Prof. Juliana Fernandes Camapum

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Transcrição da apresentação:

Prof. Juliana Fernandes Camapum Fundamentos de Redes Prof. Juliana Fernandes Camapum juliana@ene.unb.br www.ene.unb.br/~juliana/cursos/fundamentos 2a: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Camada de Aplicação Metas do capítulo: aspectos conceituais e de implementação de protocolos de aplicação em redes modelos de serviço da camada de transporte Arquitetura cliente- servidor Arquitetura peer-to- peer (P2P) aprenda sobre protocolos através do estudo de protocolos populares da camada de aplicação: HTTP FTP SMTP/ POP3/ IMAP DNS 2a: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 A Web e o HTTP 2.3 Transferência de Arquivo (File Transfer) FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS: serviço de diretório da Internet 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2a: Camada de Aplicação

Algumas aplicações de rede E-mail Web Instant messaging Login remoto Compartilhamento de arquivos P2P Jogos de rede multi-usuários Vídeo-clipes armazenados Voz sobre IP Vídeo conferência em tempo real Computação paralela em larga escala ? 2a: Camada de Aplicação

Criando uma aplicação de rede São programas que Executam em diferentes sistemas finais Comunicam-se através da rede Ex., Web: servidor Web (Apache, Microsoft) envia página Web (documento HTML) requisitada pelo navegador (browser-Internet Explorer) através de uma troca de mensagens (HTTP) São programas não relacionados ao núcleo da rede Dispositivos do núcleo da rede não executam aplicações de usuários Aplicações nos sistemas finais permite rápido desenvolvimento e disseminação aplicação transporte rede enlace física 2a: Camada de Aplicação

Arquiteturas das aplicações Cliente-servidor Peer-to-peer (P2P) Híbrido de cliente-servidor e P2P 2a: Camada de Aplicação

Arquitetura cliente-servidor Sempre ligado Endereço IP permanente Provê serviços pedidos pelo cliente Escalabilidade com server farms - conjunto de servidores que formam um servidor virtual único – infra-estrutura intensa (Google,Amazon,YouTube, YahooMail) Cliente: Comunica-se com o servidor (“fala primeiro”) Pede serviços ao servidor Pode estar conectado intermitentemente Pode ter endereços IP dinâmicos Não se comunica diretamente com outros clientes 2a: Camada de Aplicação

Porém, difícil de gerenciar Arquitetura P2P pura Não há servidor sempre ligado Sistemas finais arbitrários se comunicam diretamente chamados pares (peers) Não passam por servidores dedicados, são controlados por usuários Pares estão conectados intermitentemente e mudam endereços IP Exemplo: BitTorrent (distribuição arquivos), eMule (compartilhamento arquivos), Skype (telefonia) Alta escalabilidade Porém, difícil de gerenciar 2a: Camada de Aplicação

Híbrido de cliente-servidor e P2P Napster (extinta) Transferência de arquivos P2P Busca de arquivos centralizada: Pares registram conteúdo no servidor central Pares consultam o mesmo servidor central para localizar conteúdo Mensagem instantânea - Instant messaging Conversa entre dois usuários é P2P Localização e detecção de presença centralizadas: Usuários registram o seu endereço IP junto ao servidor central quando ficam online Usuários consultam o servidor central para encontrar endereços IP dos outros usuários 2a: Camada de Aplicação

Processos em comunicação Processo: programa que é executado em um hospedeiro processos no mesmo hospedeiro se comunicam usando comunicação entre processos definida pelo sistema operacional (SO) processos em hospedeiros distintos se comunicam por protocolo da camada de aplicação, trocando mensagens através da rede Processo servidor: processo que espera para ser contactado Processo cliente: processo que inicia a comunicação Faz a interface com o usuário “acima” e com a rede “abaixo” implementa protocolos nível de aplicação Ex. Web: browser Nota: aplicações com arquiteturas P2P possuem processos clientes e processos servidores 2a: Camada de Aplicação

