Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crise Econômica Colonial
Advertisements

Manifestações contra a Metrópole
MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
história da salvação A História da Salvação
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
O Quinhentismo no Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
Daniel 2,31-45 Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: “Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente,
BANDEIRISMO 1- ENTRADAS E BANDEIRAS
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
A Expansão territorial
Séculos XVII e XVIII Mineração no Brasil.
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
NOVO HAMBURGO.
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Profª. Karen Neves Olivan
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Ouro Preto A Arquitetura Esplendor
A descoberta do ouro (Século XVIII)
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Professor Edley
Movimentos Nativistas
ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
As Primeiras Reações contra a Metrópole
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Movimentos nativistas e emancipacionistas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 1.
Produção literária no Brasil-colônia
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
História do Brasil – Aula 06
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
História dos Portugueses no Mundo
Ouro Preto O Preço da Liberdade o peso da opressão...
Colonização Portuguesa na América
O Período pré-colonial
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Seminário Escolar de Historia (amostra do trabalho escolar)
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
O Nascimento de Jesus.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVII E XVIII
DIT Período colonial Metrópole x Colônia.
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
O OURO NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Texto e Foto: Marcelo JB Resende Colaboradora: Kelly Juliane Dutra (Turismo - UFOP) Não se sabe ao certo quem descobriu a primeira pedrinha de ouro. Corria algum dia entre 1693 e 1698. Provavelmente a expedição era comandada por Duarte Lopes. Naqueles idos bandeirantes serpenteavam as montanhas de Minas em busca da lendária Serra de Sabarabuçu, relatada pelos índios. Eram homens rudes, pois as adversidades assim exigiam, mas não perdiam a sensibilidade para reconhecer o fausto. Tanto é assim que nosso anônimo descobridor decerto ficou curioso com as pedrinhas escuras encontradas, enquanto escarafunchava o rio Tripuí (água veloz, em tupi). Ouro negro, eclipse de um sol de mais puro quilate, encoberto por uma camada fina de óxido de ferro

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras A amostra chegou ao Rio de Janeiro, aos olhos do governador, que já havia recebido outras anteriores das minas de Itaverava. Constatado seu valor deu-se início à corrida. A fábula povoou a imaginação de aventureiros, que se introduziram nas matas num sobe e desce em busca de uma referência para a glória, um pico chamado Ita-corumi (pedra-menino), hoje Itacolomi. Aos seus pés estavam as tão sonhadas minas.

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Bandeira de Antônio Dias em 1698: a primeira a chegar. A fundação de um primitivo arraial se deu no morro de São João, onde também foi celebrada a primeira missa pelo padre João de Faria Fialho. Um grupo relativamente pequeno, que depois se multiplicaria aos milhares. Trinta anos depois a cidade contaria perto de 40 mil pessoas, a maior aglomeração de toda a América Latina. Quarenta mil interesses diferentes... E o ouro, apesar de muito, não era suficiente para alimentar a ambição. Começam os confrontos.

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Entre 1707 e 1709 ocorreu o primeiro grande conflito, envolvendo essencialmente paulistas e portugueses: a Guerra dos Emboabas. Ambos defendiam terem direitos legítimos sobre o eldorado, reivindicavam a concessão de terras e minas. Ainda em 1709 seria criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, tendo Mariana como capital. Dois anos mais tarde os núcleos de Ouro Preto, Antônio Dias, Ouro Podre e Padre Faria foram elevados à categoria de vila. Nascia a Vila Rica de Albuquerque.

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Enquanto no litoral a sociedade colonial permanecia engessada em sua estrutura fechada, em Minas nascia um caos social que se movimentava efervescentemente. Ambição era a locomotiva, o ouro o combustível. Ascensão social, embora difícil, era possível: bastava uma bateada feliz e muita astúcia. Mercadores, artesãos, engenheiros, advogados, clero, nobres, médicos, poetas, serviçais... O ecletismo se firmava, gerando uma nova consciência, um espírito libertino, capaz de caminhar com os próprios pés. Não foi uma tarefa fácil. Que o digam Felipe dos Santos e os Inconfidentes (ler "Sonho de Liberdade").

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Minas crescia e em 1720 tornou-se uma capitania autônoma, sendo a capital transferida para Vila Rica. Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis. A festa para celebrar o translado do Santíssimo Sacramento (1733), da igreja do Rosário para a matriz do Pilar, marcou esta época. Cronistas relatam a pompa das vestimentas e artefatos, repletos de ouro e pedras preciosas.

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras O fausto durou até 1750. A partir daí o metal amarelo começou a escassear. A Coroa intensifica a fiscalização, combatendo o contrabando (muito grande), e força os mineradores a garantirem as cotas estabelecidas de impostos. A opressão culminou com a Inconfidência Mineira, movimento rechaçado duramente por Portugal. Minas e o Brasil não seriam mais os mesmos.

Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras Vila Rica virou Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823 e permaneceu como capital da Província de Minas Gerais até 1897, ano da inauguração de Belo Horizonte. Os anos setecentos se foram, mas legaram um futuro que hoje nos presenteia com uma das histórias mais interessantes da saga humana.