AULA 7: Currículos e Memoriais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

NBR ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
Avaliação da Disciplina TSI Alcides Calsavara. Avaliação da disciplina de Tecn. Sistemas Distribuídos Optar entre: –resumo de uma monografia do ano anterior.
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ARTIGO CIENTÍFICO.
Dissertações e Teses-PROPAD
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Identidade profissional do docente universitário
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Metodologia Científica
Universidade Federal do Amapá
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Regina Horta Diretora Bibliotecas EEL 2011
AULA 2: Pesquisa Científica
AULA 5: Formas de apresentação de textos: relatórios
AULA 4: Estrutura de trabalhos
Metodologia de Pesquisa

MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Artigo.
Estagio 23 de julho de 2013.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
COMO APRESENTAR E ESTRUTURAR TRABALHOS CIENTÍFICOS Profa. Ms
Documentos Acadêmicos
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
Seleção, qual a melhor proposta ?
FORMATAÇÃO DE TRABALHOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Como elaborar Memorial e
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
Metodologia Científica
Ambientação de jogos ABNT.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Comunicação e Redação Empresarial
BIBLIOTECA SÃO JOÃO XIII
Produção de Artigo Acadêmico
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
Formatando trabalhos no Writer PROF. ANDRÉ APARECIDO DA SILVA Disponível em:
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Profa. Janete Ricken. FOLHA DE ROSTO Nome do aluno Tema: Trabalho apresentado como requisito à obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

AULA 7: Currículos e Memoriais Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 7: Currículos e Memoriais Profa. Nilce Nazareno da Fonte

Entre diversos tipos, pode-se destacar: Curriculum vitae: Curriculum vitae é uma expressão latina que significa “curso de vida”. É um documento que fornece uma visão ampla e geral de um indivíduo a partir de dados pessoais, educacionais e profissionais. Entre diversos tipos, pode-se destacar: para fins técnico-científicos: para fins empresariais:

CURRÍCULO: (contin.) PARA FINS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: estrutura: elementos pré-textuais: capa e folha de rosto (opcionais); sumário (opcional). corpo (texto) elementos pós-textuais: documentos comprobatórios (quando solicitado) .

CURRÍCULO PARA FINS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: (contin.) CORPO: título e data dados pessoais formação escolar e/ou acadêmica atividades acadêmicas conhecimento de línguas estrangeiras conhecimento de informática atividades profissionais atividades docentes outras atividades

CURRÍCULO PARA FINS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: (contin.) CORPO (contin.): funções participação em eventos títulos, homenagens e aprovação em concursos filiação a sociedades científicas e associações de classe produção científica, literária e artística referências pessoais.

CURRÍCULO PARA FINS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: (contin.) apresentação gráfica: formato: A4 margens externas: superior: 3 cm; inferior: 3 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm. alinhamento à esquerda entrelinhamento simples Times New Roman 12 ou Arial 11 títulos destacados e numeração das seções paginação.

CURRÍCULO: (contin.) PARA FINS EMPRESARIAIS: - apenas os dados essenciais - sem capa, folha de rosto e sumário (2 folhas no máximo) - não são apresentados os números dos documentos pessoais - não se apresentam documentos comprobatórios - não são apresentados pretensão salarial e referências pessoais; - acompanha carta de apresentação.

CURRÍCULO PARA FINS EMPRESARIAIS: estrutura: título e data dados pessoais cargo pretendido formação escolar e/ou acadêmica conhecimento de línguas estrangeiras conhecimento de informática atividades profissionais participação em eventos apresentação gráfica: idem anterior

Curriculum lattes: http://www.cnpq.br/ plataforma lattes Curriculum lattes é o formulário eletrônico do MCT, CNPq, Finep e Capes/MEC para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores e de usuários em geral. Seus dados são utilizados para: - avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; - seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; - subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras. http://www.cnpq.br/ plataforma lattes

Memorial: Memorial é um documento que apresenta praticamente as mesmas informações do curriculum vitae, porém de forma discursiva. Trata-se de uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico–profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.

Então... Até a próxima aula! Chega por hoje? Então... Até a próxima aula!