FLÁVIA REGINA DE AMORIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aspectos macroscópicos da matéria
Advertisements

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.
Ensino Médio Química Professora: Marcia Conceição
SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Marcia Conceição
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. PROFª. Norilda Siqueira.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Disciplina: Química Fundamental
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Método Científico das Ciências da Natureza
Mudanças de Estado Físico
QUÍMICA GERAL Aula 01 – Conceitos Básicos
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
Introdução aos Materiais de Engenharia
QUÍMICA GERAL ENGENHARIA MECÂNICA
QUÍMICA GERAL LICENCIATURA EM QUÍMICA
Introdução ao Estudo da Química
CONTEUDOS 1- Propriedade dos gases 2- A primeira Lei : Conceitos
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Exercícios DE MISTURAS
Mudanças de Estado Físico da Matéria
HISTÓRICO DE QUEM PASSA NA FEDERAL Presença no mínimo de 95 % das aulas. Presença em todos simulados. Estudar por volta de 7 horas diárias sem contar as.
Aula 1 Lays Omena – Química.
Cálculo Estequiométrico
Substâncias, misturas e sistemas
A matéria Profº.: MSc. Luis Carlos F.Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE
“Classificação da matéria”
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
QUÍMICA.
Introdução.
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Matéria e Medida.
Ciências da Natureza Enem 2012
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
Exercícios Prof. Alan Ibiapina.
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Capítulo 11: Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Termodinâmica Química
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Conceitos fundamentais
SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professor: Jair Alberto
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
Substâncias e Misturas
QUESTÕES DE FÍSICA E QUÍMICA
Estados de agregação da matéria
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
Capítulo 1 – Matéria e Medidas
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Cap. 1 Matéria e medidas Grupo: Larissa Leme Resende Lucas Baldani
Forças intermoleculares, sólidos e líquidos
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
1. Apresentação do Grupo Gabriel Santos Rafael Felipe de Oliveira 2.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
Aula 1: Introdução a Química
1º Ano do Ensino Médio, escola villare
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Propriedades da Matéria
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Introdução a Química.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Transcrição da apresentação:

FLÁVIA REGINA DE AMORIM QUÍMICA GERAL Aula nº 01 FLÁVIA REGINA DE AMORIM 2013.1

O CURSO DE QUÍMICA GERAL Ementa : Estudo da Matéria; Leis Ponderais; Átomos e Elementos; Distribuição Eletrônica; Tabela periódica; Ligações Químicas e Forças Intermoleculares; Funções Inorgânicas; Reações Químicas, Balanceamento e Cálculos Estequiométricos.

Bibliografia O CURSO BIBLIOGRAFIA ADOTADA ATKINS, Peter; ONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 965p. LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: E. Blücher, 1999. 527p. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M. Química geral e reações químicas: Rio de Janeiro: Thomson, 2005. 671p. v. 1. ARTIGOS A SEREM INDICADOS PELO PROFESSOR. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR RUSSELL, John Blair. Química geral. 2.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1994. v. 2. SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 847p. BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 972p.

UNIDADE 1. Fundamentos Importância da química na engenharia e para a sociedade Conceitos fundamentais (matéria, energia, sistema, sistema aberto, fechado e isolado, estados físicos da matéria, curvas de aquecimento e resfriamento, densidade, temperaturas de fusão e ebulição, processos endotérmicos e exotérmicos, transformações físicas e químicas, reversibilidade, elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas. Propriedades da matéria (geral e específica, intensiva e extensiva, química e física).

Por que estudar QUÍMICA? INTRODUÇÃO Áreas como eletrônica, materiais, química fina, química farmacêutica, medicina e a própria pesquisa científica, seja ela acadêmica ou tecnológica, utilizam largamente os conceitos da química quântica para interpretarem seus resultados experimentais, para preverem comportamentos e, mais recentemente, para planejarem experimentos e sínteses de novas substâncias.

