Drogas e juventude: como orientá-los?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DROGAS, e eu com isso? Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho - REPLAN
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
A escola e a prevenção ao uso de drogas
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Dependência Química Abuso de Substâncias
Estudantes ensino fundamental e médio
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
O Uso de Drogas e as Mulheres
Epidemiologia das Dependências Químicas
Organização: Associação de Estudantes
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo.
Políticas Públicas e Álcool
Maconha: Avaliação Psiquiátrica
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
FAMÍLIA DO DEPENDENTE: COMO AJUDAR?
Prevenção de Drogas na Escola
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Álcool.
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Maria de Fátima Rato Padin
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
PALESTRA REFLEXÕES “A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O SERVIDOR PÚBLICO”
Orientação aos pais.
Epidemiologia do Consumo de drogas entre estudantes
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Comportamento no Trânsito
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
Diretrizes de um programa de prevenção
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Comportamento no Trânsito Comportamento. IntroduçãoIntrodução  Na busca de subsídios para respaldar uma nova campanha educativa, voltada para o jovem.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
II LENAD Consumo de Substâncias entre Mulheres Brasileiras
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
DROGAS ILÍCITAS  .
Violência e Uso de Drogas:
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Problemas com álcool e drogas Ações preventivas na comunidade Relevância A mortalidade brasileira é das dez mais altas do mundo para os jovens de 15 a.
Transcrição da apresentação:

Drogas e juventude: como orientá-los? Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade Professor Titular da Faculdade de Medicina do ABC Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP

Cenário atual 1. Realidade preocupante: drogas fazem parte do mundo. 2. Álcool: droga legal - a venda é proibida para menores de 18 anos, mas mesmo assim muitos jovens acabam consumindo bebidas alcoólicas. 3. Pais, educadores e profissionais de saúde: têm dúvidas quanto a melhor forma de orientar o jovem.

Anfetamina tipo estimulante Cenário geral: drogas no mundo Extensão do abuso de drogas nos últimos 12 meses, no mundo, no período de 2005 a 2006 (UNDCP, World Drug Report 2007) Drogas ilícitas Maconha Anfetamina tipo estimulante Cocaína Opióides Heroína Anfetamina Ecstasy Global (milhões de pessoas) 200 158,8 24,9 8,6 14,3 15,6 11,1 Porcentagem da população global (entre 15-64 anos) 4,8% 3,8% 0,6% 0,2% 0,3% 0,4%

Uso de drogas na vida por três segmentos populacionais brasileiros (%) (CEBRID, 2005)

Prevalência de uso de drogas na vida, entre estudantes de graduação da USP – campus São Paulo 2001 (Stempliuk e col., 2003)

Algumas conseqüências do consumo de álcool e outras drogas entre jovens: Brigas DST’s/AIDS Gravidez Acidentes de trânsito

Bebida e direção 36% dos universitários não bebe quando sai, mas 80% diz que apesar de não dirigir após beber, voltam de festas com amigos que beberam. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2007 Vídeo Beber ou Dirigir

Bebida e direção Vídeo Beber ou Dirigir

A idade de experimentação é crucial Quanto mais cedo o jovem começar a beber ou usar drogas, mais cedo ele poderá ter problemas relacionado ao uso

Informações importantes para profissionais que lidam com jovens: Classificação das drogas: Depressoras Estimulantes Perturbadoras

Drogas depressoras do SNC Lentificam ou diminuem a atividade cerebral, além de propriedade analgésica Álcool Benzodiazepínicos e barbitúricos Opiáceos Solventes

Drogas estimulantes do SNC Promovem aumento da vigília e atenção, aceleração do pensamento e euforia Anfetaminas e derivados Cocaína/ crack Nicotina Cafeína

Drogas perturbadoras do SNC Produção de quadros de alucinação ou ilusão Cannabis Mescalina MDMA - (Ecstasy) Anticolinérgicos naturais e sintéticos LSD Ayahuasca ou Santo Daime

