CAMPANHA INTERNACIONAL OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
CENÁRIO DO CÂNCER - MORTALIDADE ESTADUAL - ESTADO DE MINAS GERAIS
Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE CONTROLE DO CÂNCER
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
DTS/Aids/Hepatites Virais
Jacqueline de Aguiar Barros
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
Sistema de Rastreamento do Câncer de Mama
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Programas de Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama
Atenção ao Câncer do Colo do Útero
FALANDO SOBRE CÂNCER DE MAMA
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
A REDE DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
MARIA SUELI M. NOGUEIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA –
SAÚDE DA MULHER Lutas do movimento feminista: promoção, proteção e recuperação dos corpos femininos, independentes do período reprodutivo e/ou gestacional.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – GUARULHOS DIA D = 08 DE MARÇO DE 2014
Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama no Paraná
O Programa Nacional de controle tem origem no antigo programa materno infantil do ministério da saúde, que em 1977 instituiu a realização de exame preventivo.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Jurema Telles de Oliveira Lima IMIP 2014
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DO.
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
Prevenção.
Gestão da Saúde Pública
Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional Volume IV
, PAINEL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Equipe de Elaboração: Tânia de Jesus Subcoordenadora de Informações em.
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Superintendência de Atenção Integral a Saúde
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
Programa de Controle da Hanseníase
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

CAMPANHA INTERNACIONAL OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA Dra. Ana Maria Nogueira Silva Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher Secretaria do Estado de Saúde do Maranhão 10/2012

Por que Outubro Rosa? Comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Na última década do século 20 foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure

Fortaleza da Barra Jornal A TRIBUNA Santos-SP 12/maio/2008 Em 1997, entidades dos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Em 2002, a primeira iniciativa no Brasil, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa: em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades. Fortaleza da Barra Jornal A TRIBUNA Santos-SP 12/maio/2008 Obelisco do Ibirapuera São Paulo-SP 02/10/2002

Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. Estatua do Cristo Redentor Rio de Janeiro-RJ - Outubro/2008  Pinacoteca Benedicto Calixto Santos-SP - Outtubro/2008

Departamento de Atenção à Saúde da Mulher

AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E MAMA SISCOLO E SISMAMA REDE CEGONHA PREVENÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL COMITÊ - MMI ASSISTÊNCIA AO CLIMATÉRIO ASSISTÊNCIA A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL E DOMÉSTICA PLANEJAMENTO FAMILIAR PROGRAMA ESTADUAL DE PARTEIRAS TRADICIONAIS AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PARA POPULAÇÃO LGBT

O que é Câncer de Mama?

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Consiste na doença que ocorre devido à perda da capacidade das células de limitar e controlar o seu próprio crescimento, multiplicando-se rapidamente e sem controle. Estimativa de novos casos: 52.680 (INCA, 2012) No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Por que falar de Câncer de Mama?

O Câncer de Mama é uma das maiores causas da morte de mulheres por Câncer no mundo e no Brasil, apesar de ser uma doença com alta chance de cura desde que descoberta no início . Se diagnosticado precocemente, o Câncer de Mama tem atualmente, 95% de chance de cura.

FATORES PROTETORES E FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA sexo feminino menarca precoce (antes dos 11 anos) menopausa tardia (após os 55 anos) nuliparidade primeira gestação a termo após 30 anos mãe ou irmã com história de câncer de mama dieta rica em gordura animal dieta pobre em fibras obesidade (principalmente após a menopausa) atividade física regular hábitos alimentares saudáveis

O que devo fazer? Autocuidado das Mamas/ Detecção precoce; Exames de rotina; Mamografia a partir dos 40 anos; Saiba o que é normal para você; Conheça as suas mamas; Escolha hábitos saudáveis

A Secretaria do Estado da Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, vem desenvolvendo Ações de Capacitações, Monitoramentos e Avaliação junto aos municípios para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, objetivando uma melhora significativa dos indicadores do Maranhão.

A Atenção Primária em Saúde é responsável por: ações preventivas; Transmissão do conhecimento acerca dos sinais e sintomas de alerta para o Câncer de Mama; Realização do exame clínico das mamas (auto-exame das mamas) Solicitação de Mamografias.

SISMAMA Existe um sistema denominado SISMAMA (Sistema de Informação do Câncer de Mama) que foi desenvolvido pelo DATASUS em parceria com o INCA. Foi criado para apoiar o desenvolvimento de ações mais eficazes para controle da doença, seja em prevenção, vigilância ou assistência a partir de um mapeamento pioneiro da doença em todo o país.

SISMAMA Trata-se de uma ferramenta eletrônica de gestão que centralizará todas as informações das pacientes que realizam mamografias no SUS, assim como resultados de exames, qualidade dos serviços, e seguimento dos casos alterados.

Dados Epidemiológicos

A razão da mamografia estabelecida pelo MS em 2011, foi igual ou maior a 0,23%. Isso nos leva a observar que apesar do aumento do número de mamografias realizadas no Estado, ainda estamos distante da meta a ser alcançada. Os serviços de mamografia são distribuídos de forma concentrada nos grandes centros urbanos o que dificulta o acesso a estes. Meta Brasil Meta Maranhão 2012 Razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos e população da mesma faixa etária. maior ou igual 0,35 0,20

Atualmente, tem-se como estratégia para impulsionar o aumento deste índice. O funcionamento de uma carreta móvel, disponibilizando o uso do mamógrafo, em rotatividade na capital e nos municípios com objetivo de colaborar para a mudança deste indicador. É importante salientar, que o seguimento de mulheres com câncer de mama deve ocorrer conforme meta do MS (100%), sendo que não podemos esquecer novamente de destacar a deficiência na alimentação do sistema.

Avaliação das Mamas Uma boa relação médico-paciente para que o diálogo, garanta uma boa construção da anamnese. ETAPAS DO EXAME DAS MAMAS Inspeção Estática Inspeção Dinâmica Palpação das Axilas Palpação das Mamas

Mamografia Mamografia

Classificação BI-RADS Mamográfica

Obrigada!