Sockets (Portas) Os processos enviam/ recebem mensagens para/dos seus sockets Um socket é análogo a uma porta Processo transmissor envia a mensagem através da sua porta O processo transmissor assume a existência da camada de transporte no outro lado da sua porta A camada de transporte faz com que a mensagem chegue à porta do processo receptor processo TCP com buffers, variáveis socket Cliente processo TCP com buffers, variáveis socket Servidor controlado pelo desenvolvedor da aplicação (Browser) Internet controlado pelo SO API – Interface de programação de aplicação – interface entre a aplicação e a camada de transporte: (1) escolha do protocolo de transporte; (2) habilidade para fixar alguns parâmetros (ex. tamanho máximo do buffer e do segmento) 2a: Camada de Aplicação

Endereçando os processos Para que um processo receba mensagens, ele deve possuir um identificador Cada host possui um endereço IP único de 32 bits P: o endereço IP do host no qual o processo está sendo executado é suficiente para identificar o processo? Resposta: Não, muitos processos podem estar executando no mesmo host O identificador inclui tanto o endereço IP quanto os números das portas associadas com o processo no host. Exemplo de números de portas: Servidor HTTP: porta 80 Servidor de Correio: porta 25 Mais sobre isto posteriormente. 2a: Camada de Aplicação

Os protocolos da camada de aplicação definem Tipos de mensagens trocadas, ex. mensagens de pedido e resposta Sintaxe dos tipos das mensagens: campos presentes nas mensagens e como são identificados Semântica dos campos, i.e., significado da informação nos campos Regras para quando os processos enviam e respondem às mensagens Protocolos de domínio público: definidos em RFCs Permitem a interoperação ex, HTTP e SMTP Protocolos proprietários: Ex., KaZaA, Skype 2a: Camada de Aplicação

De que serviço de transporte uma aplicação precisa? Largura de banda algumas aplicações (p.ex., multimídia) requerem quantia mínima de banda para serem “viáveis” outras aplicações (“apls elásticas”) conseguem usar qualquer quantia de banda disponível Segurança Criptografar os dados para garantir confidenciabilidade Autenticidade TCP-enhanced with SSL (Capt. 8) Perda de dados algumas aplicações (p.ex. áudio) podem tolerar algumas perdas outras (p.ex., transf. de arquivos, telnet) requerem transferência 100% confiável Temporização algumas aplicações (p.ex., telefonia Internet, jogos interativos) requerem baixo retardo para serem “viáveis” SSL = Secure Socket Layer 2a: Camada de Aplicação

Requisitos do serviço de transporte de aplicações comuns Sensibilidade temporal não sim, 100’s mseg sim, alguns segs sim e não Aplicação transferência de arqs correio documentos WWW áudio/vídeo de tempo real videoconferência áudio/vídeo gravado jogos interativos Mensagem instantânea Perdas sem perdas tolerante Banda elástica áudio: 5Kb-1Mb vídeo:10Kb-5Mb como anterior > alguns Kbps A Internet de hoje ainda não provê garantia de Banda e Sensibilidade Temporal 2a: Camada de Aplicação

Serviços providos por protocolos de transporte Internet Serviço TCP: Orientado à conexão: inicialização requerida entre cliente e servidor transporte confiável entre processos remetente e receptor controle de fluxo: remetente não vai “afogar” receptor controle de congestionamento: estrangular remetente quando a rede estiver carregada não provê: garantias temporais ou de banda mínima Serviço UDP: transferência de dados não confiável entre processos remetente e receptor não provê: estabelecimento da conexão, confiabilidade, controle de fluxo, controle de congestionamento, garantias temporais ou de banda mínima Protocolo leve P: Qual é o interesse em ter um UDP? 2a: Camada de Aplicação

