Métodos de Avaliação para Sites de Entretenimento Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof. Orientador: Daniel Weller.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUIA RÁPIDO DE USO São Paulo Dot.Lib Informação Profissional Ltda.
Advertisements

Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Orientação – acesso ambiente virtual
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
Informática Aplicada.
Interface Usuário Máquina
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Estatística Básica Utilizando o Excel
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
MSN Messenger.
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Aula 7: Portais de Noticias
FastCommerce 5.2: Marketing de Relacionamento
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
Plataforma de Ensino a Distância
PLANTÃO ON-LINE Inovando Dando passos para o futuro Fazendo a diferença Fortalecendo a excelência acadêmica Promovendo a formação integral.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Usabilidade para Softwares Infantis
Layout.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
Instituto SOS Professor
Métodos de Avaliação para Sites de Entretenimento
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
para a utilização do Portal
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
ADVOCA Solução Jurídica
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Oficina Plone Criação de Formulários
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Após a carregar a página, digite seu usuário e senha, disponibilizado pela SERAC ou pelo Setor de TI, caso tenha recebido o treinamento presencial. Clique.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
Avaliação Heurística do Gmail
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
7 - Criação de Páginas Web
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Como acessar o suporte online
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Manual do Usuário do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER Orientações para o (s) Autor (es)
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Pré-Projeto Multimídia
Tutorial de busca básica no SMART Imagebase. Bem-vindo ao tutorial de pesquisa básica no SMART ImageBase. O SMART ImageBase tem uma interface única, desenvolvida.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Carta Mensal através do site ens.org.br, Ipad e Iphone A Carta Mensal pode ser encontrada no site ens.org.br e também no Ipad e Iphone.
Tutorial Hangouts. Instalando a WebCam  A instalação da WebCam é feita pelo recurso “Plug and Play”, não precisa instalar nada, apenas executar ela em.
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Página de Login Direção : Login e senha = 1 Secretaria : Login e senha = 2 Professor : Login e senha = 3 Aluno : Login e senha = Direção.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Métodos de Avaliação para Sites de Entretenimento Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof. Orientador: Daniel Weller

Monografia I Métodos de avaliação estudados: –Método Heurístico –Avaliação Baseada em Guidelines –Comparação entre Interfaces –Walkthrough Cognitivo –Walkthrough Pluralístico –Avaliação com o Usuário

Objetivos verificar a validade e eficiência do método de Avaliação com o Usuário para identificação de problemas de usabilidade em páginas da World Wide Web encontrar possíveis relações entre os problemas encontrados e o não cumprimento de recomendações propostas por Nielsen

Sites e Categorias Avaliados Sites de Bate-papo –Universo Online – –Terra – –Fulano – Sites de Música –Whiplash – –Democlub – Sites de Jogos –Outerspace – –BRGames – –UOL Jogos –

Bate-Papo: Universo Online

Bate-Papo: Terra

Bate-Papo: Fulano

Música: Whiplash

Música: Democlub

Jogos: Outerspace, BRGames e UOL Jogos

Listas de tarefas Foram criadas listas de tarefas para cada um dos sites avaliados Foram escolhidas tarefas básicas, que qualquer usuário típico faria para utilizar o sistema Para sites parecidos foram elaboradas tarefas iguais ou as mais semelhante possíveis

Tarefas para o Bate-Papo do UOL Entre em uma das salas de bate-papo da cidade de Piracicaba Envie uma mensagem saudando todos da sala Envie uma mensagem reservada para alguém na sala Envie para a sala um som de “telefone” e uma imagem de “sorriso” Saia da sala de Piracicaba Escolha uma das salas “de 20 a 30 anos” para “espiar” Deixe uma mensagem no “Mural de Recados” Verifique quando e com quem será o próximo bate- papo com convidados

Metodologia utilizada nas Avaliações – Pré-Teste Apresentação para o usuário dos objetivos da avaliação Perguntas relacionadas a experiência do usuário com Internet Perguntas relacionadas a experiência do usuário com o site a ser avaliado

Metodologia utilizada nas Avaliações – durante o teste Anotação do tempo gasto para cumprir cada tarefa Anotação de comentários dos participantes Anotação de observações com relação ao andamento de cada tarefa (facilidades e dificuldades)

Principais dificuldades Indisponibilidade de um laboratório de usabilidade Impossibilidade de fazer uma seleção criteriosa de usuários para as sessões de avaliação Acesso a Internet muito lento nos laboratórios da Universidade

Sites de Bate-Papo: tempo de cumprimento de cada tarefa Universo OnlineTerraFulano Tarefa ABCABCABC 1 4*3* * * Tempo gasto em cada tarefa por cada usuário nos sites de bate-papo Obs: tempos em minutos (*) usuário precisou de algum tipo de ajuda do avaliador para concluir a tarefa

Problemas encontrados Categorização utilizada pelo UOL nas salas de bate- papo: mistura de regiões e idades

Problemas encontrados Barra de comandos: comparando UOL e Terra

Problemas encontrados Lista de salas de bate-papo do UOL, nomes das salas não são links

Problemas encontrados Whiplash: menu geral e menu da seção

Problemas encontrados Democlub: listagem de bandas, as fotos não são links

Problemas encontrados Caixa de seleção de jogos do UOL Jogos: não permite duplo clique

Problemas encontrados UOL Jogos: pouco contraste em algumas partes da tela

Lista de principais problemas encontrados: Bate-Papo do Universo Online Categorização de salas é confusa (mistura cidades e idades), a criação de subgrupos poderia resolver o problema; Na listagem de salas, o nome de cada uma delas deveria ser um link para entrar na mesma; Na tela de bate-papo, o posicionamento da caixa “reservadamente” é inadequado, deveria ser semelhante ao do Terra, ao lado da caixa de seleção do destinatário da mensagem.

Lista de principais problemas encontrados: UOL Jogos Há pouco contraste em algumas telas, dificultando a leitura, as cores deveriam ser redefinidas; Na caixa de seleção de jogos, deve ser dada a opção do usuário clicar duas vezes ou usar a tecla “Enter” para visualizar a página do jogo selecionado; As notas por conceitos poderiam ser revistas ou acompanhadas por alguma numeração; Fóruns deveriam estar separados por videogames ao invés de fabricantes.

Conclusão – sites avaliados Mesmo sendo sites famosos que já conquistaram a preferência dos usuários, ainda apresentam problemas de Usabilidade Muitos problemas poderiam ser evitados com pequenas modificações seja de caráter de layout ou de seqüenciamento das ações associadas as análises das tarefas

Conclusão – metodologia aplicada Muitos dos problemas foram apontados pelos usuários dos testes, que por terem experiência com Internet, fizeram muitos comentários contribuindo e colaborando muito para o processo, citando inclusive como estes problemas poderiam ser resolvidos Na categoria de sites de Jogos, apesar de serem sites semelhantes, avaliados com tarefas também muito parecidas, os problemas encontrados foram bem diferentes em cada um deles

Conclusão Alguns dos problemas encontrados têm forte relação com recomendações propostas por Nielsen [NIE00], que não foram cumpridas Os resultados das avaliações identificam vários problemas de usabilidade em todos os sites avaliados. Isto é um indicador de que a Avaliação com o Usuário é um método válido para avaliação de websites. Este é também um método eficiente, pois diversos resultados foram obtidos mesmo sem contar com as infra-estruturas e as despesas que seriam necessárias para realizar as sessões de testes ideais.