A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IFES – Venda Nova do Imigrante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IFES – Venda Nova do Imigrante"— Transcrição da apresentação:

1 IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo IFES – Venda Nova do Imigrante Prof. Weverson Dadalto Nicolas Lancret, A Lady in a Garden Taking Coffee with Some Children, c National Gallery, London

2 Momento histórico No mundo: Iluminismo Revolução Francesa Início da Revolução Industrial No Brasil: Expulsão dos jesuítas (1759) Ciclo do ouro Inconfidência Mineira (1789)

3 Movimento estético Arcadismo Neoclassicismo Setecentismo Iluminismo

4 A influência de Horácio
Carpe Diem Locus amoenus Fugere urbem Aurea mediocritas

5 A linguagem no Arcadismo
Predominância de adjetivos que expressam suavidade e harmonia, como ameno, suave, calmo, alegre, aprazível etc. Termos e expressões que retomam a Antiguidade Clássica, como referências à mitologia, musas, instrumentos musicais, conceitos etc. Exaltação da natureza idealizada: árvores, riachos, prados, fontes, pastores e pastoras. Idealização do amor convencional.

6 Principais características da estética árcade
Antigongorismo: cortar os exageros, o rebuscamento e a extravagância característicos do Barroco, retomando um estilo literário mais simples. Neoclassicismo: os modelos seguidos eram os clássicos greco-latinos e os renascentistas; a mitologia pagã foi retomada como elemento estético. Valorização da natureza em busca de uma vida simples, bucólica, pastoril. Fingimento poético, fato que transparece no uso dos pseudônimos pastoris. Aspectos formais: sonetos, versos decassílabos, rima optativa, poesia épica.

7 Cláudio Manuel da Costa
Glauceste Satúrnio

8 Tomás Antônio Gonzaga 1744-1810 Dirceu Critilo Marília de Dirceu
Cartas Chilenas

9 Poesia épica Santa Rita Durão: Caramuru – poema épico do descobrimento da Bahia Basílio da Gama: O Uraguai – disputas por Sete Povos das Missões do Uruguai

10 Cláudio Manuel da Costa
Destes penhascos fez a natureza O berço em que nasci: oh! quem cuidara Que entre penhas tão duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza! Amor, que vence os tigres, por empresa Tomou logo render-me; ele declara Contra meu coração guerra tão rara Que não me foi bastante a fortaleza. Por mais que eu mesmo conhecesse o dano A que dava ocasião minha brandura, Nunca pude fugir ao cego engano: Vós que ostentais a condição mais dura, Temei, penhas, temei: que Amor tirano Onde há mais resistência mais se apura. Considerando forma e conteúdo, comente aspectos clássicos do poema. Em que se baseia a antítese que marca o primeiro quarteto? Quem seriam “os tigres” citados no quinto verso? Observando os indicadores gramaticais, pode-se dividir o poema em duas partes: as três primeiras estrofes se distinguem da última. Comente as características de cada parte. Qual é o “consolo” do eu poético, expresso na última estrofe?


Carregar ppt "IFES – Venda Nova do Imigrante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google