Tenhamos fixos os olhos em Jesus,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1:1-13 O Começo do Evangelho de Jesus Cristo...
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
que tira o pecado do mundo
O BATISMO E TENTAÇÃO DE JESUS
Convertei-vos Clique....
Todo aquele que nele crer não ficará confundido
na vida pública de Jesus
Nos relatos da Infância de Jesus
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
5 de Julho de 2009 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
Cântico da liturgia judeo-espanhola
A Paixão segundo S. Marcos de Bach convida-nos a despertar do mal
no Evangelho de S. Marcos
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
As quatro grandes proclamações
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
A TERRA QUE MANA LEITE E MEL
v Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que eu envio o meu mensageiro diante de ti,
“DIANTE DOS ATOS DO SENHOR, SEGUE-SE O LOUVOR”
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 01 Vers. 01 a 45
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
O JUÍZO FINAL.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Tríduo em louvor á São João Batista
Uma perspectiva Bíblica
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Você tem fome de quê? João 6:32-40.
Mensagem Livro de Josué 14:6-13.
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Nesse segundo domingo do Advento,
Ciclo B Segundo Domingo do Advento 7 de Dezembro de 2014 Música: “Lux fulgebit” século V.
Ensagem M.
Viver minha Herança Josué 14:6-15.
O casamento de Isaque e Rebeca
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
“DIANTE DOS ATOS DO SENHOR, SEGUE-SE O LOUVOR”
São João Batista.
Vencendo a Tentação Lucas 4:1-13 Pr. Azevedo 17/01/2010.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Catequese 2.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
O batismo de Jesus.
John (Jack) W Rendel 1 São Marcos - Profeta e Deus 1:1-13 O Começo do Evangelho de Jesus Cristo...
O sentido, a esperança, a vida inteira de toda a pessoa, fundamenta-se e sustem-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
Nascimento de São João Baptista 24 de junho de 2012 Música instrumental (2’) da Liturgia judaico-espanhola.
“Esperamos um novo céu e uma nova terra, onde habite a justiça” –Segunda leitura- “Consolai, consolai o meu povo... –Primeira leitura- A missão do Advento.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
Jesus tentado no deserto
Pregação Matutina de 14 de fevereiro de 2016.
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS evangelho de Lucas O REINO ESTÁ ENTRE VÓS Ciclo C A melodia ”Qui tollis peccata mundi” de Bach evoca o Baptismo FILHO, TUDO O QUE.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
Confessemos CRISTO como Senhor e Deus, escutando “Domine Deus” da Missa em si menor de Bach 21 do Tempo Comum.
Montgarri (Vall d’Aran ) Ciclo A O Baptismo do Senhor Domingo 12 de Janeiro de 2014 Música litúrgica dos Gals.
Transcrição da apresentação:

Tenhamos fixos os olhos em Jesus, 1- Ano da FÉ 2012-2013 Tenhamos fixos os olhos em Jesus, que nos há-de guiar pelo CAMINHO da FÉ e nos leva à plenitude (Heb 12, 2) Monjas de Sant Benet de Montserrat

O olhar fixo em Jesus do EVANGELHO DE MARCOS

EVANGELHO DE MARCOS Um evangelho TEOLÓGICO A teologia de Mc é a mais próxima de Jesus; a de João é a mais tardia e elaborada. O Jesus histórico não diz abertamente que Ele é o Messias, o Filho de Deus, deixa que os seus seguidores o vão descobrindo

Título do EVANGELHO “Evangelho de Jesus Messias, Filho de Deus” Mc 1,1 1- O MESSIAS, “o Ungido”, para salvar a humanidade, é o tema: 1ª parte do evangelho de Mc. 2- O título de FILHO DE DEUS diz-nos que Jesus é quem traz Deus ao mundo: 2ª parte do evangelho.

