PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Informações sobre o Teleduc
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Portal Educacional Clickideia
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
INSTITUTO FEDERAL PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
Transcrição da apresentação:

PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED Coordenação de Tecnologia Educacional - CdTE Sistema de Administração e Publicação de Informações - SAPI www.cted.educacao.rj.gov.br PROJETO SALA VIRTUAL Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009. José Francisco da Silveira Júnior Coordenador do Projeto Diretor do SAPI

Apresentação Computação nas Nuvens Entrada Cenário em 1999 Foco da CdTE em 1999 Cenário em 2010 Foco da CdTE para 2010 O Projeto Sala Virtual Modelo Proposto para EAD Ferramentas para EAD Cronograma para 2009 Cronograma para 2010 Novas Rotinas de Trabalho Considerações Finais

Cenário em 1999 286 LTEs do ProInfo com computadores de pouco potencial e sem Internet Quase ninguém sabia usar o computador Internet era para poucos e Banda Larga era coisa rara Equipes trabalhando de forma desarticulada sem sistema de informações e bases de dados descentralizadas Uso do computador e da Internet para fins pedagógicos era um desafio com muitos obstáculos de hardware e software

Foco da CdTE em 1999 Assistir às 286 escolas do ProInfo Introduzir professores ao uso do computador Trabalhar o uso pedagógico de forma contextualizada As ações apontavam para uso básico do computador com editores de texto, de imagem, de apresentação e planilhas eletrônicas. Construção de Objetos de Aprendizagem Em situações muito especiais trabalhar com Internet

Cenário em 2010 Pelo menos um LTE em cada uma das 1606 escolas da Rede Estadual O computador já faz parte da cultura de professores e alunos Pelo menos um link de Internet Banda Larga por escola Equipes trabalhando de forma articulada com gestão pelo SAPI e base de dados centralisada Uso do computador e da Internet para fins pedagógicos continua sendo um desafio, porém hardware e software não são mais obstáculos

Foco da CdTE para 2010 Assistir às 1606 escolas da Rede Estadual Motivar professores ao uso de Tecnologia Educacional em sua ação pedagógica Formação Continuada em Modo EAD O cenário aponta para uso de ferramentas web no cotidiano da ação pedagógica Construção e publicação de Objetos de Aprendizagem na Internet Oferecer cursos que orientem a trabalhar com Internet e pela Internet

O Projeto Sala Virtual Disponibilizará 4 novos aplicativos Sala Virtual para EAD orientada pela Internet Sala Virtual para Apoio ao Ensino Presencial Sala Virtual para Desenvolvimento de Projetos Sala para Gerência de Eventos das Escolas A Sala Virtual para EAD será de uso exclusivo das equipes da CdTE, mas os outros aplicativos serão utilizados pelos professores e alunos de nossas escolas.

Modelo proposto para EAD Prioriza a atuação permanente de um Orientador de Web - OW, comunicando-se com seus alunos de forma não presencial e não simultânea. Demandas por contato pessoal resolver com encontros presenciais Considerar sempre as seguintes premissas: a) Os alunos são orientados pela Internet. b) Os alunos acessam individualmente em horários e locais de conveniência pessoal. c) Todo o material do curso deve estar disponível a todos, durante todo o tempo.

Ferramentas para EAD - Sala Virtual Entrada Sua Foto Apresentações - Material de Trabalho Enviar Arquivos Bibliotecas Links Relacionados Material em Vídeo - Dinâmicas do Curso Quadro de Avisos Aulas e Tarefas Temas em Debate Agenda de Bate Papos Texto Colaborativo - Comunicação Correio MIRANTE Grupos e Listas Fale com o OW Construção Colaborativa Estas são as ferramentas originalmente propostas. Alterações serão efetuadas mediante a contribuição dos participantes do Projeto

Ferramentas para EAD - Web Conferência A primeira deve acontecer em novembro no curso de formação dos OW Recurso já disponibilizado em parceria com Governo federal - Vídeo Aulas Depende da contratação de recursos técnicos para produção de material e sua reprodução via Internet É um recurso previsto no projeto mas que demanda custo que a princípio a torna inviável.

Cronograma para 2009 ETAPA 1: Junho e Julho O Protótipo para testes é disponibilizado a um grupo de 100 pessoas das equipes CdTE, inscritos voluntariamente no Projeto. ETAPA 2: Agosto e Setembro Sugestões que possam melhorar as condições de funcionamento da Sala. ETAPA 3: Outubro e Novembro Cursos a Distância orientado pela Internet para capacitando para EAD na Formação Continuada em 2010. ETAPA 4: Dezembro Preparação de material para cursos EAD orientados pela Internet que serão realizados em 2010.

Cronograma para 2010 ETAPA 5: Fevereiro e Março de 2010 Turmas de EAD pelo MIRANTE, utilizando nossa Sala Virtual na Formação Continuada do pessoal da Rede Estadual. ETAPA 6: Abril e Maio de 2010 Oferta limitada de:   a) Salas Virtuais para Apoio ao Ensino Presencial       b) Salas Virtuais no Desenvolvimento de Projetos.   c) Ferramentas web para Gerência de Eventos ETAPA 7: A partir de Junho de 2010 Os aplicativos serão oferecidos a todos os professores e alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino

Novas Rotinas de Trabalho Introdução ao uso do computador passa a ser atribuição dos Orientadores Tecnológicos. NTE e PTE trabalham conteúdos pedagógicos com ferramentas multimídia mais especializadas. Entram em pauta cursos EAD para utilização dos aplicativos do Projeto Sala Virtual. Outros cursos EAD começam a ganhar espaço na carga horária das turmas dos NTE e PTE. Foco no uso de Tecnologia Educacional com Internet e pela Internet.

Projeto Sala Virtual do MIRANTE Considerações Finais Com a implantação de ferramentas web e Educação a Distância orientada pela Internet, o Projeto Sala Virtual promove mudanças nas rotinas de trabalho dos Núcleos e Pólos de Tecnologia Educacional do Estado do Rio de Janeiro. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumentos de Tecnologia Educacional será significativamente intensificada com a implantação das quatro aplicações previstas no Projeto Sala Virtual do MIRANTE José Francisco da Silveira Júnior Coordenador do Projeto Diretor do SAPI silveirajunior@educacao.rj.gov.br francisco@silveirajunior.eng.br