2012/2013 Projeto kranius.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sólidos geométricos
Advertisements

Perímetros e Áreas de Figuras Planas
Unidade 7 SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES
Os Sólidos Platónicos Ana Arrrombra e Manuela Pedro
Os sólidos geométricos
Matemática B - 10º Ano Ana Soveral e Carmen Viegas
Sólidos Geométricos.
Sólidos 10º Ano.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
O ELEMENTO CARBONO.
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
Matemática dos Milhões
Os sólidos geométricos
Circunferência E Polígonos Matemática.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
O que você deve saber sobre
Professor Joel MATEMÁTICA POLIEDROS.
FUNÇÃO MODULAR.
Auditoria de Segurança da Informação
POLIEDROS.
Poliedros e não poliédricos
POLIEDROS Etimologicamente, a palavra Poliedro deriva dos termos gregos: Poli (Muitos) e hedro (plano). INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.
Polígonos e poliedros convexos e côncavos Geometria plana
SÓLIDOS PLATÓNICOS.
POLIEDROS COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
Poliedros de Platão COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
Momentos de Inércia Cap. 10
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 28/01/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
TEMA 1: Sólidos Geométricos
UNIDADE: Sólidos Geométricos
AUTORA: Prof. Silvina Maria Frias Fernandes
Sólidos Geométricos Sou o Cubo Aresta Face Vértice
Salas de Matemática.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Vamos estudar um pouco de geometria?
GEOMETRIA PROF. THIAGÃO.
POLIEDROS.
Geometria Espacial Prof.: Douglas 2⁰ ano.
1. INTRODUÇÃO POLIEDROS: poliedro é todo sólido limitado por polígonos planos. POLY: MUITAS EDROS: FACES.
SÓLIDOS POLIEDROS NÃO POLIEDROS.
GEOMETRA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ESCOLA BÁSICA 2,3 AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ
SUGESTÃO DE AULA PARA CLASSES DO ENSINO MÉDIO
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
A geometria na natureza
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
Prismas.
Estudo dos Poliedros.
Geometria Sólidos Geométricos Cubo Paralelepípedo Esfera Pirâmide
POLIEDROS.
FULERENOS EO FUTEBOL APLICAÇÕES DA FÓRMULA DE EULER
Estudo dos Poliedros.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E POLIEDROS
Colégio Prioridade Hum
Explorando a ideia de número positivo e número negativo
LÓGICA GEOMÉTRICA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento lógico; Interpretação; Diferentes modos de resolução;
GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS.
Agrupar os sólidos de acordo com as suas características.
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Volume de Prismas Retos
Poliedros e não poliedros
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
Geometria Espacial.
Transcrição da apresentação:

2012/2013 Projeto kranius

Prémio Nobel da Química 1996 Richard Smalley, Harold Kroto e Robert Curl são os três químicos vencedores do Prémio Nobel da Química de 1996. Richard Smalley Harold Kroto Robert Curl

Prémio Nobel da Química 1996 Através de análise espetral, deduziu-se que, algures no universo, deveria haver um elemento químico que seria composto por 60 átomos de carbono(C60).

Prémio Nobel da Química 1996 Deveria ser uma molécula muito simétrica e estável.

Prémio Nobel da Química 1996 Embora se soubesse da possível existência dessa molécula, não se sabia como se distribuiriam os 60 átomos de carbono na molécula, nem a sua forma. Fizeram-se várias tentativas sem êxito pois as moléculas obtidas não eram estáveis do ponto de vista químico.

Poliedros Poliedros,  são sólidos limitados por polígonos (triângulos, quadriláteros, pentágonos, etc.). Esses polígonos são as faces dos poliedros.

Prémio Nobel da Química 1996 Tentaram sem sucesso, modelos de poliedros com faces triangulares, quadrangulares, pentagonais ou hexagonais.

Prémio Nobel da Química 1996 Por isso, foi necessário pedir ajuda a um matemático, para que este resolvesse o problema. Perguntaram-lhe se existia alguma estrutura, constituida por polígonos regulares, com 60 vértices. A resposta foi positiva. Vamos resolver de seguida o problema matemático para descobrir as características deste sólido.

Resolução do Problema O matemático, cujo nome lamentavelmente não ficou para a história, imaginou um poliedro convexo, cujas faces eram pentágonos e hexágonos regulares, como mostram as figuras. Nos vértices estariam os átomos de carbono.

