Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Advertisements

O valor de uma história.
Expectativas dos Estudantes do
DELFINA DE JESUS QUEM SOU EU?.
SER CRIANÇA.
SER CRIANÇA!.
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
(Carta de um filho ao seu pai)
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
são as noites da prática de maiores pecados
A Boneca e a Rosa Branca.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
Definição de esquecimento: 1. Cessação da memória que se tinha. 1. Cessação da memória que se tinha. 2. m. Cessação do afecto que se tinha. 2. m. Cessação.
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
IdeiasEli FACULDADE DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS II – 2004/2005 DOCENTE: Prof. Fernando Costa.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
A menina mal comportada!
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
APREDENDO A ORAR.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ética e Moral na formação dos filhos
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Conselhos aos IDOSOS.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
DIA DOS PROFESSORES, heróis anônimos Marcial Salaverry.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
CAMPANHA DE JEJUM “DAS TRAJETÓRIAS DE VITÓRIAS DE ABRAÃO”
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Ug0Lin1.
Rotina....
O carro.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
Projeto Novos Talentos - AUTOBIOGRAFIA
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
SITUAÇÕES.
Para os Meus 3 amigos.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FOFOCA Me desculpe, sei que você é uma pessoa muito especial, mas fofoquei de você hoje...
Transcrição da apresentação:

Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa Projecto “Saberes com Sentidos: A Escola com a Família!” Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? A Escola com a Família Um projecto a pensar nos Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 do Caniçal Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa

1) Porque surgiu? O Problema... Dificuldades sentidas pelos pais no acompanhamento do processo de educação escolar dos filhos - Pai: “Parece que nunca tem trabalhos de casa e nunca o vejo a estudar ...” - Mãe: “Como posso ajudá-lo se só tenho a 4ª classe?” - Mãe: “Chega sempre triste a casa, será que está tudo bem na escola? “

1) Porque surgiu? O Problema... Dificuldades sentidas pelos professores em lidar com as dificuldades / problemas dos seus alunos - Professor: “Sinto-o sempre tão no mundo da lua... Será que se passa alguma coisa em casa?” - Directora de Turma: “Gostava de o poder ajudar mas não consigo falar com os pais...”

1) Porque surgiu? O Problema... Uma grande maioria dos pais não comparece à escola voluntariamente - Mãe: “A minha vida é sempre num corre corre... Com o horário que tenho acabo por nunca ter tempo para ir para a escola!” - Pai: “Cada vez que venho à escola perco um dia de trabalho e ganho dores de cabeça!”

1) Porque surgiu? O Problema... Muitos pais vão à escola apenas quando surge um problema com os filhos - Aluno do 6º ano: “Já sei como é... A minha mãe só vem à escola quando eu me porto mal. De resto não quer saber!” - Aluno do 9º ano: “Como já sou grande a minha mãe acha que só é preciso vir receber as notas”

1) Porque surgiu? O Problema... Dificuldades de comunicação entre professores e encarregados de educação - Professor: “Já enviei algumas cartas para casa e nunca tive resposta dos pais. Precisava de uma autorização” - Pais: “O nosso filho tem dificuldades no estudo. Não haverá ninguém que o possa ajudar?”

Para resolver o problema surgiu uma ideia... 2) O que vai ser feito? Para resolver o problema surgiu uma ideia... Criar um espaço para trazer os pais à escola regularmente, por motivos positivos; Melhorar a ligação entre a família e a escola; Contribuir para uma participação mais activa e interessada dos pais na vida escolar dos filhos; Alertar para alguns problemas/desafios relacionados com o seu crescimento e percurso escolar; Ajudar os pais na educação dos filhos.

Escola Alunos Família Educação Educação 3 Realidades Diferentes... Será que podem existir separadas? Escola Educação Alunos Educação Família

Escola Alunos Família Educação 3 Realidades Diferentes... Será que podem existir separadas? Escola Alunos Educação Família

Não, não podem! Porque ambas, em conjunto, contribuem para a educação e formação das crianças e jovens! Alunos Escola Família

Encontros de Educação / Reflexão 3) Como, Quando e Onde? Encontros de Educação / Reflexão A partir de Janeiro vão realizar-se encontros de Educação/Reflexão com a presença dos seguintes elementos: Pais, Encarregados de Educação, Professores, Psicólogo da Escola e outros convidados. Uma vez por mês a escola estará aberta para todos aqueles que queiram participar nestes encontros de partilha e reflexão. Cada encontro terá a seguinte estrutura: 1º) Abordagem de um tema específico do interesse dos Pais e Encarregados de Educação; 2º) Momento de debate e troca de experiências.

Não me posso esquecer! Quero mesmo estar presente! 3) Como, Quando e Onde? 3ª Quinta-feira de cada Mês Não me posso esquecer! Quero mesmo estar presente! Datas dos Encontros: 19 de Janeiro 16 de Fevereiro 16 de Março 20 de Abril 18 de Maio 22 de Junho Ano Lectivo 2005/2006 É uma boa oportunidade para ir à Escola e aprender a ajudar ainda melhor os meus filhos!

Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família Para reflectir… “O meu filho é tão difícil agora... Desafia-me, dá problemas de comportamento na escola... Às vezes penso que se é assim com esta idade, como vai ser quando ele for mais crescido, adolescente?” (mãe de um rapaz de 11 anos)

Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família Para reflectir… “O meu filho sempre teve uma relação muito franca para comigo. Não havia segredos. Agora fecha-se no quarto, não deixa que entre na casa de banho, fica lá horas. Tenho dificuldade em aceitar isso...” (mãe de um rapaz de 14 anos)

Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família Para reflectir… “Ele queria tanto aquele jogo novo que eu não resisti. Só para o calar, dei-lho logo. Claro que depois não lhe ligou nenhuma, aquilo já estava gasto ao fim do primeiro dia, e eu dei comigo a pensar para que gastei aquele dinheiro todo. Mas, coitado, ele queria tanto não é? Tinha medo de o magoar se dissesse que não...” (pai de um rapaz de 13 anos)

Já fizemos… A Árvore da Educação de uma Criança Feliz Na fruta… Resultados de uma Boa Educação Nos troncos podados… Perigos do Crescimento Saudável No tronco… A Escola: Estudar e Aprender Nas ervas daninhas… A Família: Práticas Parentais Negativas Nas raízes… A Família: Práticas Parentais Positivas

Projecto “Saberes com Sentidos: A Escola com a Família!” Parabéns por serem pais e Encarregados de Educação tão dedicados! A Escola com a Família Estamos felizes por saber que se preocupam com a educação dos vossos filhos! Sejam Bem Vindos à Escola e ao Projecto!