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O que é química? Focos de interesse da química. Qual a visão de aprendizagem subjacente aos currículos que´enfatizam o ensino de conceitos? É possível a aprendizagem de conceitos como “átomos conceituais” em estruturas complexas, relacionadas logicamente, mas sem relação com os contextos em que essa estrutura foi criada e é utilizada? É possível separar contexto, conteúdo, objetivos e processos usados na aprendizagem de um conceito científico? Se a aprendizagem é vista como dependente da interação entre estrutura conceitual e contexto, é possível pensar uma estrutura conceitual mínima que orientaria o currículo? Por que essa estrutura permanece oculta na maioria dos currículos e textos didáticos tradicionais? Fonte: MORTIMER & ROMANELLI, 2000.

Matéria e energia Unidade 1 Conceitos iniciais SISTEMA MATÉRIA ENERGIA Aberto Fechado Isolado Na verdade, não existe uma definição satisfatória para energia. Porém, pode-se afirmar que o conceito de energia está diretamente relacionado à realização de trabalho, ao fato de provocar modificações na matéria e de ser interconversível em suas várias formas (USBERCO) QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENERGIA QUE CONHECEMOS? TEMPERATURA? MEDIÇÃO DE NERGIA? ENERGIA

Unidades usuais

Propriedades e estados físicos da matéria Unidade 1 Por que estudar as propriedades dos materiais? Propriedades da matéria Geral Específica Intensiva Extensiva Química Física

Transformações de estado da matéria Unidade 1 Processos físicos!

Transformações de estado da matéria Unidade 1

Transformações de estado da matéria Unidade 1

Unidade 1

Transformações de estado da matéria Unidade 1 Mistura eutética

Transformações de estado da matéria Unidade 1 Mistura azeotrópica

Elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas Unidade 1 Elemento químico Substâncias: Simples Composta

Fórmula química

Elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas Unidade 1 Mistura

Fases Unidade 1

Sistemas homogêneos e heterogêneos Unidade 1

Transformações físicas e químicas Unidade 1 Processos (tranformações) físicos Processos (transformações) químicos EQUAÇÃO QUÍMICA REAÇÃO QUÍMICA REVERSÍVEL?

Transformações físicas e químicas Unidade 1 Equação química

Exercício 1 Substância simples ou composta?

Exercício 2

Exercícios Unidade 1 3) Na respiração, durante a inspiração nosso organismo absorve o gás oxigênio e na expiração, libera gás carbônico. Quais as fórmulas dos gases mencionados? 4) Qual a diferença entre as representações: 3O e O3? 5) Qual é a diferença entre evaporação e ebulição? Apresente exemplos.

6) Indicar o número de fases de uma mistura de areia, carvão em pó, água e pouco sal. 7) Quantos componentes e quantas fases apresenta um sistema formado por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100mL de álcool, 100mL de água e dois cubos de gelo? 8) Escreva os nomes e os símbolos de dois elementos cujos nomes comecem com a letra S. 9) O alumínio é o metal mais abundante da crosta terrestre e o nitrogênio está presente em maior proporção no ar atmosférico. Dar o símbolo do alumínio e a fórmula do gás nitrogênio. Unidade 1

Exercícios Unidade 1 10) Calcular a densidade de uma barra de alumínio cujo volume é 5,26 cm3 e cuja massa é 14,2g. 11) Calcular o volume de uma moeda de cobre que pesa (massa) 3,14g.

Exercício 12

Exercício 13 Unidade 1 Conceitue: Sistema aberto. Matéria e energia Sistema fechado. Temperatura de fusão e ebulição Sistema isolado. Sistema homogêneo. Mistura azeotrópica. Dê um exemplo. Sistema heterogêneo. Propriedades intensivas da matéria. Dê dois exemplos. Mistura eutética. Dê um exemplo. Substância simples. Dê três exemplos. Propriedades extensivas da matéria. Dê dois exemplos. Substância composta. Dê três exemplos. Sistema.

Unidade 1 fim