Resolução do Problema Cada pentágono estaria rodeado por cinco hexágonos e cada hexágono, por três pentágonos e três hexágonos.

Resolução do Problema Vamos relacionar o número de pentágonos com o número de hexágonos do sólido. Conjugando a informação dada pelas duas figuras, concluimos que, se P representa o número de pentágonos e H o número de hexágonos do poliedro então: 5P=3H

Resolução do Problema  

Resolução do Problema Vamos agora contar o número de arestas do poliedro. 5P+6H=2A Sendo A o número de arestas do poliedro. Observemos que cada aresta pertence a duas faces do poliedro e portanto, no primeiro membro desta igualdade estamos a contar cada aresta duas vezes.

Resolução do Problema Seguidamente, vamos contar o número de vértices do poliedro: 5P+6H=3V Se V for o número de vértices do poliedro, como cada vértice “pertence” a três faces, o primeiro membro desta igualdade corresponde ao triplo do número de vértices do poliedro.

Resolução do Problema F+V=A+2 Finalmente, o poliedro imaginado era um poliedro convexo, logo satisfazia a fórmula de Euler: F+V=A+2 Neste caso F=P+H ou seja o número total de faces é igual à soma do número de faces pentagonais com o número de faces hexagonais.

Resolução do Problema Então resolver este problema equivale a resolver um sistema de quatro equações e quatro incógnitas. 5𝑃=3𝐻 5𝑃+6𝐻=2𝐴 5𝑃+6𝐻=3𝑉 𝑃+𝐻+𝑉=𝐴+2

Resolução do Problema Comecemos por multiplicar a segunda equação por três, a terceira por dois e a quarta equação por seis. Obtemos assim um sistema equivalente ao primeiro: 5𝑃=3𝐻 15𝑃+18𝐻=6𝐴 10𝑃+12𝐻=6𝑉 6𝑃+6𝐻−6𝐴+6𝑉=12

Resolução do Problema Se substituirmos a 4ª equação pela soma dela com a terceira e com a segunda obtemos como resultado: 5𝑃=3𝐻 5𝑃+6𝐻−3𝑉=0 5𝑃+6𝐻−2𝐴=0 31𝑃+36𝐻−12𝐴=12

Resolução do Problema 𝑃=12 𝐻=20 𝑉=60 𝐴=90 Este sistema resolve-se agora facilmente por substituição levando-nos à seguinte conclusão: 𝑃=12 𝐻=20 𝑉=60 𝐴=90 Há um poliedro convexo conhecido de muitos matemáticos com estas características.

Resolução do Problema Trata-se do icosaedro truncado. Obtém-se a partir do icosaedro, truncando na zona dos vértices. Este poliedro que tem faces triangulares, todas iguais, dá origem a outro cujas faces são pentagonais e hexagonais exatamente como descrito anteriormente.

Sólidos platónicos tetraedro dodecaedro octaedro cubo icosaedro

Icosaedro Um icosaedro é um poliedro convexo de 20 faces. É constituído por 20 triângulos equiláteros . O estudo das figuras geométricas como o Icosaedro é da maior importância para a matemática, mais especificamente para a geometria espacial.

Planificação do icosaedro Este poliedro regular è constituido por vinte faces iguais  (triângulos equiláteros), doze vértices e trinta arestas. 

Icosaedro truncado O Icosaedro truncado é um sólido de Arquimedes. O sólido é obtido por truncatura sobre os vértices do Icosaedro. Tem 12 faces pentagonais regulares e 20 hexagonais regulares. O Icosaedro truncado tem 60 vértices e 90 arestas. As bolas de futebol costumam ser feitas a partir deste sólido.

Futebuleno A forma do carbono 60 ( 𝐶 60 ) é uma molécula em que os átomos de carbono se localizam nos vértices de um icosaedro truncado.

Carbono 60 A título de curiosidade referimos que descobertas recentes (2010) referem que esta molécula existe desde tempos imemoriais nos recantos mais escuros da nossa galáxia.

O Futebuleno Finalmente, mostramos esta figura que nos dá uma ideia de como se pode chegar de um icosaedro a uma bola de futebol!

Trabalho realizado por: Fábio Roxo Marco Silva Francisca Portugal Catarina Costa Pedro Fernandes