O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Diagramas de caule-e-folhas
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Autoridade se constrói
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Projeto Político-Pedagógico
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Os tipos de comportamento no meio social
Renda até 2 SM.
Afinal, o que é Planejamento?
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Quando falamos em aprender...
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Orientação Educacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Trabalhando com Grupos
Projeto Medindo minha escola.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
O que é ensinar história?
O uso de dados como norte de políticas educacionais.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Oficina de Apropriação de Resultados
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Projeto Institucional das escolas Salesianas
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Matriz de avaliação processual
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação Álvaro Chrispino

O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”. Os resultados mostram quanto a escola e a educação ainda povoam o imaginário dos jovens.

Tempos de escolarização obrigatória... Conflito escolar Tempos de escolarização obrigatória... A seqüência de episódios violentos no espaço escolar Os acontecimentos nos diversos pontos do país...  Dificuldade brasileira pela qual já passaram outros países (EUA, França, Reino Unido, Espanha, Argentina, Chile). A educação vem sofrendo com a falta de políticas públicas de longo prazo e efetivas no atendimento das necessidades da comunidade, vem sendo esvaziada pelo afastamento de bons docentes por conta do desprestígio e perda de salários, vem sendo ‘sucateada’ pela ineficácia dos sistemas de gestão e por recursos cada vez mais reduzidos, vem se tornando cada vez mais ‘profanada’ quando a história nos ensinou sobre uma escola cercada de respeito, pertencimento e ‘sacralidade’.(Chispino,2007)

Educação, juventude e violência . 1 Os dois problemas mais graves do Brasil

Educação, juventude e violência . 2 Responsável pelo bom futuro dos jovens

Educação, juventude e violência .3 Grau de confiança nas pessoas e instituições INSTITUIÇÕES CONFIA % NÃO CONFIA % NÃO TEM OPINIÃO Professores 84% 13% 3% E. particular 77% 18% 5% E. Pública Médicos Religião Católica I. Evangélica Televisão Rádio Jornal 76% 75 71 66 61 60 62 59 19% 21 23 26 30 36 35 37 4 6 8

Educação, juventude e violência .4 Proposições Concorda Discorda 1. A educação dos jovens deve ter limites bem definidos .............................................................. 2. No Brasil é possível melhorar a condição social através do voto ......................................... 3. Um cidadão não tem só direitos, tem deveres com a sociedade ................................................. 4. O voto pode mudar a situação de um país ..... 5. O importante para os jovens é viver o presente, sem pensar no futuro .......................... 6.Os jovens são desmotivados, nada lhes interessa .............................................................. 7. Experiência profissional é mais importante que a educação ................................................... 8. No Brasil só se protege os direitos de quem não respeita os direitos dos outros ..................... 82% 73% 70% 64% 57% 50% 49% 14% 21% 24% 30% 40% 46% 44%

Educação, juventude e violência .5 Uma boa escola deve estar voltada

Conceito de Conflito Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito

Conflito Interpessoal Nos deteremos aqui sobre os conflitos interpessoais. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos

Origem dos Conflitos Se originam na diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Não existe no texto a posição de erro e de acerto, mas de posições que são defendidas frente a outras, diferentes.

Dificuldades das Escolas: Para lidar com o conflito; Incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele

Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.

Algumas Conclusões A) Se o conflito se manifesta de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-los; B) Toda vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta. E neste caso esquecemos que problemas mal resolvidos se repetem!

Conflitos e movimentos autor tipo de conflito processo resultante síntese Freud Darwin Marx Piaget Conflito entre desejo e proibição Conflito entre o sujeito e o meio Conflito entre classes sociais Conflito nas decisões e experiências Repressão e defesa Diferenciação e adaptação Estratificação social/hierarquia Aprendizagem/ resolução de problemas Luta pelo dever Luta por existir Luta pela igualdade Luta por ser

