Tremores em Montes Claros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
Advertisements

OUTROS EVENTOS DE MENOR FREQÜÊNCIA NO BRASIL
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
As formas de relevo Prof. Neno
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
S i s m o s.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
Catástrofes naturais 2010/2011
Recuperação Trimestral de Geografia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
A Higiene e Segurança no Trabalho
Terremotos e Maremotos no Japão
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONHECER PARA PREVENIR
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
SALVAMENTO EM ALTURA.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
no Brasil e em Montes Claros
IMPACTO DE UM TSUNAMI NO CONCELHO DE LISBOA
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
A Dinâmica da Litosfera:
Claudio (matemática) e Edu Marinho (geografia)
Estrutura da crusta terrestre
SISMOS Saiba como actuar.
FALHAS.
Durante um sismo pode ocorrer:
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Faz para ver o que já sabes
O Fogo Incêndios Florestais
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geografia.
FALHAS E DEFEITOS... Uma das coisas que fascinam na cidade de San Francisco é ela estar localizada sobre a falha de San Andreas, que provoca pequenos.
Afonso E. V. Lopes Sismicidade Mundial Outubro de 2011.
no Brasil e em Bebedouro
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Um modelo para a dinâmica de terremotos FAP (diúrno) Carmen P. C. Prado.
Sismicidade induzida por reservatórios hidrelétricos.
João Câmara, RN, magnitude 5,1 Richter intensidade máxima VII.
A Terra e seus fenômenos
Placas Convergentes Placas Divergentes Placas Transformantes.
Trabalho de geografia terremotos
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
Sismo faz tremer Açores Trabalho realizado por : Catarina Cunha nº 3 Tiago Oliveira nº26 Escola Secundária de São João da Talha.
comprimento da ruptura (km)
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Sismologia e Interior da Terra Estudo das Ondas Sísmicas
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Escola Secundária José Loureiro Botas
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Terra – Planeta Activo A actividade sísmica constitui uma prova evidente de que a Terra é um planeta activo. Um sismo ou um tremor de terra é caracterizado.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Falhas Ativas no Brasil
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Transcrição da apresentação:

Tremores em Montes Claros Tremores em 1995, 1996 (fraco), 1999, 2008/2009 (fracos), 2010, 2011, e os mais fortes em 2012. (Gráfico atualizado até 19-12-2012) Continuação da apresentação de Montes Claros (17-12-2012) com legendas e atualização feitas em 04-01-2013. 1978 ??

Eventos com boa localização, (registrados em 4+ estações) Detectados ~ 174 eventos Localizados ~154 (2+ estações) Melhores localizações (4+ estações): 27 detonações 60 33 eventos “naturais” Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m Sismos e detonações detectados entre junho e outubro de 2012. Quadrado amarelo são “eventos” mais rasos (prof. menor que 1 km). Círculos vermelhos são eventos com profundidades entre 1 e 2 km. Note as detonações das pedreiras Cros, JLX, Lafarge e Sobritas. A localização das pedreiras é indicada pelo quadrado cinza escuro.

Eventos com boa localização, (registrado em 4+ estações) Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m Sismos e detonações detectados entre junho e outubro de 2012. Quadrado amarelo são “eventos” mais rasos (prof. menor que 1 km). Círculos vermelhos são eventos com profundidades entre 1 e 2 km. Note as detonações das pedreiras Cros, JLX, Lafarge e Sobritas. A localização das pedreiras é indicada pelo quadrado cinza escuro.

5 km Epicentros (círculos vermelhos) dos sismos NATURAIS detectados entre junho e outubro de 2012. Triângulos são estações sismográficas. Diâmetro dos círculos nesta escala é ~450m (i.e., raio 200 a 300m), mais ou menos igual à precisão de localização. Distancia MC01 a MC02 = 6.7 km. O epicentro do tremor maior de 19-05-2012 (mag=4.0) foi no grupo perto da estação MCI9.

Não se conhecem grandes falhas geológicas na região de Montes Claros. (dados CPRM) A maioria das falhas mapeadas são muito antigas e inativas.

Topografia da região de Montes Claros (RSTM)

Topografia na área de Montes Claros A escarpa NNE (Serra do Mel) é uma frente erosiva do calcáreo - não é falha. Talvez os sismos estejam associados a uma pequena fratura NNE-SSW de 1 a 2 km de profundidade, sem relação com a Serra do Mel. Análise para melhoria das localizações epicentrais está em andamento no IAG e UnB. (RSTM)

São muito raros os tremores causados pelo homem. --- No Brasil --- -A quase totalidade dos tremores de terra têm origem apenas nas “forças geológicas” naturais. São muito raros os tremores causados pelo homem. Grandes reservatórios hidrelétricos podem causar tremores (pequenos) pela penetração de água em zonas de fratura facilitando o deslizamento de blocos. É impossível prever tremores de terra !!

