ESGB EI2 – EFA 2009/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais utilizados na Indústria Eléctrica e Electrónica
Advertisements

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Díodo Zener
Iniciação à electricidade
Estrutura atómica da matéria
Eletricidade I
A Electrónica.
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
Lei de OHM.
Resistência elétrica.
Módulo 6 Rosângela Moreira
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
1° Aula – Práticas Profissionais
Introdução às Medidas em Física a Aula
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
Electricidade vs Perigo?
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Resistência elétrica.
Lei de OHM.
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
Eletricidade e Mecânica
Eletricidade Básica Prof. Raul Diaz Rosas.
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
LEI DE OHM OBSERVEM OS DOIS CIRCUITOS AVAV SE COLOCAR-MOS A MESMA RESISTÊNCIA NOS DOIS CIRCUITOS... ? 50 V100 V.
Filipa Vicente Escola Manuel de Figueiredo. Filipa Vicente Escola Manuel de Figueiredo nÉnÉ uma grandeza física que mede a dificuldade que.
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Aula experimental – Relógio logarítmico
A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?
Electricidade Educação Tecnológica.
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
Filipa Vicente Prof. Filipa Vicente Filipa Vicente Prof. Filipa Vicente nÉnÉ uma grandeza física que mede o número de electrões.
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Polaridade dos transformadores
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
I.E.F.P – Évora Electricidade de Instalações Vítor dos Santos 16/02/2011.
Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p). Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p)
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Prof. Filipa Vicente
ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5
Eletrostática Leis de Ohm Professor Sandro Dias Martins.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA COMPARANDO AS CORRENTES AO APLICARMOS A MESMA TENSÃO EM DUAS LÂMPADAS DIFERENTES.
Unidade 5 Corrente elétrica e circuitos elétricos.
5.5 Resistência elétrica. 5.5 Resistência elétrica.
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
II. Resistência elétrica
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Profa. Marisa Cavalcante Eletrodinâmica Conceitos básicos.
Transcrição da apresentação:

ESGB EI2 – EFA 2009/2012

LEI DE OHM Lei mais importante da electricidade. E também a mais conhecida. A Lei de Ohm diz que: A corrente I que passa num dado circuito eléctrico, é proporcional à tensão U aplicada e inversamente proporcional à resistência R do circuito I = U / R Desta expressão podemos retirar outras duas que nos permitem calcular o valor de uma grandeza (U ou I) em função das outras duas:                                

Tensão Eléctrica (U) A primeira grandeza eléctrica fundamental é a diferença de potencial ou tensão que se representa pela letra U e se exprime na unidade chamada volt (V). Esta unidade mede-se com um aparelho chamado voltímetro.                                                                                                  O potencial de um ponto ou de um condutor é a diferença de potencial entre esse ponto ou esse condutor e o potencial que se tome para referência ou nível zero. Todos os aparelhos eléctricos têm algumas características que convém respeitar numa utilização correcta

Corrente Eléctrica (I) Quando se fecha um circuito eléctrico isto é, quando se estabelece um caminho fechado, aparece nos condutores e nos restantes componente do circuito uma corrente eléctrica, desde que haja uma diferença de potencial entre as extremidades do circuito. A corrente eléctrica é uma corrente de electrões e estes, como é lógico, podem deslocar-se em maior ou menor quantidade. Esta quantidade de electrões, ou de corrente eléctrica, designa-se por intensidade de corrente, e representa-se simbolicamente pela letra l. Intensidade de corrente é a quantidade de electricidade que passa num ponto de um circuito, na unidade de tempo Os condutores que nos circuitos eléctricos transportam a corrente eléctrica têm uma capacidade máxima de transporte sem perigo de aquecimento excessivo, que depende da sua secção.

Resistência Eléctrica (R) Por experiência sabemos que nem todos os materiais se comportam do mesmo modo perante a corrente eléctrica. Uns permitem com muita facilidade a passagem da corrente de electrões livres que constitui essa corrente, como por exemplo os cobre, a prata e o alumínio e chamam-se bons condutores ou simplesmente condutores. Outros oferecem grande dificuldade à passagem da mesma corrente e são maus condutores, como por exemplo o cromo-níquel. Outros, ainda impedem a passagem da corrente eléctrica e dizem-se isoladores, como é o caso do vidro e da cerâmica. Em electricidade chama-se resistência à oposição ao deslocamento da corrente eléctrica. Resistência eléctrica de um condutor, ou de outro corpo qualquer, é a maior ou menor dificuldade que ele apresenta à passagem da corrente eléctrica. Assim sendo, há que ter a noção de que não existem condutores perfeitos; todos os materiais têm uma resistência eléctrica maior que 0 Ohms. A resistência de um condutor depende essencialmente da natureza do material de que é feito, através de uma sua característica chamada resistividade do material que se

Fig. 1 -  Condutores óhmicos (obedecem a lei de Ohm)  Os condutores que obedecem à lei de Ohm, como é o caso do cobre, designam-se por condutores óhmicos. Estes condutores têm também o nome de condutores lineares, uma vez que o gráfico que relaciona V e I é uma linha recta (que passa pela origem do sistema de eixos coordenados). Dito de outra forma, num condutor óhmico a resistência não depende do valor da intensidade da corrente I que o percorre (ou da diferença de potencial, V).