Aplicações Internet: seus protocolos e seus protocolos de transporte Protocolo da camada de apl SMTP [RFC 2821] telnet [RFC 854] HTTP [RFC 2616] FTP [RFC 959] HTTP(ex. YouTube), RTP SIP, RTP, ou Proprietário (Skype) Protocolo de transporte usado TCP TCP ou UDP tipicamente UDP Aplicação correio eletrônico acesso terminal remoto Web transferência de arquivos streaming multimídia telefonia Internet 2a: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 Web e HTTP 2.3 FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2a: Camada de Aplicação

URL = Uniform Resource Locator Web e HTTP Páginas Web consistem de objetos Objeto pode ser um arquivo HTML, uma imagem JPEG, um vídeo clipe, um arquivo de áudio,… Páginas Web consistem de um arquivo HTML base que inclui vários objetos referenciados Cada objeto é endereçável por uma URL Exemplo de URL: www.someschool.edu/someDept/pic.gif nome do hospedeiro servidor nome do caminho URL = Uniform Resource Locator 2a: Camada de Aplicação

Servidor rodando um servidor Web Protocolo HTTP HTTP: HyperText Transfer Protocol – protocolo de transferência de hipertexto protocolo da camada de aplicação da Web arquitetura cliente/servidor cliente: browser que pede, recebe, “mostra” objetos Web servidor: servidor Web envia objetos em resposta a pedidos HTTP 1.0: RFC 1945 HTTP 1.1: RFC 2068 pedido http PC executa Explorer resposta http pedido http Servidor rodando um servidor Web (ex. UnB) resposta http Mac executa Navigator 2a: Camada de Aplicação

Mais sobre o protocolo HTTP Usa serviço de transporte TCP: cliente inicia conexão TCP (cria socket) ao servidor, porta 80 servidor aceita conexão TCP do cliente mensagens HTTP (mensagens do protocolo da camada de apl) trocadas entre browser (cliente HTTP) e servidor Web (servidor HTTP) encerra conexão TCP HTTP é “sem estado” servidor não mantém informação sobre pedidos anteriores do cliente Nota Protocolos que mantêm “estado” são complexos! história passada (estado) tem que ser guardada Caso caia servidor/cliente, suas visões do “estado” podem ser inconsistentes, devem ser reconciliadas 2a: Camada de Aplicação

Conexões HTTP HTTP não persistente No máximo um objeto é enviado numa conexão TCP HTTP/1.0 usa o HTTP não persistente HTTP persistente Múltiplos objetos podem ser enviados sobre uma única conexão TCP entre cliente e servidor HTTP/1.1 usa conexões persistentes no seu modo default 2a: Camada de Aplicação

Exemplo de HTTP não persistente Supomos que usuário digita a URL www.algumaUniv.br/algumDepartmento/index.html (contém texto, referências a 10 imagens jpeg) 1a. Cliente http inicia conexão TCP a servidor http (processo) www.algumaUniv.br na Porta 80 padrão para servidor http. 1b. servidor http no hospedeiro www.algumaUniv.br espera por conexão TCP na porta 80. “aceita” conexão, avisando ao cliente 2. cliente http envia mensagem de pedido de http (contendo URL incluindo /algumDepartamento /index.html) através do socket da conexão TCP 3. servidor http recebe mensagem de pedido, formula mensagem de resposta contendo objeto solicitado (algumDepartmento /index.html), envia mensagem via socket tempo 2a: Camada de Aplicação

Exemplo de HTTP não persistente (cont.) 4. servidor http encerra conexão TCP . 5. cliente http recebe mensagem de resposta contendo arquivo html, mostra html. Analisando arquivo html, encontra 10 objetos jpeg referenciados 6. Passos 1 a 5 repetidos para cada um dos 10 objetos jpeg tempo 2a: Camada de Aplicação