--- No caso de Montes Claros--- É impossível prever como os tremores vão evoluir !! - O mais provável é que continuem por mais alguns meses, variando de frequência e intensidade. - Não há nenhuma evidência de falha geológica grande, em Monte Claros, que pudesse causar um sismo de grande magnitude > 6.5, como o do Haiti (2010). APESAR DO ALERTA, NADA FOI PUBLICADO NOS JORNAIS DO DIA SEGUNTE SOBFRE REFORÇO DE CASAS FRACAS. Não se pode descartar a possibilidade (pequena!) de ocorrer outros abalos com magnitude 4 ou 5, causando queda de objetos, deslizamento de telhas, rachaduras em paredes. Casas fracas e sem reforço podem ser seriamente afetadas!

Qual a possibilidade de ocorrer outro tremor maior? Mag= 4.9 como Itacarambi em 2007 ??? Tremor de 19/05/12 Magnitude = 4.0 Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m

Qual a possibilidade de ocorrer outro tremor maior? Após um tremor de magnitude ~4.0, pode ocorrer outro maior, em até um ano, com chance de ~16% Só 25% ocorrem depois de 3 meses. E só 18% com magnitudes 0.7 acima do primeiro. “Risco” de ocorrer outro tremor com Magnitude >= 4.5, depois de 5 meses: é de ~15% Estatística de sismos no Brasil

No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0 Nível de vibração do chão Aceleração máxima do chão (em rocha): = 0.1 – 0.2 g até ~5 km do epicentro Intensidade sísmica VII: Muitas rachaduras em paredes; colapso do telhado em casas fracas, trincas em casas bem construídas. Gráfico à direita mostra a estimativa do nível de vibrações do chão (em fraçao de “g”, aceleração da gravidade) no caso de um sismo de magnitude 5. A linha sólida é a previsão de Toro et al.(1997) e os círculos são dados de sismos brasileiros normalizados para mag=5.0 Aceleração do chão para Magnitude 5

No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0 Área de maior risco no caso (muito remoto !) de ocorrer um tremor de magnitude 5.0 Diâmetro dos círculos nesta escala é ~450m (i.e., raio 200 a 300m) Distancia MC01 a MC02 = 6.7 km APESAR DO ALERTA, NADA FOI PUBLICADO NOS JORNAIS DO DIA SEGUINTE SOBRE CUIDADOS PARA REFORÇAR CASAS!!! 5 km No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0

Está tremendo.... Terremoto?!! CALMA e CUIDADO Dentro de casa! A maioria dos tremores brasileiros dura poucos segundos. Quando se dá conta, os efeitos já passaram. Recomenda-se sair de casa. Em apartamento não usar elevador. Se não puder sair de casa Ficar debaixo de uma mesa, um batente de porta, ou um canto da casa. Proteger a cabeça (com as mãos ou travesseiro). Manter-se afastado de janelas de vidro, espelhos, e armários altos Fora de Casa Vá para áreas livres Evite edifícios Evite paredes e muros altos. Evite linhas de transmissões Afastar-se de objetos que possam cair sobre você. Não Entre em Pânico!

Preparação ANTES de um possível “terremoto” Após o “terremoto” Só utilize telefone em caso de necessidade Prepare-se para os pós-abalos (tremores secundários de magnitudes menores). Preparação ANTES de um possível “terremoto” (mesmo com chance remota de ocorrência): Reforçar estruturas de casas fracas na região epicentral. Verificar estabilidade de telhas, em casas sem forro. Ter o costume de não deixar objetos pesados e frágeis em lugares altos e instáveis. Acostumar-se a fechar a válvula do gás quando o fogão não estiver sendo usado.

Conclusões Os tremores de Montes Claros são de origem natural: movimentação de blocos em alguma pequena fratura geológica. Magnitude ~4 não são raros no Brasil. Outro tremor maior é pouco provável ( ). Mas um pouco de precaução é recomendável As estatísticas (probabilidades de novos tremores mais fortes) continuam válidas mesmo após os sismos de 19-12-2012 (ambos com magnitude 3,6). Mais estudos sismológicos são necessários para definir melhor a geometria da fratura e lcoalização dos epicentros.

Obrigado