ANJOS E DEMÔNIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leitura cristã da Criação
Advertisements

Nos relatos da Infância de Jesus
24 de Maio de 2009 Ascensão do Senhor –B-
12 de Julho de 2009 Domingo XV do Tempo Comum
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
OS ANJOS É verdade que nada sabemos com certeza acerca dos anjos a não ser pela revelação bíblica. É muito importante sabermos que toda a criação de Deus.
09: O Credo Apostólico e a criação
Bem-vindo/a.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Palavra de Vida Janeiro de 2008.
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
Por Moisés Sampaio de Paula
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Alcançando As Promessas
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Santos Anjos da Guarda.
Rainha dos Apóstolos.
Deus é Comunidade de Amor
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Confissão de Fé de Westminster
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Maria - Um modelo de fé.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
ARCANJOS Texto – Os Anjos da Guarda Hoje – A. M. Weigl e Falar com Deus nº 07 Imagens – Google Música – Anjos de Resgate - Dalvimar Gallo Formatação -
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Adoração no livro do Apocalipse
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Os Tempos do Fim “Cristo para Todos”, Portão “SS. Trindade”, Scharlau
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Dê uma olhada em sua própria vida e responda:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões. É necessário algo mais: a devoção pessoal habitual.
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Jesus Cristo a encarnação da graça
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
O perigo de perder a si próprio
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
Catequese 2.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
A Sagrada Eucaristia é uma garantia do amor que nos aguarda; nela “recebemos um penhor da glória futura”. Dá-nos força e consolo, mantém viva a recordação.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado...
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
I - Compaixão e santidade “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações.
LIÇÃO 11 – O HOMEM VESTIDO DE LINHO
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Virgem Maria no projeto de Salvação
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA ESPÍRITO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXII.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
07 Deus criou os anjos TIEPOLO, Giovanni Battista
1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10.
A Criação Aula 7 Os anjos.
Transcrição da apresentação:

ANJOS E DEMÔNIOS

ANJOS E DEMÔNIOS Os Anjos são uma realidade de fé. São servidores e mensageiros de Deus, porque “contemplam constantemente a face do meu Pai que estás no céus” (cf. Mt 18,10), diz Jesus. Quando o povo de Deus se reúne em oração, adoração e louvor; quando a palavra de Deus é proclamada, os Anjos aí estão. “Adorem-no todos os anjos de Deus” (cf. Hb 1,6). Foram criados para adorar, louvar e bendizer a Deus. São mensageiros: levam a palavra, a salvação e a cura que vêm d’Ele.

ANJOS E DEMÔNIOS

ANJOS E DEMÔNIOS Também é verdade de fé a existência dos demónios, aos quais se faz Referência em tantos lugares da Escritura: Jesus combate-os em muitas passagens, recolhem-se os exorcismos do Senhor como uma das suas actividades inerentes a Reino de Deus, etc.. Na vida dos santos, sempre está presente a sua relação com os anjos que Deus põe ao nosso lado durante a vida terrena.

ANJOS E DEMÔNIOS A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unamidade da tradição” (CIC 328) Etimologicamente, “anjo” significa “mensageiro”, oque, como afirma Santo Agostinho, indica a função e não natureza. Os anjos podem ser definidos como “substâncias intelectuais, puramente espirituais, criadas por Deus e superiores aos homens”. Sendo “puros espíritos”, não possuem um corpo. Baseando-se na Escritura e na Tradição, a Igreja definiu como verdade de fé não apenas a existência dos anjos, mas também sua criação. Comumente, considera-se que eles foram criados antes dos homens, em número indeterminado. A Tradição, informa-nos que os Anjos são distribuídos em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. Há anjos superiores e inferiores.

ANJOS E DEMÔNIOS “Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta”. Como não são compostos de nada material, para os anjos, não há possibilidade de decomposição, nem, portanto, de morte, ainda que, em certas ocasiões, se manifestem aos homens de forma visível, adoptando a figura humana.

ANJOS E DEMÔNIOS Textos Bíblicos Anjos da guarda: Mt 18,10 , At 12,15. Guias das criaturas: Tb 12. Protetores de cidades: Dn 12,1. Anjos que louvam a Deus e executam suas ordens: Lc 2,13ss. Anjos que estão diante do trono de Deus: Tb 12,15.

ANJOS E DEMÔNIOS A alguns deles Deus confia um papel importante no caminhar do homem sobre a terra, mas outros vivem exclusivamente para louvar a Deus. CIC 329:“Santo Agostinho diz a respeito deles: ‘Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito; pelo que faz, é anjo’ (Comentário sobre os Salmos 103, 1, 15)”.

ANJOS E DEMÔNIOS CIC 329: «Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo fato de contemplarem ‘continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus’ (Mt 18, 10), eles são ‘os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua Palavra’»(Salmos 103, 20)”.

ANJOS E DEMÔNIOS CIC 331: “Cristo é o centro do mundo dos anjos (angélico). Estes pertencem-Lhe: ‘Quando o Filho do Homem vier na sua glória, Acompanhado por todos os seus anjos...’ (Mt 25, 31). Pertencem-Lhe, porque criados por e para Ele: ‘em vista d’Ele é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações.

ANJOS E DEMÔNIOS No topo dos anjos estão São Miguel Arcanjo. No próprio ato da criação, os anjos foram elevados á ordem sobrenatural, mas nem todos perseveraram nela. Muitos abusaram de sua liberdade, num ato de soberba, rebelaram-se contra Deus e imediatamente foram punidos e condenados ao inferno. Se sua casa se tornar um santuário de oração, acredite; ela será visitada por anjos. Mais ainda, o Anjo da Guarda estará muito presente. Você não estará sozinha. Se as coisas vão de mal a pior, é porque nossa vida e nossa casa não têm sido um lugar de oração; pelo contrário: têm sido local onde todo mundo xinga, briga, se ofende; onde há muita pornografia, adultério.... e onde, infelizmente, não se reza. Palavra nos diz que existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – desobedientes e rebeldes. (Ef 6, 10-13)

Os anjos “Para eles (os demónios), não há arrependimento depois da queda, como não há arrependimento para os homens depois da morte” (São João Damasceno, a fé ortodoxa 2, 4). CIC 395: “O poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo facto de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus”. A sua acção “é permitida pela divina Providência que, com força e suavidade, dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da actividade diabólica é um grande mistério. Mas ‘nós sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus’ (Rm 8, 28)”.

Os anjos Assistência dos anjos no AT: No encerrar do Paraíso; ajuda a Lot; a Agar; no sacrifício de Isaac; no caminho do Êxodo, etc. Assistência aos profetas (Elias...); anúncio de grandes acontecimentos como as vocações de personagens decisivas na história de Israel (Gedeão...) ou como nos nascimentos de juízes (Sansão...), etc..

Os anjos Assistência dos anjos no NT São Gabriel: anunciação de João Baptista e de Jesus. Intervenção dos anjos em toda a história da salvação. Intervenção dos anjos em toda a história da salvação.

Os anjos Abundantes citações dos Atos dos Apóstolos, que fazem referência à vida de comunhão dos primeiros cristãos com os seus anjos. Toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos CIC 336, sobre os anjos: “Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. ‘Cada fiel tem a seu lado um anjo como protector e pastor para o guiar na vida’ (São Basílio, Contra Eunómio 3, 1). Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus”.