Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
Advertisements

Administração Financeira – I
Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
Créditos de Carbono e PCHs
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
ENERGIA NUCLEAR UMA ENERGIA LIMPA ?.
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Internacional do Ambiente - Aula 3 - Faculdade de Direito – Universidade Nova de Lisboa
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Protocolo de quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
. CREDITOS DE CARBONO ORIGEM E CONCEITO DE MERCADO.
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Resíduos.
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2010
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
AHK SEMINÁRIO: “Aspectos Financeiros do MDL”
O mercado dos créditos de carbono
Biomassa.
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE
Mercado Internacional de Créditos de Carbono e Oportunidades de Negócios Claudia do Valle
Setor Processos Industriais
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Programa UFBA Ecológica
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
62º CONGRESSO ANUAL DA ABM GESTÃO ENERGÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Vitória, 24 de julho de 2007 Impacto do Tratado de Quioto no Brasil Luiz Gylvan.
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Eco-92.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Instrumentos econômicos
Princípios Básicos de Finanças
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
TRABALHO REALIZADO NUNO ANA SOFIA LUIS
Petiano: Haron Salvador
Estimativas das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Estado de São Paulo: PT1Hidrofluorcabonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre.
O MERCADO DE CARBONO E O MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Química ambiental – Problemas ambientais
Química Ambiental Atmosférica
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Fluxos e fontes de energia
Créditos de Carbono Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL II 18/09/06. Ver mais Celulose Irani autorizada a vender créditos de carbono A Celulose Irani S/A é a primeira empresa.
Contabilidade Internacional
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Mercado de credito de carbono, o que é ? E como funciona ? Entenda
Transcrição da apresentação:

Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental CRÉDITO DE CARBONO Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental

RETROSPECTIVA Protocolo de Montreal – 1987 ECO92 -1992 Protocolo de Quioto - 1997

CONCEITOS Mercado de Carbono: é o mercado resultante da negociação (compra e venda) de permissões de emissão ou créditos de redução, de modo a capacitar os agentes (países ou empresas) a atingir suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEEs). De acordo com Ribeiro (2007), a atribuição de valor aos resultados dos esforços de redução das emissões ou remoções de GEEs da atmosfera gerou um novo produto de grande aceitação no mercado capaz de captar recursos junto a terceiros.

CONCEITOS Gases de Efeito Estufa: sua elevada concentração pode provocar a destruição da camada de Ozônio. Segundo Miguez (2000, apud PEREIRA, NOSSA V., NOSSA S. N., 2009), são considerados GEEs: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6) e as famílias dos perfluocarbonos (compostos completamente fluorados, em especial erfluormetano (CF4) e erfluoretano (C2F6) e dos hidrofluorcarbonos (HFCs). O gás carbônico (CO2) é considerado um dos principais GEE, e o metano (CH4), o mais nocivo.

CONCEITOS Preço do Carbono: reflete, principalmente, o custo da emissão (punição – formal ou informal – por emitir acima da meta) e o valor da redução (preço a ser pago para reduzir as emissões no processo produtivo ou compensá-las adquirindo permissões de emissão ou créditos de redução).

CONCEITOS Transações de permissões de emissões: - Comércio Internacional de Emissões (Moeda: Assigned Amount Unit - AAU / “Unidade de Quantidade Atribuída”) Transações de créditos de redução: - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) (Moeda: Certified Emission Reduction –CER / “Certificado de Emissões Reduzidas”) - Implementação Conjunta (Moeda: Emission Reduction Unit –ERU / “Unidade de Redução de Emissões”)

CICLO DE UM PROJETO MDL

ESTATÍSTICA DE PROJETOS DE MDL PELO MUNDO

EXEMPLO Pereira, Nossa V. e Nossa S. N. (2009) citam um exemplo interessante. Suponha que uma empresa situada num país desenvolvido tenha como limite de emissão 92 toneladas de carbono, mas emite 100 toneladas. A diferença obtida será uma dívida, junto a sociedade, gerada na operação. Para equilibrar essa conta, ela terá que ir ao mercado e adquirir o título representado pelo CER.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBIERI, K. S.; RIBEIRO, M. S. Mercado de Créditos de carbono: aspectos comerciais e contábeis. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 7. Anais... 2007, São Paulo. Controladoria e Contabilidade em Prol do Desenvolvimento, 2007. v. 1. PEREIRA, M. M. A. M.; NOSSA, V.; NOSSA S. N. Momento de reconhecimento da receita proveniente da venda de créditos de carbono: o caso de uma operadora de aterro sanitário no Estado do Espírito Santo. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 99-133, abr./jun. 2009. RIBEIRO, M. S. Os créditos de carbono e seus efeitos contábeis. In: CONGRESSO ANPCONT, 1. Anais... 2007, Gramado. A pesquisa na evolução das ciências contábeis, 2007. Transações no mercado de carbono: perspectivas dos agentes. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/port/public/publ/seminario/PAINEL02/Sergio_BNDES.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2011.

OBRIGADO! BOA NOITE!