...agradeço... II Congresso de Saúde Mental na Educação

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Transcrição da apresentação:

...agradeço... II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de 2012 - Canela - RS

II Congresso de Saúde Mental na Educação “...somente voa quem ousa fazê-lo...” II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de 2012 - Canela - RS

“Relacionamento professor – aluno, como lidar com a geração atual?” Jacqueline Müllich Fensterseifer 27 de outubro de 2012

“Salvador apelava sempre a sua empatia, ao seu próprio compromisso afetivo para estabelecer uma PONTE entre os técnicos e os pais, (...professores...) entre os pais e o bebê, (...alunos...) entre o bebê e o mundo.” Salvador A H Celia 1940 – 2009 (...alunos...) ...relacionamento...

...relacionamento...

a infância da língua.” “...para isso, ele (Salvador Célia) sabia que tinha que falar uma linguagem muito particular, a linguagem que implicava o corpo, que implicava os afetos, a surpresa, a espontaneidade: a infância da língua.” Victor Guerra ...relacionamento...

Donald Woods Winnicott (1896 – 1971) Sigmund Freud (1856-1939) Melanie Klein (1882 – 1960) Anna Freud (1895 – 1982) Serge Lebovici – (1915 – 2000) Jean Piaget (1896-1980) Donald Woods Winnicott (1896 – 1971) Rubem Alves (1933- Françoise Dolto (1908 – 1988) Victor Guerra Erik Erikson (1902-1994)) René Árpád Spitz (1887 – 1974) John Bolwby (1907 – 1990) ...relacionamento...

...a “a linearidade do tempo cronológico é uma verdade comum e implacável a todos, mas a HISTÓRIA é tecida no emaranhado das relações”... ...relacionamento...

“...pele psicossocial...” ...relisiliência... ...envelope sonoro... ...envelope psíquico... “...pele psicossocial...” Salvador Célia ...relacionamento...

1933 – Boa Esperança – Minas Gerais “...quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente...” Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais ...relacionamento...

...equilíbrio... ...relacionamento...

? ? ? ? ? * professor * * professora *

...“a hospitalidade consiste em ACOLHER aquele que chega antes de lhe impor condições”... * professor * * professora *

... e nossos professores são preparados... * professora *

...frustração, desilusão, continuidade... ...função de espelho... ...conhecimento... ...sustentação e unificação ... ...frustração, desilusão, continuidade... ...vínculo... ...professores... * professor * * professora *

1933 – Boa Esperança – Minas Gerais Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais * professor * * professora *

...alunos...

...alunos...

...alunos...

...alunos...

...alunos...

a tarefa mais gratificante que uma pessoa pode assumir”… “…educar é, certamente, a tarefa mais gratificante e ao mesmo tempo mais assustadora que uma pessoa pode assumir”… ...alunos...

...parque de estacionamento... ...subjetividades construídas... ...modelo de aluno... ...subjetividades construídas... ...alunos...

...“o professor instiga, provoca o aluno, mas, em última instância é este que decide sobre seus atos e suas ações”... ...alunos...

...“aprender é um direito valioso, que comporta uma série de deveres”... ...alunos...

...geração atual...

e pelo investimento qualitativo de relação...” “...“os cuidados” – AULAS - devem ser realizados mediante uma relação afetiva que passa pelo olhar, pela voz, pelos gestos, e pelo investimento qualitativo de relação...” ...geração atual...

...“ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando, mas torná-lo capaz de inteligir e comunicar o inteligido”... ...geração atual...

...“o indivíduo nasce na espécie humana, mas só se humaniza pela mediação do adulto”... ...geração atual...

...geração atual...

...geração atual...