Gravidade da violência taxa alta (68/48); média (47/31); baixa(menor que 30) atitude Escola pública E. particular opinião aluno - docente Aluno bate em colega menor ............................. Briga entre alunos ......... Toque de mão na colega com sentido sexual ........ Insulto de aluno a aluno.. 47.4(m) – 64.6(a) 38.1(m) – 60.5(a) 32.0(m) – 60.5(a) 32.0(m) – 56.5(a) 51.6(a) – 61.2(a) 52.9(a) – 55.8(a) 27.2(b) – 54.9(a) 31.8(m) – 54.9(a)

Tipos de conflito Tipos de conflito Causas dos conflitos Estruturais De valor De relacionamento De interesse Qto aos dados Padrões destrutivos de comportamento ou interação; posse ou distribuição desigual de recursos; poder e autoridade desiguais; fatores geográficos, físicos ou ambientais que impeçam a cooperação; pressões de tempo. Critérios diferentes para avaliar idéias ou comportamentos -objetivos exclusivos intrinsecamente valiosos; modos de vida, ideologia ou religião diferente. Emoções fortes; percepções equivocadas ou esteriótipos; comunicação inadequada ou deficiente; comportamento negativo repetitivo. Competição percebida ou real sobre interesses fundamentais (conteúdo); interesses pessoais. Falta ou erro de informação; pontos de vista distintos, interpretação diferente dos dados, procedimentos de avaliação distintos.

Ocorre quando disputamos..... Tipos de conflitos Ocorre quando disputamos..... De recursos escassos .... De poder ......................... De auto-estima ............... De valores ...................... De estrutura ................... De identidade ................. De norma ........................ De expectativas ............. De inadaptação .............. De informação ................ De interesses ................. De atribuição .................. De relações pessoais... De inibição ...................... De legitimação ............... - Algo não existe suficiente para todos... - Algum de nós quer comandar/dirigir/controlar... - Porque meu orgulho se sente ferido... - Meus valores ou crença estão em jogo... - Por um problema cuja solução requer longo prazo, esforços de muitos e meios... - Pq o problema afeta minha maneira de ser... - Meus valores ou crença estão em jogo... - Não se cumpriu ou se fraudou o que cada um esperava do outro... - Modificar as coisas produz tensão que não desejo... - Por algo que disse ou não ou se entendeu errado... - Meus interesses ou desejos são contrários ao do outro... - Pq o outro não assume sua culpa ou responsabilidade por uma situação... - Não nos entendemos como pessoas... - Pq a solução do problema depende do outro... - O outro não está autorizado a agir como faz...

Conflitos escolares São os provenientes das ações próprias dos sistemas escolares ou oriundos das relações que envolvem os atores da comunidade educacional. Entre docentes  comunicação, interesses, disputa de poder, valores, competição, divergência de posições políticas e ideológicas. Entre alunos e docentes  não entender o que explicam, notas arbitrárias, falta de material, desinteresse, não serem ouvidos... Entre pais, docentes e gestores  agressão entre alunos e professores, perda de material, cantina, critérios de avaliação, uso de uniforme escolar, não atendimento a requisitos ‘burocráticos’ e administrativos da gestão. (MARTINEZ ZAMPA,2005)

MEDIAÇÃO DE CONFLITO Os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador – colocam as questões em disputa com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo mutuamente aceitável. Induzir a: reorientação das relações sociais, novas formas de cooperação, de confiança e solidariedade; formas mais maduras, espontâneas e livres de resolver as diferenças pessoais e grupais; atitudes de tolerância, responsabilidade, iniciativa. PERCEBER O CONFLITO E A CAPACIDADE DE LIDAR POSITIVAMENTE COM ELE  diálogo.

Opção : 1) Lidar positivamente com o conflito ou 2) com a manifestação violenta do conflito  violência As escolas que valorizam o conflito e aprendem a trabalhar com essa realidade, são aquelas em que o diálogo é permanente, objetivando ouvir as diferenças para melhor decidirem; onde a explicitação do pensamento é incentivada, objetivando o aprendizado da exposição de idéias por meio de assertividade e comunicação eficaz; onde o currículo considera as oportunidades para discutir soluções alternativas para os conflitos no campo das idéias, das ideologias, do poder, da posse, das diferenças de toda ordem; onde as regras são explícitas, faladas e discutidas.