Modelagem do tempo de resposta Definição de RTT (Round Trip Time): intervalo de tempo entre a ida e a volta de um pequeno pacote entre um cliente e um servidor Tempo de resposta: um RTT para iniciar a conexão TCP um RTT para o pedido HTTP e o retorno dos primeiros bytes da resposta HTTP tempo de transmissão do arquivo total = 2RTT+tempo de transmissão tempo para transmitir o arquivo Inicia a conexão TCP RTT solicita arquivo recebido tempo 2a: Camada de Aplicação

HTTP com conexão persistente Problemas com o HTTP não persistente: requer 2 RTTs para cada objeto SO aloca recursos do host para cada conexão TCP os browser freqüentemente abrem conexões TCP paralelas para recuperar os objetos referenciados HTTP persistente o servidor deixa a conexão aberta após enviar a resposta mensagens HTTP seguintes entre o mesmo cliente/servidor são enviadas nesta conexão Persistente sem pipelining (paralelismo): o cliente envia um novo pedido apenas quando a resposta anterior tiver sido recebida um RTT para cada objeto referenciado Persistente com pipelining default no HTTP/1.1 o cliente envia os pedidos logo que encontra um objeto referenciado pode ser necessário apenas um RTT para todos os objetos referenciados 2a: Camada de Aplicação

Formato de mensagem HTTP: pedido Dois tipos de mensagem HTTP: pedido, resposta mensagem de pedido HTTP: ASCII (formato legível por pessoas) linha de requisição (comandos GET, POST, HEAD, PUT, DELETE) GET /somedir/page.html HTTP/1.0 Host: www.someschool.edu User-agent: Mozilla/4.0 Connection: close Accept-language:fr (carriage return (CR), line feed(LF) adicionais) linhas do cabeçalho Carriage return e line feed, linha em branco, indicam fim de mensagem ASC II - American Standard Code for Information Interchange II 256 caracteres codificados em 8 bits 2a: Camada de Aplicação

Mensagem de pedido HTTP: formato geral Linha de requisição Linhas do Cabeçalho Linha em branco Corpo da mensagem 2a: Camada de Aplicação

Tipos de métodos HTTP/1.0 GET POST HEAD HTTP/1.1 GET, POST, HEAD PUT Usuário requisita um objeto POST Usuário preenche formulário (colocado no corpo da mensagem) HEAD Pede para o servidor não enviar o objeto requerido junto com a resposta (usado p/ depuração) HTTP/1.1 GET, POST, HEAD PUT Upload de arquivo contido no corpo da mensagem para o caminho especificado no campo URL DELETE Usuário exclui do servidor Web arquivo especificado no campo URL 2a: Camada de Aplicação

Enviando conteúdo de formulário Método POST : Conteúdo é enviado para o servidor no corpo da mensagem Método GET: Conteúdo é enviado para o servidor no campo URL: Exemplo: preencher formulário usando método GET - formulário possui dois campos de entrada preenchidos com monkeys e banana www.somesite.com/animalsearch?monkeys&banana 2a: Camada de Aplicação

Formato de mensagem HTTP: resposta linha de estado (protocolo, código de estado, frase de estado) HTTP/1.1 200 OK Connection close Date: Thu, 06 Aug 1998 12:00:15 GMT Server: Apache/1.3.0 (Unix) Last-Modified: Mon, 22 Jun 1998 …... Content-Length: 6821 Content-Type: text/html dados dados dados dados ... linhas de cabeçalho Número de bytes do objeto Quando o objeto foi criado ou modificado dados, p.ex., arquivo html solicitado 2a: Camada de Aplicação

Códigos de estado da resposta HTTP Na primeira linha da mensagem de resposta servidor->cliente. Alguns códigos típicos: 200 OK sucesso, objeto pedido segue mais adiante nesta mensagem 301 Moved Permanently objeto pedido mudou de lugar, nova localização especificado mais adiante nesta mensagem (Location:) 400 Bad Request mensagem de pedido não entendida pelo servidor 404 Not Found documento pedido não se encontra neste servidor 505 HTTP Version Not Supported versão de http do pedido não usada por este servidor 2a: Camada de Aplicação

