Santa Catarina Hoje SC perde em competitividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
em Energias Renováveis
Advertisements

Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
A Nova Política Industrial do RS
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
Complexo Geoeconômico Centro-Sul
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
SANTA CATARINA Santa Catarina ,2 km hab.
Hidrografia de Santa Catarina
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico-CONeGOV 14:00 – 15:15 Mesa II - INOVAÇÃO.
NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica.
Instituto de Economia/ UFRJ IEE Curso de Economia da Tecnologia
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Projeto Extensão Industrial Exportadora
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.

Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Análise crítica das metas pactuados Janeiro a Setembro de 2010
Plano Estratégico Regional de Turismo
Panorama do Desenvolvimento de TIC em Santa Catarina
Edital da Descentralização de C&T&I
CONTRIBUIÇÕES PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROF. DR. IVAN FREDERICO LUPIANO DIAS Departamento de Física – Universidade Estadual.
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Premissas Dados das Microrregiões.
Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Fone: URL: Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Entidade do.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Benefícios da participação em CGV
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
SANTA CATARINA COMO PORTA DE ENTRADA PARA OS PRODUTOS ARGENTINOS AGOSTO DE 2012.
A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com extensão territorial de ,6 quilômetros quadrados, é a menor.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
2014 PROGRAMA PARA PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR EM SANTA CATARINA.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia Panorama do Desenvolvimento de TIC em Santa Catarina O Modelo Catarinense baseado em Propriedade Intelectual.
Reunião Previsão de Carga para os Estudos de Ampliações e Reforços – PAR , Estudos do Planejamento da Operação Elétrica de Médio Prazo – PEL.
Junho de O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) prepara as empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade. Conta com 100 unidades localizadas.
Cenário da Inovação na Indústria Catarinense Roberto de Medeiros Junior.
Dinâmica demográfica de Santa Catarina: uma análise a partir dos resultados do Censo Demográfico de 2010 Carla Craice doutoranda Demografia IFCH/Universidade.
a) substituição de importações por similares nacionais.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
Florianópolis I ENCONTRO CATARINENSE DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS METODOLOGIA PARA GRUPOS DE TRABALHO.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA EGÍDIO ANTÔNIO MARTORANO EXECUTIVO DA CÂMARA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC Florianópolis, novembro.
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Semana de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento “Envelhecer com Saúde Prevenindo Quedas” “24 a 28 de setembro”
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
C,T&I COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL Ester Vilela de Andrade Gomide Coordenadora de Pesquisa Universidade Tiradentes - Sergipe.
Transcrição da apresentação:

Santa Catarina Hoje SC perde em competitividade Queda na exportação Queda na representatividade do setor industrial Não há uma estratégia sistêmica e unificada de promoção do desenvolvimento econômico regional em Santa Catarina

Estratégia Catarinense Novo modelo de desenvolvimento econômico baseado na economia da Inovação Implantação de Parques Tecnológicos e escritórios de inovação em cada uma das regiões Estruturar o Sistema Catarinense de Parques de Inovação Tecnológica Ex.: Sapiens Parque em Florianópolis

Estratégia Catarinense O Ser Humano no centro do processo de desenvolvimento A CODESC como parceira no processo de mudança Oportunidade para o município de Tubarão Discutir com a sociedade o parque de inovação do Sul de Santa Catarina

Estratégia Catarinense Parque de inovação como promotor do desenvolvimento econômico e territorial Focando: Vocações já existentes Prospecção de oportunidades Tecnologias inovadoras direcionadas às empresas catarinenses

Uma Rede Integrada para Promoção da Inovação PIT EI PIT EI EI PIT EI PIT PIT Parque de Inovação Tecnológica PIT PIT Parque de Inovação Tecnológica em projeto PIT EI Escritório de Promoção da Inovação EI Escritório de Promoção da Inovação em projeto