TEOLOGIA DE MARCOS Mc faz teologia na própria estrutura do livro, pondo os “títulos” de Jesus em lugares importantes 1ª PARTE - Afirmações cristológicas: - O Pai proclama que é o Filho (Baptismo) - Os demónios confessam-n’O (Santo, Filho) - O povo interroga-se (1, 27; 2, 7; 4, 41; 8, 18; 8, 21) NO CENTRO: Pedro reconhece-o MESSIAS (1º título) 2ª PARTE- Afirmações cristológicas: - O Pai chama-Lhe Filho (Transfiguração) - Jesus diz que será um Messias crucificado - Jesus confessa que é o Messias-Filho (14, 62 paixão) FINAL: Na Cruz, o centurião confessa-O FILHO DE DEUS (2º título)

1ª PARTE DO EVANGELHO Mc 1, 2 a 8, 26 Introdução Mc 1, 2-13: - João Baptista prepara o caminho - O Pai chama-Lhe Filho - Satanás tenta-O

Introdução: Mc 1, 2-8 João Baptista prepara o caminho 2 Está escrito no profeta Isaías: «Vou envíar à tua frente o meu mensageiro, que prepará o teu caminho. 3 Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”». 4 Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. 5 Acorria a ele a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram por ele baptizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. 8 Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».

João Baptista prepara o caminho João Baptista é o último profeta do Antigo Testamento, de modo que a obra de João fica resumida num texto de Isaías: “Preparai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas” . Abri caminhos novos, os caminhos do EVANGELHO

No deserto, João baptiza para ajudar TODOS a começar o novo caminho João prega um baptismo de CONVERSÃO, e anuncia que depois de si vem O MAIS FORTE, que baptizará com o ESPÍRITO SANTO Deserto, desprendimento e plenitude Jesus, o FORTE, baptizará con o ESPÍRITO Santo

(Continuação) Introdução: Mc 1, 9-11 Quando Jesus é baptizado, o ESPÍRITO desce, e uma Voz (o Pai) chama-Lhe FILHO, ELEITO 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. 10 Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. 11 E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».

O olhar fixo em Jesus A VOZ O FILHO O AMADO BAPTISMO DE JESUS Não clicar

O olhar fixo n’ELE O LIMPO de pecado O INOCENTE BAPTISMO DE JESUS Não clicar

O olhar fixo Ele tem TODA a COMPLACÊNCIA de Deus PAI BAPTISMO DE JESUS Não clicar O olhar fixo Ele tem TODA a COMPLACÊNCIA de Deus PAI Ele merece que encontremos n’ELE toda a nossa COMPLACÊNCIA

O ESPÍRITO impele Jesus para o deserto, para ser TENTADO (Continuação) Introdução: Mc 1, 12-13 O ESPÍRITO impele Jesus para o deserto, para ser TENTADO 12 Depois disto, o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O.

Jesus passa quarenta dias no DESERTO Como Noé, na Arca, esperando que termine o Dilúvio, para começar a Nova Vida (Gén 7, 4) Como o povo caminhando pelo deserto, antes de entrar na Terra Prometida (Êx 16, 35) Como Moisés, dentro da nuvem, antes de escrever as Tábuas da Lei (Êx 24,18) Como Caleb e os exploradores, preparando-se para conquistar a Nova Terra (Núm 13, 25) Como Ezequiel, quando carregou durante 40 dias com o pecado de Israel (Ez 4, 6) Como Judit, antes de salvar a cidade de Betulia (Jd 7,20).

Jesus TENTADO por SATANÁS Começa a aventura de Alguém que VIVE sem pecado Ele é o novo Adão que supera a tentação

Ele não adora nunca o BEZERRO de OURO Jesus, TENTADO por SATANÁS Começa a aventura de um novo POVO sem ídolos Ele não adora nunca o BEZERRO de OURO

Jesus é TENTADO como NÓS Cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, que o atraiem e o seduzem. (Jm 1, 14) “Mas podeis confiar em Deus, que não vos deixará sofrer provas mais duras do que aquelas que possais suportar. Pelo contrário, quando chegar a prova, Deus vos dará também o modo de sair dela, para que possais suportá-la”. (1 Cor 10,13).

CRÊMOS no Jesus do evangelho de Mc - Senhor, Jesus, crêmos que João Baptista é para nós um modelo para que hoje continuemos a preparar-Te os caminhos. - Senhor, Jesus, crêmos que no Baptismo, nos baptizastes com o Espírito Santo. - Senhor, Jesus, crêmos que és o FILHO, o amado do Pai, e por isso Te amamos tanto. - Senhor, Jesus, crêmos que és bom e ino- cente, sem nunca teres caído em tentação alguma.

stbenet@benedictinescat.com www.benedictinescat.com FIM continuará