A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton."— Transcrição da apresentação:

1 Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton Buss - Nutricionista NASF Gabriela Warmling – Enfermeira UBS Jaqueline Wiggers – Psicóloga NASF Rosinete Schueroff – Coordenadora NASF Angela Maria Nack Candido – Assistência Social CRAS Leonete Schuelter – Assistente Social CRAS Simone Moreira – Psicóloga CRAS Gisela da Silva Schuelter – Psicóloga Sec. Mun. Educação

2 Introdução No Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas é um hábito cultural. (BRASIL, 2007). De acordo com dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (UNIFESP), o álcool é a droga lícita mais utilizada no Brasil.

3 Rio Fortuna População total de 4.646 habitantes (IBGE, 2010). 2 Equipes de Estratégia de Saúde da Família; 1 equipe do NASF. Relatos dos munícipes e a observação da equipe de saúde, a cidade tem um número crescente de usuários de álcool e drogas, tanto de adolescentes quanto de adultos jovens.

4 Justificativa Política Nacional de Promoção da Saúde Diretrizes e princípios do SUS Ações intersetoriais Prevenção e promoção.

5 Justificativa Público alvo Adolescentes do Ensino Médio Parcela da população mais vulnerável Drogas

6 Objetivo Geral Ações educativas de sensibilização Uso abusivo de álcool e outras drogas Promovendo a cultura da paz e não violência.

7 Objetivos Específicos Capacitar os profissionais da equipe do projeto sobre o tema álcool e outras drogas; Desenvolver palestras educativas; Informar a população sobre o problema do uso e abuso de álcool e outras drogas; Responsabilizar os alunos sobre o papel e o dever de cada indivíduo na sociedade;

8 Objetivos Específicos Possibilitar o envolvimento da equipe do projeto com a escola; Estimular o relacionamento entre alunos, professores e equipe do projeto ; Propiciar a reflexão dos adolescentes sobre os seus objetivos de vida; Incentivar formas de lazer mais saudáveis.

9 Metodologia Coordenação: NASF Profissionais envolvidos: NASF e Unidade Básica de Saúde; Centro de Referência de Assistência Social; Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação; Escola estadual e Municipal; Conselho da Comunidade (COMARCA Braço do Norte); Polícia Militar. Outros profissionais foram convidados para auxiliar em algumas atividades.

10 Metodologia  Reuniões para planejamento e avaliação das ações, com a direção e professores das escolas e entre a equipe;  Palestras de sensibilização;  Atividades de reflexão sobre o objetivo de vida e deveres de cidadão;  Divulgação das ações para a comunidade.

11 Desenvolvimento No ano de 2012 as ações foram de pesquisa, planejamento e capacitação. 1º semestre: Reuniões com a equipe e escola. 2º semestre: Pesquisa (Diagnóstico Situacional); Início das ações.

12 Dados da Pesquisa Foram avaliados 137 alunos entre 14 e 20 anos de idade. Estimulo dos pais e familiares 69,3% bebem por diversão/prazer; 42,2% para acompanhar os amigos. 69,3% bebem por diversão/prazer; 42,2% para acompanhar os amigos. 2012

13 Desenvolvimento Com esses dados, planejou-se o desenvolvimento das ações, que tiveram como foco o uso e abuso de álcool. 2012 Interação com os alunos e envolvimento da família.

14 Desenvolvimento Roda de conversa e dinâmicas; Concurso para nomear o Projeto e criar a logo. 2012

15 Logo criada pelo aluno Carlos Augusto Araújo Bloemer. 2ª 01. EEBNSF, 2012. 2012

16 Desenvolvimento Teatro “Minha Vida” (Reflexão sobre os objetivos de vida de cada um). 2012

17 Desenvolvimento Palestra para os pais com a promotora de Justiça “O papel dos pais na vida dos filhos”. 2012

18 Desenvolvimento Panfleto para sensibilização comunitária. 2012

19 Desenvolvimento Novo foco para as ações: 2013 Prevenção álcool e outras drogas Promoção da Cultura da Paz

20 Desenvolvimento Cursos e reuniões de planejamento e avaliação com a equipe e os professores; Palestras de orientação para os alunos ; Inserção do tema em atividades da escola: Teatros; Projeto de Vida; Terapia do Abraço. 2013

21 Desenvolvimento Revitalização do Muro da Escola; “O que eu espero das pessoas / Pequenas atitudes que fazem o mundo melhor”. 2013 Ação da escola (Professora de Artes) em parceria com o Projeto Cultura da Paz.

22 Desenvolvimento Projeto de Vida: Solicitação da escola – Ensino Médio. 1.Reflexão sobre o presente; 2.Elaboração do Quadro dos Sonhos; 3.Definição de Objetivos e Metas. Ação do Projeto Cultura da Paz em parceria com a escola (Professor de Filosofia)

23 Desenvolvimento Relatos dos Alunos: “Eu acho que devem continuar fazendo isso, pois me ajudou muito e tenho certeza que ajudará outras pessoas também.” (T.B.M) 3ª 03 EM. “Me ajudou a perceber que não adianta só sonhar, a gente precisa se planejar para que as coisas realmente aconteçam.” (S.D.A.) 3ª 01 EM.

24 Considerações importantes Planejar a promoção de saúde. (Datas) Resultados positivos Continuidade - intensificando as ações e ampliando a população alvo. Resultados positivos Continuidade - intensificando as ações e ampliando a população alvo.

25 Nossos Resultados


Carregar ppt "Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google