Fontes de Energia e Impacto Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Advertisements

Energias renováveis… … o futuro.
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Energias renováveis… … o futuro.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
Olá eu sou o Sr. energético
ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Recursos Geológicos exploração sustentada
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
Estudos de Contemporaneidade
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
ENERGIA.
Energia.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Recursos Energéticos Renováveis
ENERGIA ELÉTRICA.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES MODERNAS DE ENERGIA
Naíde Domingos Nº ºD.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Petróleo e Gas Natural.
FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO
Energia Termoelétrica
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
Energia Termoelétrica
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Queima de Combustíveis fósseis
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
INFRAESTRUTURA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Fontes de Energia e Impacto Ambiental Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Fontes de Energia Não Renovável São as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza.

Exemplos de fontes de energia não renováveis - Petróleo - Gás natural - Carvão mineral - Combustíveis nucleares (urânio é o principal)

Vantagens - São fontes de energia usadas há muito tempo, portanto são bem conhecidas dos seres humanos. Isto é uma vantagem, pois já existe toda tecnologia e infraestrutura voltadas para estes tipos de energia. - Em comparação às fontes renováveis, no geral, costumam ter um preço mais baixo. Por isso estas fontes são muito usadas por países mais pobres ou em processo de desenvolvimento. - O petróleo, além de gerar combustíveis (gasolina de automóveis, combustíveis de aviação e diesel), também gera uma grande quantidade de derivados (parafina, gás natural, nafta petroquímica, produtos asfálticos, querosene, solventes, entre outros).

Desvantagens - A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro. - A queima de combustíveis fósseis gera poluição do ar, prejudicando a saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. - A queima destes combustíveis fósseis também é um dos principais geradores da chuva ácida. - Como são muito inflamáveis, os combustíveis de fontes não renováveis devem ser estocados com muito cuidado, pois o risco de explosão de reservatórios é elevado. - A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos. - Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

- A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos. - Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

Fontes de Energia Renováveis Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).

Vantagens Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

Desvantagens Alto custo de investimento e em alguns casos baixa produção de energia. No caso das hidrelétricas causa grandes inundações de grandes áreas e deslocamento da população e alterações no ecossistema. Ex: ITAIPU e Belo monte.

Aguas subterrâneas A água subterrânea forma-se quando as gotas de chuva se infiltram no solo e em outros materiais de superfície não consolidados, penetrando até em rachaduras e fendas do substrato rochoso. As camadas que armazenam e transmitem a água subterrânea em quantidade suficiente para abastecimento são chamadas aquíferos.

Aquífero Guarani O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados, é capaz abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes.

Contaminação da água Existem muitos casos de contaminação pelo não tratamento da agua por industrias e sistemas agrícolas. A presença de industrias em áreas urbanas junto as cidades facilita a fiscalização da população. Já em áreas rurais, esse controla é mais difícil.