Cookies: manutenção do “estado” da conexão São textos que podem ser armazenados no disco rígido com dados do usuário. Permitem que sites identifiquem e monitorem os seus usuários. Muitos dos principais sites Web usam cookies Quatro componentes: linha de cabeçalho do cookie na mensagem de resposta HTTP Set-cookie: 1678 linha de cabeçalho do cookie na mensagem de pedido HTTP Cookie: 1678 arquivo do cookie mantido no host do usuário e gerenciado pelo browser do usuário Banco de Dados (BD) de apoio no site Web Exemplo: Suzana acessa a Internet sempre do mesmo PC Ela visita um site específico de comércio eletrônico pela primeira vez Quando os pedidos iniciais HTTP chegam no site, o site cria uma ID (ex. 1678) única e cria uma entrada para a ID no Banco de Dados de apoio 2a: Camada de Aplicação

Cookies: manutenção do “estado” (cont.) cliente servidor msg usual pedido http resposta usual http + Set-cookie: 1678 cookie: 1678 resposta usual http ação específica do cookie arquivo de Cookies Host - ID ebay: 8734 servidor cria a ID 1678 para o usuário entrada no BD de apoio arquivo de Cookies amazon: 1678 ebay: 8734 acesso uma semana depois: acesso arquivo de Cookies amazon: 1678 ebay: 8734 2a: Camada de Aplicação

Cookies (continuação) nota O que os cookies podem fazer: Autorização após armazenamento do registro da pessoa Registro da lista de compras no Ecommerce Sugestões -recomendar produtos estado da sessão do usuário (Web email) – identificação do usuário Eles armazenam coisas que você acessou, sites que você viu Cookies e privacidade: cookies permitem que os sites aprendam muito sobre você você pode fornecer nome e e-mail para os sites mecanismos de busca usam redirecionamento e cookies para aprender ainda mais sobre você agências de propaganda obtêm perfil a partir dos sites visitados e oferecem produtos perturbando os usuários (ex. DoubleClick) 2a: Camada de Aplicação

Cache Web (servidor proxy) Meta: atender pedido do cliente sem envolver servidor de origem usuário configura browser: acessos Web via proxy (representante) cliente envia todos pedidos HTTP ao proxy se objeto está no cache , este o devolve imediatamente na resposta HTTP senão, solicita objeto do servidor de origem, depois devolve resposta HTTP ao cliente Servidor de origem cliente Servidor proxy pedido http pedido http resposta http resposta http pedido http resposta http cliente Servidor de origem 2a: Camada de Aplicação

Mais sobre Caches Web Cache atua tanto como cliente quanto como servidor Tipicamente o cache é instalado por um ISP (universidade, empresa, ISP residencial) Para que fazer cache Web? Redução do tempo de resposta para os pedidos do cliente Redução do tráfego no canal de acesso de uma instituição A Internet cheia de caches permitem que provedores de conteúdo “pobres” efetivamente forneçam conteúdo! 2a: Camada de Aplicação

Exemplo de cache (1) Servidores de origem Hipóteses Tamanho médio dos objetos = 100k bits Taxa média de solicitações dos browsers de uma instituição para os servidores originais = 15/seg Atraso do roteador institucional para qualquer servidor origem e de volta ao roteador = 2seg Conseqüências Utilização da LAN = (100kx15)bps/10Mbps=15% Utilização do canal de acesso = (100kx15)bps/1,5Mbps=100% Atraso total = atraso da Internet + atraso de acesso + atraso na LAN = 2 seg + minutos + milisegundos Internet pública enlace de acesso 1,5 Mbps rede da instituição LAN 10 Mbps 2a: Camada de Aplicação

Exemplo de cache (2) Servidores de origem Solução em potencial Aumento da largura de banda do canal de acesso para, por exemplo, 10 Mbps Conseqüências Utilização da LAN = 15% Utilização do canal de acesso = 15% Atraso total = atraso da Internet + atraso de acesso + atraso na LAN = 2 seg + msegs + msegs Freqüentemente esta é uma ampliação cara Internet pública enlace de acesso 10 Mbps rede da instituição LAN 10 Mbps 2a: Camada de Aplicação