BIAGGIO, Ângela. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1992. BOWLBY,John. Uma base segura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. (Conferência 7 – O papel do apego no desenvolvimento da personalidade (pg. 117 – 132)) CHEMAMA, Roland (org.). Dicionário de psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida, Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 2001. CORRÊA, M. E. G.; FRANÇA, P. S. (Org.) Novos olhares sobre a Gestação e a criança até os três anos: saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Brasília: L. G. E. 2002. DERRIDA, Jacques. Papel – Máquina . Editora Liberdade. ERIKSON, Erik. O Ciclo de Vida Completo. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. FADIMAM, J. e FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. FALK, Judit. Educar os três primeiros anos / a esxperiência de Lóczy. São Paulo: JM Editora, 2004. FAWAZ, Paulina F. La familia adoptiva chilena en los últimos diez años. Gobierno de Chile – 2006. GADDINI, Renata. Il processo maturativo – studi sul pensiero di Winnicott. Padova: CLEUP, 1982. GOLSE, Bernard. Sobre a psicoterapia pai-bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. GUERRA, Victor. Sobre los vinculos padres-hijo en el fin de siglo y sus posibles repercusiones en el desarrollo del niño. Ver. A.P.U., No. 91. KLEIN, Melanie. Amor culpa e reparação. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1996. LACROIX, M-B.; MONMAYRANT, M. (1997). Os laços do encantamento – a observação de bebês, segundo Esther Bick, e suas aplicações. Porto Alegre: Artes Médicas. LECANNELIER, Felipe. (2006). Apego e intersubjetividad – influencia de los vínculos tempranos en el desarrollo humano y la salud mental. Santiago: LOM Ediciones. MÉLAGA, M. P. (1997). A importância da Construção do Vínculo no Desenvolvimento do Indivíduo. In: N. Fichtner (Org.) Prevenção, Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – um enfoque desenvolvimental (p. 26-35). Porto Alegre: Artes Médicas. NEUMANN, A. (2003). As idéias de D. W. Winnicott – um guia. Rio de Janeiro: Imago. NOLTE, D. (2003). As crianças aprendem o que vivenciam. Rio de Janeiro: Sextante. PEREZ-SANCHEZ, M. (1997). A observação de bebês, segundo Esther Bick, uma pauta musical . In: M-B Lacroix, M Monmayrant (Org.). A observação de bebês – os laços do encantamento (p. 57-60). Porto Alegre: Artes Médicas ...leituras utilizadas...

OCHOA-TORRES, C. ; LELONG, I. (2004) OCHOA-TORRES, C.; LELONG, I. (2004). A função parental: uma abordagem a partir da teoria do apego. In: M. C. P. Silva (Org.). Ser pai, ser mãe parentalidade: um desafio para o terceiro milênio (p.123-131). São Paulo: Casa do Psicólogo. ORGNIZADORES: Laurista Corrêa Filho, Maria Elena Girade Corrêa, Paulo Sérgio França. Novos olhares sobre a Gestação e a Criança até os 3 anos: Saúde Perinatal Educação e Desenvolvimento do Bebê. L. G. E. Editora – Brasília: L. G. E., 2002. (Da transparência psíquica à preocupação materna primária: uma via de objetalização / Monique Bydlowski, Bernard Golse, (pg. 215 - 220)) (Depressão do Bebê, Depressão da Mãe – conceito de psiquiatria perinatal / Bernard Golse, (pg. 232 - 248 )) (Cuidando do bebê e sua família no período perinatal: abordagens de prevenção e de intervenção precoce Na Unité Petite Enfance Vivaldi / Jaqueline Wendland, (pg. 512 – 535)) ORTEGA, F.; BEZERRA JR. B. Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro,: Relume Dumará, 2007. NEWMAN, Alexander. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de janeiro: Imago, 2003. SEGAL, Hanna. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1975. SEGAL, Hanna. As idéias de Melanie Klein. São Paulo: Editora Cultrix, 1983. STERN, Daniel. A constelação da maternidade: o panorama da psicoterapia pais/bebês. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. (A constelação da maternidade (pg. 161 – 178)) STERN, Daniel. El nacimiento de uma madre. Buenos Aires: Paidós, 1999. (Uma madre habla (pg. 119 – 126)) TIMI, M. S. R.; BRAGA, L. R. M.; MARIOTTO, R. M. M. (2004). Um bebê não existe sozinho - considerações sobre a clínica psicanalítica com bebês. Revista Psicologia Argumento, Curitiba, v.22, n.36, p. 49-56. TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. VERDEN – ZOLLER, G.; MATURANA, H. R. (2004). Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena. WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983. WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. WINNICOTT, Donald Woods. Da Pediatria à Psicanálise – Obras Escolhidas. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000. WINNICOTT, Donald Woods. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, 2003. WINNICOTT, Donald Woods. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005. WINNICOTT, Donald Woods. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005. WIKIPEDIA, l’enciclopedia libera. ...continuação...

* Educacion e intersubjetividad, dos compañeros em la vida. ...TEXTOS... * Educacion e intersubjetividad, dos compañeros em la vida. La historia del emperador y de la niña em la calle. Victor Guerra * Professores e alunos – relações a serem construídas Maria Luisa M. Xavier **Por uma educação alegremente (des)organizada Marco Aurélio Querubim ** Ser professor na sociedade aprendente Ivania Nogaro; Nice M. Sceffer; Arnaldo Nogaro ...continuação...

...agradeço as crianças da Escola Educar-se, “Minhas memórias foram compostas por crianças, POIS SÃO A SEMENTE da palavra, de pássaros que representam a liberdade, e andarilhos que possuem a linguagem do chão pois inventaram CAMINHOS” Manoel de Barros ...agradeço as crianças da Escola Educar-se, que fizeram os desenhos...

...agradeço a oportunidade...