REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de Computadores - RC
Advertisements

Ferramentas Livres para Gerência de Redes e Sistemas Finais
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Conceitos Relacionados a Internet
Parte I: Introdução Nosso objetivo: Visão Geral:
Interação Cliente Servidor
Protocolos e Divisão em Camadas
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Apresentação para EAD usando modelo instrucional
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Visão Geral de Protocolos
Obtenção de IP TCP UDP.
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Aula 9 - Camada de aplicação
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Uma descrição detalhada da rede
Aula 2 Arquitetura & Protocolos
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Protocolos e o Modelo OSI
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Redes de Computadores.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
D ISCIPLINA : F UNDAMENTOS DE R EDES DE C OMPUTADORES P ARTE 2 Flávia Balbino da Costa
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Arquitetura de Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Rede de Computadores MATA59 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Administração e Projeto de Redes
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Informática Industrial N8INF
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Redes de computadores e a Internet
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Arquitetura em Camadas
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Capítulo 1 Redes de computadores e a Internet Professor: Gustavo Wagner
Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson Redes de Computadores e a Internet Jaboticabal 2012

OBJETIVOS Dada a sua importância, entender o funcionamento da Internet Entender Comutação de pacotes Iniciar no conhecimento dos jargões de redes de computadores Aprofundar no conhecimento de protocolos de rede

O QUE É A INTERNET? A internet pode ser definida em detalhes, com seus componentes de hardware e software, mas também como uma infra-estrutura que provê serviços a aplicações distribuídas

Internet em detalhes

Internet em detalhes Comutador de pacotes – encaminha a informação que está chegando em um de seus enlaces de entrada para um de seus enlaces de saída Pacote – bloco de informações Rota - A sequência de enlaces e comutadores percorridos

Uma descrição do serviço A Internet permite que aplicações distribuídas que executam em sistemas finais troquem mensagens entre si (web, áudio e vídeo, voip, jogos distribuídos, compartilhamento P2P, login remoto etc) A Internet provê dois serviços: serviço confiável orientado para conexão (TCP) e serviço não confiável não orientado para conexão (UDP)

Serviço Não Orientado Para Conexão O Serviço não orientado para a conexão é como o envio de carta “simples”, não é necessário sequer ir no caixa dos correios, mas não possui garantia de entrega. Em breve veremos a estrutura do protocolo UDP.

Serviço Orientado Para a Conexão No serviço orientado para a conexão, tanto cliente quanto servidor enviam pacotes de controle, garantem: - Transferência de dados confiável - Controle de Fluxo (sobrecarregamento) - Controle de Congestão (evita que trave) Poderíamos comparar a serviços dos correios com garantia de entrega. Em breve veremos o TCP.

O que é um protocolo? Antes de voltarmos a discussão, faremos uma analogia humana

O que é um protocolo? TCP (Transmission Control Protocol) IP (Internet Protocol) – Especifica o formato dos pacotes enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais

O que é um protocolo? “Um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento.” Então, dominar redes de computadores é diretamente proporcional a dominar protocolos.

Componentes Sistemas Finais Clientes Servidores Aplicações distribuídas P2P

Padrões da Internet IETF (Internet Enginnering Task Force – Força de Trabalho de Engenharia da Internet) Documentos Padronizados – RFCs (Request for comments). Ex.: TCP, IP, HTTP, SMTP. IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers - Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos)

Intranets Sistemas finais em Intranets não podem trocar mensagens com hospedeiros for a da rede privada, a não ser por firewalls

COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS Neste tipo de comutação, os recursos ao longo do caminho (buffers, taxas de transmissão de enlaces) são reservados pelo período de comunicação. Ex.: Telefone

COMUTAÇÃO DE PACOTES Neste tipo de comutação (o foco deste curso), os recursos não são reservados, as mensagens de sessão usam recursos por demanda, talvez tenham de esperar

COMUTAÇÃO Poderíamos comparar os dois tipos de comutação a um restaurante. Se o restaurante trabalha com reserva, pode ser comparado à comutação por circuitos. No caso em que é possível apenas chegar no restaurante sem ser necessário reserva, poderíamos referenciar comutação de pacotes.

ISPs e backbones da Internet ISP (Internet Service Provider – Provedor de Serviços da Internet) cria uma infraestrutura de acesso para sistemas finais e o mundo esterior (ex AOL) ISPs são divididos em níveis, sendo o mais baixo (nível 1), o que temos acesso. Este precisa dos níveis superiores de ISP para nos direcionar à Internet

Camadas de Protocolo e Seus Modelos de Serviço Nota-se que a Internet é um sistema extremamente complexo. E não para por aí! Sendo assim, convém que estudemos as redes de computadores sob uma ótica de divisão das mesmas em camadas. Antigamente, tal arquitetura era ensinada baseando-se no modelo OSI, mas nos moldes atuais, é conveniente estudar a partir do modelo Internet.

Modelo Internet X Modelo OSI

Camada de aplicação Onde residem as aplicações e seus protocolos. Veremos que certas funções de redes, como a tradução de nomes fáceis de entender das a sistemas finais da internet.

Alguns Protocolos de Redes SMTP – Correio Eletrônico, envio POP – Correio Eletrônico, download FTP – Transferência de arquivos DNS – Resolução de Nomes HTTP e HTTPs – Servidores WEB DHCP – Configuração Automática

Questionário