Exemplo de cache (3) Servidores de origem Instale uma cache Assuma que a taxa de acerto seja de 0,4 Conseqüências 40% dos pedidos serão atendidos quase que imediatamente 60% dos pedidos serão servidos pelos servidores de origem Utilização do canal de acesso é reduzido para 60%, resultando em atrasos desprezíveis (ex. 0,01seg) Atraso total = atraso da Internet + atraso de acesso + atraso na LAN = 0,6x2 seg + 0,6x0,01 segs + 0,4x(0,01seg) < 1,3 segs Internet pública enlace de acesso 1,5 Mbps rede da instituição LAN 10 Mbps cache institucional 2a: Camada de Aplicação

If-modified-since: <date> If-modified-since: <date> GET condicional Servidor de origem cache msg de pedido http If-modified-since: <date> Meta: não enviar objeto se cliente já tem (no cache) versão atual cache: especifica data da cópia no cache no pedido http If-modified-since: <date> servidor: resposta não contém objeto se cópia no cache é atual: HTTP/1.0 304 Not Modified objeto não modificado resposta http HTTP/1.0 304 Not Modified msg de pedido http If-modified-since: <date> objeto modificado resposta http HTTP/1.1 200 OK … <data> 2a: Camada de Aplicação

Experimente você com HTTP (do lado cliente) 1. Use o analisador de rede Wireshark para observar as mensagens do protocolo HTTP trocadas entre cliente e servidor. Abrir o programa Wireshark e selecionar Menu: Capture->Options (selecionar a sua interface de rede) – clique em ok Menu: Capture->Start Abrir o browser: digitar link - http://www.ene.unb.br/~juliana/ Abre conexão TCP para a porta 80 (porta padrão do servidor http) a www.ene.unb.br O pedido GET será enviado ao servidor http Examine a mensagem do pedido do cliente e resposta enviada pelo servidor HTTP! 2a: Camada de Aplicação

Analisador de Rede Wireshark – Captura HTTP 2a: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 Web e HTTP 2.3 FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2a: Camada de Aplicação

FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferência do arquivo Interface do usuário FTP cliente FTP FTP servidor usuário na estação sistema de arquivos local sistema de arquivos remoto transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente: lado que inicia transferência (pode ser de ou para o sistema remoto) servidor: hospedeiro remoto ftp: RFC 959 servidor ftp: portas 20 e 21 2a: Camada de Aplicação

FTP: conexões separadas p/ controle, dados cliente FTP contata servidor FTP na porta 21, especificando o TCP como protocolo de transporte O cliente obtém autorização através da conexão de controle O cliente consulta o diretório remoto enviando comandos através da conexão de controle Quando o servidor recebe um comando para a transferência de um arquivo, ele abre uma conexão de dados TCP para o cliente Após a transmissão de um arquivo o servidor fecha a conexão cliente FTP servidor FTP conexão de controle TCP, porta 21 conexão de dados TCP, porta 20 O servidor abre uma segunda conexão TCP para transferir outro arquivo Conexão de controle: “fora da faixa” Servidor FTP mantém o “estado”: diretório atual, autenticação anterior 2a: Camada de Aplicação

FTP: comandos, respostas Comandos típicos: enviados em texto ASCII pelo canal de controle USER nome PASS senha LIST devolve lista de arquivos no diretório atual RETR arquivo recupera (lê) arquivo remoto STOR arquivo armazena (escreve) arquivo no hospedeiro remoto Códigos de retorno típicos código e frase de status (como para http) 331 Username OK, password required 125 data connection already open; transfer starting 425 Can’t open data connection 452 Error writing file 2a: Camada de Aplicação

