ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO séc. XVIII - Setecentismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura 5ª Aula Neoclassicismo / Arcadismo
Advertisements

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Eu Sou Livre Os cegos verão por ti Os mudos cantarão Os mortos viverão Os povos te adorarão As trevas fugirão Por ti eu grito.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Principais Características
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Literatura Prof. Henrique
Arcadismo Século XVIII.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Literatura [ Periodização ].
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
ARCADISMO.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Barroco Profª Neusa.
Eufrásia Bica.
Não há nada comparado.
Deus livrou Daniel da boca dos leões
T R O V A S Zélia Nicolodi.
O Príncipe Feliz.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
A Luz guia-te, bem-amada. Vive em paz.
Arcadismo ou Neoclassicismo:
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte II
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
PERTO QUERO ESTAR JUNTO AOS TEUS PÉS POIS PRAZER MAIOR NÃO HÁ
Reina em Mim Sobre toda a terra Tu és o Rei Sobre as montanhas e o pôr-do-sol Uma coisa só, meu desejo é Vem reinar de novo em mim.
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Entrada Sois a semente que há-de crescer,
NAS ASAS DA CANÇÃO WAGNER BORGES.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
Os dois amigos.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
ENTREVISTA COM RESPOSTAS MUSICAIS
Literatura : expressão de uma época
Ligue o som.
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
O que valeu a pena hoje?.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
Caríssimos, “Feliz aquele que ficar seduzido pelo mistério da Trindade e se deixar envolver pelo amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somente.
Parabéns Igreja Filadélfia.
ARCADISMO.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
Carta de Paulo a Filemon
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
. . O que será apresentado a seguir é atribuído ao gênio de Bocage.
UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
JESUS ÉS MINHA VIDA E ALEGRIA JESUS ÉS A RAZÃO DO MEU VIVER
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Arcadismo ( , em Portugal) ( , no Brasil)
> Meu querido namorado É gentil e me seduz Com seu jeito educado E seus lindos olhos azuis.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO Pontos importantes.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Transcrição da apresentação:

ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO séc. XVIII - Setecentismo Origem - Itália Em 1690 na Itália surgia a Arcádia, academia literária que reunia diversos escritores e tinha a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Nome retirado do monte Arcádia - na mitologia era a morada do deus Pan – deus pastor

Características parecidas com as do Classicismo Momento histórico – Iluminismo – movimento cultural em oposição ao despotismo absolutista e à Igreja Antropocentrismo Razão Mitologia Equilíbrio Clareza Simplicidade Rigor formal

Características específicas do Arcadismo Bucolismo –valorização da vida bucólica e da natureza Pastoralismo – os poetas fingem ser pastores de gado Uso de pseudônimos Utilização dos topos latinos: Fugere urbem – fugir da cidade Locus amoenus – lugar ameno Carpe diem – aproveite o dia Inutilia truncat – cortar o inútil Aurea mediocritas – mediocridade do ouro Mimesis – imitação dos grandes autores clássicos

Arcadismo em Portugal Em Portugal, por influência italiana, os escritores fundaram academias literárias e cultivaram a poesia de ambientação campestre, que celebrava a vida pastoral. A primeira academia literária portuguesa, que deu início ao movimento neste país foi a Arcádia Lusitana, fundada em 1756. Melhor autor da época - Bocage

Manuel Maria Barbosa du Bocage foi um poeta árcade precursor do Romantismo. Espírito aventureiro, boêmio, antimonarquista e anticatólico, foi romanticamente dominado pela ideia de sua vocação de poeta e do paralelismo de sua vida com a de Camões.

Bocage - fases 1ªfase – Árcade pseudônimo = Elmano Sadino Pastoras mais famosas = Gertrúria e Marília ( em sonetos ) Logo briga com os árcades, chegando a satririzá-los.

Bocage - exemplo de texto árcade  Olha, Marília, as flautas dos pastores Olha, Marília, as flautas dos pastores Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes Os Zéfiros brincar por entre as flores? Vê como ali beijando-se os Amores Incitam nossos ósculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores. Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folhas a abelhinha para, Ora nos ares sussurrando gira. Que alegre campo! Que manhã tão clara! Mas ah! Tudo o que vês, se eu não te vira, Mais tristeza que a noite me causara.

Bocage - mudança Dominava então Lisboa o Intendente da Polícia Pina Manique que decidiu pôr ordem na cidade, tendo em 7 de Agosto de 1797 dado ordem de prisão a Bocage por ser “desordenado nos costumes”. Ficou preso no Limoeiro até 14 de Novembro de 1797, tendo depois dado entrada no calabouço da Inquisição, no Rossio. Ficou até 17 de Fevereiro de1798, tendo ido depois para o Real Hospício das Necessidades, dirigido pelos Padres Oratorianos, Beneditinos. Durante este longo período de detenção, Bocage mudou o seu comportamento e começou a trabalhar seriamente como redator e tradutor. Só saiu em liberdade no último dia de 1798.

Bocage – Pré- romântico Características: Temas como: Melancolia; Tristeza; Locus horrendus; Morte; Luta da razão e do sentimento; Desabafos pessoais; Natureza=eu-lírico Comparação com Camões

Bocage- exemplo de texto pré-romântico A Camões, comparando com os dele os seus próprios infortúnios Camões, grande Camões, quão semelhante Acho teu fado ao meu quando os cotejo! Igual causa nos fez perdendo o Tejo Arrostar co sacrílego gigante: Como tu, junto ao Ganges sussurrante Da penúria cruel no horror me vejo; Como tu, gostos vãos, que em vão desejo, Também carpindo estou, saudoso amante: Ludíbrio, como tu, da sorte dura, Meu fim demando ao Céu, pela certeza De que só terei paz na sepultura: Modelo meu tu és... Mas, ó tristeza!... Se te imito nos transes da ventura, Não te imito nos dons da natureza.

Meu Ser Evaporei na Luta Insana Meu ser evaporei na luta insana  Do tropel de paixões que me arrastava:  Ah! cego eu cria, ah! mísero eu sonhava  Em mim quasi imortal a essência humana!  De que inúmeros sóis a mente ufana  Existência falaz me não dourava!  Mas eis sucumbe Natureza escrava  Ao mal, que a vida em sua origem dana.  Prazeres, sócios meus, e meus tiranos!  Esta alma, que sedenta em si não coube,  No abismo vos sumiu dos desenganos  Deus, ó Deus!... quando a morte a luz me roube,  Ganhe um momento o que perderam anos,  Saiba morrer o que viver não soube.