares do mundo onde a transformação de uma criança para um homem ocorre num dia em particular. Esse dia não é o dia em começastes a fumar, ou usar calças, ou quando fizestes circuncisão, ou entrasse para a universidade ou começou a viver longe dos pais. Começamos a ser grandes no dia que temos a necessidade de tomar, pela primeira vez, um mate solito.

Não é casualidade. No dia que uma criança põe a chaleira no fogo e toma seu primeiro mate sem que haja nada em casa, nesse minuto é que descobre que tem alma. Ou está morto de medo, ou está morto de amor, ou algo: porém não é um dia qualquer. Poucos são os que se recordam desse dia, mas em todos há uma revolução por dentro a partir desse dia.

O simples mate é nada mais nada menos que uma demonstração de valores O simples mate é nada mais nada menos que uma demonstração de valores... É a solidariedade de bancar o mate lavado porque a charla é boa. A charla, não o mate. É o respeito pelos tempos para falar e escutar, tu falas enquanto o outro toma, até que num momento dizes: -Basta, troca a erva!.

É o companheirismo nesse momento. É a sensibilidade da água quase fervendo. É o carinho para perguntar: -Está quente, não?. É a modéstia de quem ceva o melhor mate. É a generosidade de servir até o final. É a hospitalidade do convite. É a justiça de um por um.

É a obrigação de dizer obrigado ao menos uma vez ao dia. É a atitude ética, franca e leal de encontrar-se sem maiores pretensões, de compartilhar.

Compartilhe então com quem alguma vez tomaste um mate. TE SENTISTE INCLUÍDO? Compartilhe então com quem alguma vez tomaste um mate.