Wireshark – Captura FTP 2a: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 Web e HTTP 2.3 FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2a: Camada de Aplicação

caixa de correio do usuário Correio Eletrônico caixa de correio do usuário fila de mensagens de saída Três grandes componentes: Agentes dos usuários Servidores de mensagens Protocolo de transferência de mensagens - Simple Mail Transfer Protocol: SMTP Agente do Usuário “leitor de mensagens” compõe, edita, lê mensagens de correio p.ex., Eudora, Outlook, elm, Netscape Messenger mensagens enviadas e recebidas são armazenadas no servidor Servidor de mensagens agente de usuário SMTP Servidor de mensagens agente de usuário 2a: Camada de Aplicação

Correio Eletrônico: servidores de correio caixa de mensagens contém mensagens que chegam (para serem lidas) para o usuário fila de mensagens contém mensagens de saída (a serem enviadas) protocolo SMTP (push- envio de mensagem) entre servidores de mensagens “cliente”: servidor de envio de mensagens “servidor”: receptor de mensagens servidor de mensagens agente de usuário SMTP Servidor de mensagens Servidor de mensagens 2a: Camada de Aplicação

Correio Eletrônico: SMTP [RFC 2821] usa TCP para o envio confiável de mensagens do correio do cliente ao servidor, porta 25 transferência direta: servidor remetente (“cliente”) ao servidor receptor três fases da transferência handshaking (cumprimento) envio das mensagens término interação comando/respostas comandos: texto ASCII respostas: código de status e frase explicativa mensagens precisam ser em ASCII de 7-bits 2a: Camada de Aplicação

Cenário: Alice envia mensagem para Bob 1) Alice compõe uma mensagem “para” bob@someschool.edu 2) Alice envia a mensagem para o seu servidor de mensagens; a mensagem é colocada na fila 3) O lado cliente do SMTP abre uma conexão TCP com o servidor de mensagens de Bob 4) Caso consiga conexão, o cliente SMTP envia a mensagem de Alice através da conexão TCP 5) O servidor de mensagens de Bob coloca a mensagem na caixa de e-mail de Bob 6) Bob usa o seu Agente de Usuário para ler a mensagem mail server mail server 1 user agent user agent SMTP 2 3 6 4 5 Cliente SMTP Servidor SMTP 2a: Camada de Aplicação

Interação SMTP típica S: 220 doces.br C: HELO consumidor.br S: servidor (recebe msg correio) C: cliente (envia msg correio) S: 220 doces.br C: HELO consumidor.br S: 250 Hello consumidor.br, pleased to meet you C: MAIL FROM: <ana@consumidor.br> S: 250 ana@consumidor.br... Sender ok C: RCPT TO: <bernardo@doces.br> S: 250 bernardo@doces.br ... Recipient ok C: DATA S: 354 Enter mail, end with "." on a line by itself C: Voce gosta de chocolate? C: Que tal sorvete? C: . S: 250 Message accepted for delivery C: QUIT S: 221 doces.br closing connection Cliente – 5 comandos: HELO, MAIL FROM, RCPT TO, DATA, QUIT Serviror – respostas: código e explicações(opcionais) 2a: Camada de Aplicação

SMTP: resumo Comparação com HTTP HTTP: pull (cliente puxa objeto do servidor) SMTP: push (cliente empurra mensagem para servidor) ambos têm interação comando/resposta, códigos de status em ASCII HTTP: cada objeto é encapsulado em sua própria mensagem de resposta SMTP: múltiplos objetos podem ser enviados numa única mensagem SMTP usa conexões persistentes SMTP requer que a mensagem (cabeçalho e corpo) seja em ASCII de 7-bits Por exemplo: uma imagem deve ser convertida para ASCII antes de ser enviada – receptor deve decodificar servidor SMTP usa CRLF.CRLF para reconhecer o final da mensagem CR- Carriage return LF- Line Feed 2a: Camada de Aplicação

