Definição da forma de produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO EM OBRAS INDUSTRIAIS SEMINÁRIO MÉTODOS CONSTRUTIVOS 16/06/2007.
Advertisements

ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
Alunos: Sérgio Lima de Paula Valdecir dos Santos
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 14 –LESÕES NAS EDIFICAÇÕES
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Determinação das características geométricas
Argamassas de revestimento e assentamento
Concreto de cimento Portland
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
Tintas e Vernizes 2ª Parte.
Steel Frame – Solução Usiminas para construção civil.
TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO
Concreto de Alto Desempenho
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
COMPONENTES DA LIGAÇÕES
Materiais para a Indústria da Construção Civil
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
SOLUÇÕES para a MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Materiais cerâmicos Blocos
Encontro de Associados
CORROSÃO EM CONCRETO FACULDADE PIO DÉCIMO ENGENHARIA CIVIL
ALVENARIAS ESTRUTURAL
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Revestimentos em argamassa
Sistemas Estruturais II
Materiais da Construção
DRYBOX IMPERMEABILIZANTE - PISCINAS
Aços na Construção Civil
ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA
GESSO APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Materiais de Construção
Tipos de argamassas e Argamassas Especiais
TIPOS COBERTURAS Estacas Indiretas ou Profundas Pegões Poços
Materiais de construção I
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
PAREDES EM BLOCO ESTRUTURAL
Tecnologia da Construção II
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
Planejamento e Controle e obras
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula III
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Reavaliação das Resistências a Compressão e a Tração de Concretos com Diferentes Consistências e Relações a/c Luciana Kataoka; Ana Carolina Marques; Paulo.
PINTURA.
ÍNDICES SINPROCIM Março de 2008 à Fevereiro de 2009 Fonte: Sinaprocim –mar/09 1.
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Disciplina Vias de Comunicacao II
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Patologias em revestimentos com argamassas em pisos e fachadas
CHAPISCO, TALISCAMENTO E REBOCO
20% a 40% do volume concreto = pasta
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
Módulo para Habitação de Interesse Social
REVESTIMENTOS: Paredes (Azulejos) São peças de louça cerâmica, de corpo poroso, vidradas em uma das faces, na qual recebe corantes, a face posterior (tardoz)
Materiais de Construção Civil I Aulas - 05/11/2015
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
Materiais de Construção Argamassa
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
MATERIAIS DE CONSTRUÇAO
Materiais de Construção Argamassa
AGLOMERANTES Quanto à origem:
PATOLOGIAS NO REVESTIMENTO CERÂMICO
Transcrição da apresentação:

Definição da forma de produção Argamassa preparada na obra Disponibilidade de espaço (altos estoques de materiais) Proteção contra intempéries Mais equipamentos: peneiradores, dosadores, misturadores, caçambas, carrinhos de mão, jericas, Mais mão de obra disponível Argamassas industrializadas: Proteção da sacaria Misturador menor, transportado até o pavimento Menor quantidade de mão de obra Custo mais elevado que o da preparada em obra Maior controle da produção (melhor massa)

Definição da forma de produção Argamassas dosada em central Menor quantidade de mão de obra Custo mais elevado que o da preparada em obra Maior controle da produção (melhor massa) Volume maior de produção, que justifica compra da argamassa dosada.

Argamassas Especiais ARGAMASSA DECORATIVA ARGAMASSA PARA RECUPERAÇÃO DE REJUNTAMENTOS REJUNTE AUTONIVELANTE ARGAMASSA COLANTE PISO SOBRE PISO ARGAMASSA ESTRUTURAL ARGAMASSA PARA ENCUNHAMENTO ARGAMASSA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA GROUT ARGAMASSA BOMBEADA / PROJETADA

Argamassa Decorativas São argamassas coloridas do tipo mono-camada, funcionando ao mesmo tempo como chapisco, reboco e revestimento final de superfícies de concreto ou alvenaria. Podem ser aplicadas mecanicamente ou manualmente, apresentando diversas texturas, em função da composição granulométrica, da habilidade do aplicador e do ferramental.

Argamassas para recuperação de rejuntamentos São rejuntes coloridos especiais, de elevada aderência, fluidez, flexibilidade e tixotropia, indicados para a aplicação sobre rejuntamentos envelhecidos ou que apresentem problemas de manchas, trincas e fissuras, favorecendo a infiltração de umidade Utiliza-se também para a troca de cor do rejunte.

