Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Atividades Complementares Curso de Letras
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Regulamentação e Orientações Prof. Benevid Felix Silva.
Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Programa Especial de Formação Pedagógica de
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Universidade Federal do Amapá
Verifica PRE-REQUISITOS
Trabalho final de curso
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Procedimentos e Normas do Estágio
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Resolução da Avaliação Docente CPA
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Reunião de estágio 2°/2013 Estágios Supervisionado em Nutrição Social – 246 hs Estágios Supervisionado em Nutrição Clínica – 246 hs Estágios Supervisionado.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Universidade Federal de Itajubá
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Plano de Estágio Campo de Estágio /
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
Transcrição da apresentação:

Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma Fabiana Borges Rodrigues Professora Supervisora do Estágio Supervisionado III Waghma Fabiana Borges Rodrigues Coordenadora de Estágio Supervisionado

A disciplina de Estágio Supervisionado III estará dividida em 6 etapas: I. Contextualização do aluno referente às atividades a serem desenvolvidas. Duração de 15 (quinze) horas; II. Observação in-loco de aulas ministradas no ensino médio. Duração de 55 (cinqüenta e cinco) horas; III. Aulas teóricas e práticas para a elaboração do planejamento dos materiais e atividades a serem realizadas na regência do ensino médio. Estas atividades devem ser apresentadas ao professor da entidade-campo para aprovação, antes de serem aplicadas. Duração de 45 (quarenta e cinco) horas;

A disciplina de Estágio Supervisionado III estará dividida em 6 etapas: IV. Regências de classe para o ensino médio, com a inclusão de recursos computacionais em matérias do currículo, formação básica em informática e introdução à computação, para os alunos e professores. Duração de 35 (trinta e cinco) horas; V. Socialização dos resultados com toda a turma de estagiários e professores-supervisores de estágio. Duração de 15 (quinze) horas; VI. Elaboração de relatório das atividades exercidas pelo estagiário com o acompanhamento do professor de estágio supervisionado. O relatório deverá estar dentro dos formatos da ABNT. Duração de 15 (quinze) horas.

Termo de Compromisso; Ficha de Frequência; Termo de Encerramento.

Tem como finalidade, apresentar o acadêmico à instituição/campo em que deseja realizar o Estágio. Deverá ser assinada pelo professor supervisor de Estágio Supervisionado em duas vias, uma ficará na Instituição/campo, e a outra ficará em posse do acadêmico e esta deverá conter o visto de recebido do responsável pelo local de estágio. Não há necessidade de arquivamento na pasta do Estagiário.

Para a Fase de Observação e Regência O acadêmico só poderá iniciar a fase de Observação, após a entrega do Termo de Compromisso de Estágio devidamente assinado pelo acadêmico, Professor de Estágio e pelo responsável da instituição/campo. Este documento terá que ser emitido em no mínimo três vias, pois uma deverá ser entregue na secretaria acadêmica, outra ao responsável pela instituição/campo, e a outra anexar na pasta do Estagiário (com o recebido das duas instituições). Obs. Colocar dias a mais, caso haja algum imprevisto.

Para a Fase de Observação e Regência Documento que comprovará a realização do Estágio na Fase de Observação e Regência, deve ser assinada pelo professor responsável pelo local de realização do Estágio e pela Professora Supervisora de Estágio. Uma das cópias deverá ficar anexada na pasta do Estagiário. Obs. Manuscrita e assinada pelos professores.

Para a Fase de Observação e Regência Ao término do Estágio de Observação, o acadêmico deverá encaminhar à instituição/campo, onde assinou o termo de compromisso, o comunicado de encerramento, devidamente assinado pelo acadêmico e pela Professora Supervisora de Estágio. A instituição/campo, deverá dar recebimento em uma das duas vias que deverá ser anexada na pasta do Estagiário.

É necessário o encerramento da Fase de Observação e entrega dos documentos da referida fase para iniciar a Fase de Regência.

Termo de Compromisso; Projeto; Plano de Ensino; Planos de aulas (máximo 5 aulas por plano); Diário de Classe (dos alunos); Ficha de Frequência (do(a) acadêmico(a)); Relatório (Contempla ambas as fases); Termo de Encerramento.

Serão necessárias duas vias, na qual, uma deverá ser apresentado e assinado à Direção ou professor do local de realização da Fase de Regência e outra anexada na pasta do estagiário antes do início da Regência. Obs. O Projeto diferenciado e aprovado deve ser assinado pelo orientador.

Assim como o projeto, deve ser emitido em duas vias e juntamente com o projeto, deve ser entregue a direção ou professor do local de realização de Fase de Regência. A outra cópia deve ser anexada na pasta do estagiário antes do início da Regência.

Deverá ser elaborado de maneira clara, com no máximo cinco horas aula por plano. Como devo construir o plano de aula? Objetivo claro (o que desejo fazer); Como conseguirei executar as metas previstas (metodologia); Que instrumentos poderei usar (recursos); Que resultados pretendo alcançar (avaliação). Obs. O modelo fica a critério do acadêmico. Podendo seguir os parâmetros do local (Instituição Campo) de realização da regência.

Deverá apresentar de forma sucinta, os aspectos de maior relevância presenciados na fase de Observação e os vivenciados na fase de Regência. Uma cópia deverá ficar anexada na pasta do Estagiário.

Projeto Diferenciado: Deve ser aprovado pelo Colegiado de Curso e ter orientação de um professor. Documentos que são necessários: Projeto Relatório Ficha de Frequência/Atividade (Observação) Ficha de Orientação (Assinada pelo Professor) Ficha de Autorização/Licença do Produto Gerado (ex: Software)

Organização do material digital Pasta: Nome Completo do Estagiário (EM MAIÚSCULO) OBSERVAÇÃOREGÊNCIA

Antônio Paes de Barros Cleonice Miranda Pompeu de Barros

Desenvolvimento das Atividades de Estágio: Comprometimento; Assiduidade; Exemplo; Ética; Envolvimento.

Construção e Apresentação do Projeto (para realizar a Fase de Regência); Entrega dos documentos de Estágio na Fase de Observação e Regência na Data Limite; Socialização dos Resultados de Estágio (Observação e Regência) SEMINÁRIO DE ESTÁGIO.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ACADÊMICOS Terça-feira14:00 as 17:00 HORÁRIO DE AULA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Terça-feira19:00 as 21:00 Quarta-feira19:00 as 21:00 Quinta-feira19:00 as 21:00

ENTREGA DE DOCUMENTOS DE OBSERVAÇÃO Início: 22/2/2011 Término: 25/4/2011 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 28/4/2011 ENTREGA DE DOCUMENTOS DE REGÊNCIA Início: 28/4/2011 Término: 09/6/2011 SEMINÁRIO DE ESTÁGIO 27 e 28/7/2011