Formato de uma mensagem SMTP: protocolo para trocar mensagens RFC 822: padrão para formato de mensagem de texto: linhas de cabeçalho, p.ex., To: From: Subject: diferentes dos comandos de smtp! corpo a “mensagem”, somente de caracteres ASCII cabeçalho linha em branco corpo 2a: Camada de Aplicação

Formato de mensagem: extensões multimídia SMTP somente pode enviar mensagens no formato ASCII de 7 bits MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) Extensão do e-mail para multimídia RFC 2045, 2056 Permite dados que não são ASCII Linhas adicionais no cabeçalho da mensagem para declarar o tipo do conteúdo MIME Não é um protocolo de e-mail e não pode substituir o SMTP, apenas é uma extensão do SMTP 2a: Camada de Aplicação 57

Formato de mensagem: extensões multimídia MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) Extensão do e-mail para multimídia RFC 2045, 2056 From: ana@consumidor.br To: bernardo@doces.br Subject: Imagem de uma bela torta MIME-Version: 1.0 Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg base64 encoded data ..... ......................... ......base64 encoded data versão MIME método usado para codificar dados Dados multimídia tipo, subtipo, parâmetros Dados codificados 2a: Camada de Aplicação

Tipos MIME Content-Type: tipo/subtipo; parâmetros Text subtipos exemplos: plain, html charset=“iso-8859-1”, ascii Image subtipos exemplos : jpeg, gif Video subtipos exemplos : mpeg, quicktime Audio subtipo exemplo : 32k adpcm (codificação 32 kbps) Application outros dados que precisam ser processados por um leitor para serem “visualizados” subtipo exemplo : msword 2a: Camada de Aplicação

Tipo Multiparte From: alice@crepes.fr To: bob@hamburger.edu Subject: Picture of yummy crepe. MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/mixed; boundary=98766789 --98766789 Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/plain Dear Bob, Please find a picture of a crepe. Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg base64 encoded data ..... ......................... ......base64 encoded data --98766789-- 2a: Camada de Aplicação

Protocolos de acesso ao e-mail Protocolo de acesso agente de usuário SMTP SMTP POP3 ou IMAP agente de usuário servidor de e-mail do remetente servidor de e-mail do receptor SMTP: entrega/armazenamento para o servidor receptor protocolo de acesso ao e-mail: recupera mensagem do servidor POP: Post Office Protocol [RFC 1939] autorização (agente <-->servidor) e transferência IMAP: Internet Mail Access Protocol [RFC 1730] mais comandos (mais complexo) manuseio de msgs armazenadas no servidor (cria pastas e transfere msgs de uma pasta para outra, recupera parte de uma mensagem MIME multiparte) HTTP: Hotmail , Yahoo! Mail, Webmail, etc. 2a: Camada de Aplicação

Protocolo POP3 fase de autorização C: list S: +OK POP3 server ready C: user ana S: +OK C: pass faminta S: +OK user successfully logged on Conexão na porta 110 Baixa e-mails para máquina atual fase de autorização comandos do cliente: user: declara nome pass: senha servidor responde +OK -ERR fase de transferência, cliente: list: lista números das msgs retr: recupera msg por número dele: apaga msg quit C: list S: 1 498 S: 2 912 S: . C: retr 1 S: <message 1 contents> C: dele 1 C: retr 2 C: dele 2 C: quit S: +OK POP3 server signing off 2a: Camada de Aplicação

POP3 e IMAP Mais sobre o POP3 IMAP O exemplo anterior usa o modo “download e delete”. Bob não pode reler as mensagens se mudar de cliente “Download-e-mantenha”: copia as mensagens em clientes diferentes POP3 não mantém estado entre conexões IMAP Mantém todas as mensagens num único lugar: o servidor Permite ao usuário organizar as mensagens em pastas O IMAP mantém o estado do usuário entre sessões: nomes das pastas e mapeamentos entre as IDs das mensagens e o nome da pasta 2a: Camada de Aplicação