Rejunte Autonivelante Rejunte composto de cimento, pigmentos, cargas minerais, aditivos superplastificantes, impermeabilizantes, dispersantes, fungicidas (anti- mofo), algicidas(anti- limo), e modificado pela adição de polímeros vinil- acrílicos que conferem flexibilidade, aderência e impermeabilidade. Indicado para o rejuntamento de revestimentos cerâmicos ou de pedras ornamentais em pisos, especialmente para juntas inferiores a 3mm. Rejunte convencional Rejunte Autonivelante

Argamassa colante piso sobre piso Argamassa colante de alta performance, rica em polímeros, ideal para o assentamento de cerâmicas ou pedras naturais, sobre revestimentos de cerâmicas ou pedras naturais. Tipo: AC III-E (Flexível, bicomponente, normalmente para pisos industriais. É aplicada sobre o substrato cerâmico previamente testado e lavado. Abrir os sulcos e assentar o novo revestimento.

Argamassa estrutural Argamassa polimérica, indicada para recuperação de estruturas de concreto. Propriedades: Elevadas resistências mecânicas, proteção anti- corrosiva, facilidade de aplicação, plasticidade, tixotropia.

Argamassa para encunhamento Argamassa desidratada pronta para uso, com baixo módulo de deformação, levemente expansiva. Constituída de cimento, cal hidratada, polímeros, poliestireno expandido (Isopor), aditivos especiais convenientemente dosados. Indicada para o aperto de alvenarias de vedação. Propriedades: resiliência, aderência, e impermeabilidade.

Argamassa de proteção radiológica Argamassa de proteção radiológica, à base de barita (BaSO4), cimento Portland comum e aditivos especiais. Especialmente desenvolvida com a finalidade de atenuar a radiação ionizante em clínicas de radiologia e consultórios odontológicos. Aplicada sobre chapisco.

Grout (Graute) Argamassa de retração compensada, elevada resistência mecânica e autonivelante de pega normal, constituída de cimento, areia quartzosa de granulometria selecionada e aditivos especiais convenientemente dosados. Indicação: Recuperação e reforços de estruturas de concreto, reforço de fundação, ancoragem de chumbadores, grauteamento de máquinas pesadas (geradores, turbinas e motores estacionários), preenchimento de pilares em blocos de cimento vazados em alvenaria estrutural, fixação de placas e portões e regularização de pisos.

Argamassa Projetada Vantagens Aumento da produtividade; Uniformidade na aplicação; Agilidade no transporte de argamassa; Melhoria na qualidade do revestimento.

Argamassa Projetada Equipamentos necessários Compressor de ar Máquina Mangote Pistola de projeção

Argamassa Projetada Pode ser aplicada em áreas internas: Contrapisos Paredes internas

Chapiscada e/ou telada Argamassa Projetada Preparo da base: Concreto apicoado Chapiscada e/ou telada

Argamassa Projetada Acabamento Sarafeado Desempenado

Chapisco pronto Argamassa projetada adesiva para chapisco, constituída de cimento, agregado miúdo, polímeros e aditivos especiais convenientemente dosados que conferem maior retenção de água e aderência superior. Indicação: Aplicações sobre substratos diversos como: concreto; substratos não absorventes como placas de poliestireno (isopor) e substratos absorventes diversos; em alvenarias de vedação ou estrutural; sobre blocos ou tijolos de cimento, cerâmicos ou de concreto celular;em tetos, lajes, pilares, vigas, cortinas e paredes. Tem a função de garantir a aderência e uniformizar a absorção de água das argamassas de revestimento.

Argamassa autonivelante Argamassa autoadensável, de pega normal, com aderência e resistência mecânica elevadas,pigmentada ou não, desenvolvida para regularização de contrapisos, correções de imperfeições em cimentados ou como piso cimentício.

Ensaios importantes de argamassa

Normas de argamassa / alvenaria e revestimento cerâmico

Normas de argamassa / alvenaria e revestimento cerâmico

Normas de argamassa / alvenaria e revestimento cerâmico

Normas de argamassa / alvenaria e revestimento cerâmico

NBR 13277 Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e tetos - Determinação da retenção de água Retenção de água é uma propriedade que está associada à capacidade da argamassa fresca manter a sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam perda de água de amassamento, seja por evaporação seja pela absorção de água da base.

NBR 13528– Resistência a aderência à tração Existem valores numérico da resistência de aderência obtida no ensaio, limitada pelos valores de 0,3 MPa para revestimentos externos e 0,2 MPa para revestimentos internos. Só que o rompimento de um corpo de prova pode não ser suficiente para confirmar ou excluir uma determinada argamassa.

NBR 13528– Resistência a aderência à tração O corpo de prova pode se romper em diferentes locais, além da interface revestimento-substrato. Pode ser no substrato, na interface substrato- argamassa, na interface argamassa-cola, no chapisco, na interface chapisco-argamassa etc