Computação Gráfica - Cor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
ÓRBITA E OLHO.
Computação Gráfica Interativa - Gattass
Grandezas luminotécnicas
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
Luzes e Cores: A visão da Física
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Introdução à Computação Gráfica Cor
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
DIM102 1 Representações de Cores 35M34 – Sala 3E1 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
Cor Rodrigo de Toledo. Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
Visualização Científica PSI a Aula – Percepção Visual Humana
Visão Computacional Imagem: Luz e Cor
FOTOSSÍNTESE.
COR.
2 Elementos da Percepção Visual
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
Cor.
Cor e Visão Humana Oficina de Informática e telemática
Fotografia Publicitária II
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
Imagem: Cores.
7. Color Image Processing
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
AULA 1 FUNDAMENTOS FÍSICOS DA LUZ
Ferramentas de Multimídia e Internet
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
Capítulo II – Imagem Digital
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
LUZ.
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.
Ondulatória.
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
Professor: Diones Charles
VISÃOeAUDIÇÃO Prof. Saavedra José Rios Valentim Jr.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
SISTEMA VISUAL. Felleman & Van Essen, 1991 Áreas visuais no córtex do macaco.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica - Cor Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Tópicos Conceito Percepção Visual Sistema de cores RGB Sistemas de cores HSV

Conceito A cor é um atributo da percepção visual que permite mostrar as coisas conforme são vistas na natureza Representar associações simbólicas Chamar e direcionar a atenção Enfatizar alguns aspectos sociais Determinar um estado de espírito Tornar uma imagem mais fácil de ser memorizada

Conceito Radiação Eletromagnética Consiste de campos magnéticos e elétricos oscilantes que se movimentam no espaço. É produzida pelo movimento de cargas elétricas (partículas).  A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem decrescente da duração (período T) da onda são: ondas de rádio, micro-ondas, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.

Conceito Radiação Eletromagnética

Conceito de Cor As cores são ondas eletromagnéticas descritas pelo seu comprimento de onda em nanômetros. As diferentes cores, ou espectros luminosos, que podem ser percebidos pelo sistema visual humano correspondem a uma pequena faixa de frequências do espectro eletromagnético, que inclui as ondas de rádio, microondas, os raios infravermelhos e os raios X. Rádio Microondas Infravermelho Ultravioleta Raios X 700 600 500 400 nm Vermelho Alaranjado Amarelo Verde Azul Violeta

Visão humana As radiações luminosas atravessam o cristalino e convergem na retina que é a membrana interna da parte posterior. A retina é formada pela ramificação do nervo ótico que transmite as sensações luminosas ao cérebro. A imagem que se forma na retina é real, invertida e menor do que o objeto. “Percebemos” os objetos em posição correta graças à forma como os sinais visuais são processados

Visão Humana

Percepção de cor A retina é composta de, aproximadamente, 100 milhões de sensores, cada um responsável pela conversão de uma porção do estímulo luminoso. Estes sensores são divididos em dois grupos: - cones - sensíveis a alto nível de iluminação e responsáveis pela percepção das cores; e - bastonetes - sensíveis a baixo nível de iluminação e distinguem os tons de cinza.

Percepção de Cor

Sistema Visual humano / Cores Primárias Os olhos humanos possuem três tipos de sensores coloridos diferentes, sensíveis a diferentes partes do espectro de luz visível. Eles são os chamados fotopigmentos azul, vermelho e verde. A percepção da cor, portanto, seria determinada pela média das três respostas. Essas são as razões pelas que se usam cores primárias. As cores primárias são as cores básicas que podem ser usadas para produzir outras cores.

Sistema de cores RGB É o sistema de cores utilizado nos computadores baseado nas cores primárias Red-Green-Blue. São utilizadas 256 variações diferentes de intensidade em cada uma das cores básicas.  Para definir uma determinada cor, especifica-se na realidade a intensidade (valor associado) dos emissores R, G e B. O valor (0,0,0) equivale a cor preta com intensidade zero nas três componentes. O valor (255,255,255) equivale a cor branca onde as três componentes estão presentes com a sua intensidade máxima.

Sistema de cores RGB Quando as três componentes tiverem valores exatamente iguais teremos definida uma escala de tons de cinza do preto ao branco, é a chamada "gray scale".

Modelo HSV (Hue, Saturation, Value) O sistema HSV utiliza descrições de cor que são mais intuitivas do que combinações de um conjunto de cores primárias. Por isso, é mais adequado para ser usado na especificação de cores em nível de interface com o usuário.

Modelo HSV (Hue, Saturation, Value) Os vários matizes estão representados na parte superior do cone (Hue), a saturação é medida ao longo do eixo horizontal, e a luminância é medida ao longo do eixo vertical.

Modelo HSV (Hue, Saturation, Value) O matiz varia de 0o (vermelho) a 360o, e o ângulo entre os vértices é de 60o. A saturação varia de 0 a 1 e é representada como sendo a razão entre a pureza de um determinado matiz e a sua pureza máxima S=1. Quando S=0 tem-se a escala de cinzas. A luminância varia de 0 (no pico do cone), que representa a cor preta, a 1 (na base), onde as intensidades das cores são máximas.

Cor em OpenGL A definição de cor no OpenGL é descrita segundo o modelo RGB. Usa-se o comando glColor. A sintaxe para o comando é: glColor3 {f,d} ( XRed, XGreen, XBlue), onde : XRed -> porcentagem de vermelho (variando de 0.0 a 1.0); XGreen -> porcentagem de verde (variando de 0.0 a 1.0); XBlue -> porcentagem de azul (variando de 0.0 a 1.0);