O uso de uma droga leva a outras drogas? Risco Relativo, RR = 2.8 Exposição a oportunidade de maconha RR = 4.8 Uso de Tabaco Uso de Maconha Uso de Cocaína Exposição a oportunidade de cocaína RR = 5.0 RR = 19.3 Wagner & Anthony, 2002

Uso, Abuso e Dependência Não uso Uso experimental Uso esporádico Uso freqüente Uso pesado Abuso Dependência

Padrões de consumo de drogas Problema + problema - dependência + problema + dependência Usuário problema Usuário dependente Dependência - problema - dependência Usuário social

Epidemiológicas para os Estimativas Epidemiológicas para os Estados Unidos, 1992-1998 Tabaco, 1 em 3 Heroína, 1 em 4-5 Inalantes, 1 em 20 Estimativa da fração de usuários de drogas que se tornam dependentes Crack, 1 em 5 (??) Alucinógenos, 1 em 20 Cocaína, 1 em 6 Analgésicos opióides, 1 em 11 Álcool, 1 em 7-8 Ansiolíticos, sedativos, & hipnóticos, 1 em 11 Estimulantes que não a cocaína, 1 em 9 Maconha, 1 em 9-11 (Adaptado de Anthony et al., 1994)

Por que algumas pessoas tornam-se dependentes e outras não? Vulnerabilidade Por que algumas pessoas tornam-se dependentes e outras não? What makes some people more vulnerable to drug addiction? Many people try drugs without getting addicted, while others do become addictedsome quickly and easily.

Etiologia da Dependência Multifatorial Herança familiar Psicopatologia Cultura (religião) Ambiente familiar Pressão de grupo Acesso

O que fazer? Profissionais devem apostar na prevenção Prevenção primária Prevenção secundária Prevenção terciária

Estratégias para viabilizar programas efetivos de prevenção Atingir múltiplos sistemas Iniciar as intervenções cedo na vida Conhecer a realidade sobre as drogas Fortalecer os jovens Promover fatores protetores

Estratégia 1 Atingir Múltiplos Sistemas Envolver toda a comunidade: alunos, professores, pais, imprensa, funcionários e representantes comunitários. Educação apenas não resolve. Importância das normas claras. Importância dos modelos (posturas e atitudes): pais, professores, chefes, amigos, entre outros.

Estratégia 2 Iniciar as intervenções cedo na vida Idade do primeiro uso de álcool e tabaco entre estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio: cerca de 12 anos. Idade do primeiro uso de maconha: cerca de 13 anos Idade do primeiro uso de cocaína: cerca de 14 anos

Estratégia 3 Conhecer a realidade sobre as drogas Quebra dos mitos Efeitos e conseqüências de curto e longo prazo

Alguns mitos dos pais “O problema começou quando descobri que meu filho estava usando drogas” “Isto nunca vai acontecer com meu filho” “A culpa é das más companhias” “Se houver algum problema de drogas na escola, ela que resolva; eu não tenho nada com isso” “Já cansei de dizer ao meu filho...”

Estratégia 4 Fortalecer os jovens Desenvolver autonomia, responsabilidade, auto-estima e funcionamento adequado em grupos. Aprender a compartilhar idéias, atividades e o respeito ao outro. Importância dos esportes, teatro, dança, entre outros.

Estratégia 5 Promover nos jovens os fatores protetores Um relacionamento afetivo e acolhedor com pelo menos uma outra pessoa. Expectativas positivas de si mesmo. Promoção de festas sem álcool, sistema de tutores, entre outros.

Material de apoio Livreto e DVD “Como falar sobre uso de álcool com seus filhos”

O exemplo não é a melhor forma de ensinar algo a alguém: é a única

Onde encontrar informações sobre álcool e drogas? CISA: www.cisa.org.br OBID: www.obid.senad.gov.br GREA: www.grea.org.br Álcool e Drogas sem Distorção:aed.one2one.com.br/alcooledrogas CEBRID: www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid ABRAMD: www.abramd.org.br/ ABEAD: www.abead.com.br/ UNIAD: www.uniad.org.br/