NAFTA NAFTA Nomes: Larissa Chen, Maria Alice Cabral,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Advertisements

Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
N.A.F.T.A..
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Acordo Norte – Americano de Livre Comércio
Nafta.
Negócios Internacionais
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
PROJETO DE GEOGRAFIA BLOCO ECONOMICO: NAFTA
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Alca e Nafta Nomes: Thais e Iasmim
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Movimentos Internacionais de Fatores
Fundamentos de Economia
NAFTA.
NAFTA.
Comércio Internacional
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Comércio Internacional
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
MEGA BLOCOS II.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
TRABALHO DE POPULAÇÂO Fabrício 6 Henrique 9 Matheus 14 8D.
NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
Grupos e Blocos Econômicos
Blocos econômicos-APEC
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Capítulo 19 – O comércio internacional
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Organizações internacionais Regionais
Sistemática de Importação e Exportação
COMÉRCIO INTERNACIONAL
NAFTA North America Free Trade Agreement
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Empresas Multinacionais
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
Produção Econômica da América Latina – parte II
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
NORTH AMERICA FREE TRADE AGREEMENT
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Introdução à Macroeconomia
Colégio Maria Imaculada
Trabalho Sobre Blocos Econômicos
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
O mundo dividido na era da Globalização
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
1. 2 O que são blocos econômicos
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Transcrição da apresentação:

NAFTA NAFTA Nomes: Larissa Chen, Maria Alice Cabral, Thais Beijo, Vitor Fachini. 8B

Índice Slide............Apresentação Slide............Significado da sigla Slide............País membro Slide............Historico de formação Slide............Pais sede Slide............Bandeira Slide............Politica Slide............Objetivos Slide............Perpectivas Slide............Artigo características do Nafta Slide........... Funcionamento do NAFTA Slide............Organização Slide............Estrutura Slide............Conclusão Slide............Bibliografia

Apresentação Hoje, nós iremos apresentar um pouco sobre o NAFTA, falar sobre sua estrutura, organização, funcionamento, características, perspectivas, objetivos, política , bandeiras, país sede, histórico de formação, países membros, significado da sigla e um artigo

Significado da Sigla Países Membros O nafta é o “North American Free Trade Agreement”, ou tratado norte-americano de livre comercio. Países Membros O bloco econômico é formado por Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte).

Histórico de Formação Foi formada em 1992 e tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre países, assim como, abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos. País Sede Estados Unidos.

Bandeiras

Política Grau razoável de estabilidade monetária Existe uma certa ordem monetária em um contexto de taxas de inflação relativamente altas,que influenciam a relação preços/salários,com repercussões nas taxas de cambio reais e posteriormente no setor de importação/exportação. Aceitação das regras de mercado As partes intervenientes no acordo,na análise de cada economia estão dispostas em aceitar regras de mercado,o que leva ao fomento da concorrência, permitindo a redução dos custos e favorecendo a inovação.

Financiamento orçamental baseado nos impostos Estando por base do acordo,a redução e eliminação de impostos aduaneiros as partes devem possuir um sistema de financiamento público que tenha por base impostos diretos e indiretos,isto porque após a implementação do acordo as receitas externas irão reduzir-se gradualmente. Existência de relações comerciais e financeiras A existência de relações comerciais e financeiras constitui a razão essencial para o estabelecimento de um acordo que conduza a tratamento preferencial.

Objetivos ->Criar procedimentos efetivos para a implementação, aplicação deste Acordo, e para a sua articulação administração e resolução de disputas -> Estabelecer uma armação para a adicional trilateral, regional e cooperação multilateral para se expandir e aumentar os benefícios do Acordo. -> Promover condições de competição justa na área de livre comercio. -> Promover a proteção adequada e efetiva á execução de propriedade intelectual -> Eliminar barreiras ao comercio que facilite o movimento de bens e serviços entre os territórios das partes ->Facilitar transações econômicas entre esses países,e abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos. -> Aumentar oportunidades de investimento substancialmente no território das partes

Perspectivas -> Agregar novos países(talvez o Chile,que sua influência é fundamental para o equilíbrio de poder) ->Expandir-se -> Evitar conflitos e desarmonias entre as economias

Preços da nafta seguem firmes em 2012: Artigo Preços da nafta seguem firmes em 2012: Apesar da forte oscilação dos preços da nafta, principal matriz petroquímica brasileira, observada no ano passado, as cotações da matéria-prima básica para a produção de resinas termoplásticas devem seguir firmes em 2012, de acordo com especialistas ouvidos pelo Valor. A expectativa é que as cotações fiquem próximas a US$ 1.000 a tonelada.. "As cotações tiveram forte valorização entre fevereiro e abril, mas começaram a recuar nos meses seguintes", disse o diretor da consultoria. O Brasil importa cerca de 35% da nafta que as indústrias consomem. Os 65% restantes são fornecidos pela Petrobras. O balde de água fria no setor petroquímico veio com a crise internacional - até então os preços da nafta estavam firmes, impulsionados pelas cotações do petróleo e também pela perspectiva de crescimento. Para 2012, as expectativas são de que os preços da nafta sigam firmes, puxados pela recuperação da economia e demanda aquecida. 19 de janeiro de 2012,quinta-feira

Características do Nafta O Nafta é composto por apenas três países, e há um grande desnível entre as economias de seus membros, tendo em vista que os Estados Unidos é a maior economia mundial. O Canadá, mesmo aparecendo como um dos principais países do mundo em economia, qualidade de vida, entre outros quesitos, é uma nação que depende muito dos recursos financeiros oriundos dos Estados Unidos. Já o México, considerado uma economia emergente, foi convidado para fazer parte desse bloco econômico pelo fato de seus habitantes serem consumidores assíduos dos produtos canadenses e norte-americanos. Desse modo, o México foi inserido nesse bloco simplesmente porque possui um enorme mercado consumidor, é detentor de uma grande jazida de petróleo, recurso indispensável para Estados Unidos e Canadá, além de ser fornecedor de mão de obra barata.

Funcionamento do NAFTA (vantagens para os países membros) Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata; O México ganha com a geração de empregos em seu território; O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo;

A produção industrial mexicana, assim como as exportações, tem aumentado significativamente na última década. A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte- americano; Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais com outros blocos econômicos.

Organização O Acordo de Comercio Norte Americano (NAFTA- North American Free Trade Agreement) assenta na existência de determinadas condições, gerais e especiais, que favoreceram a implementação do acordo. No que diz respeito a condições gerais, é de referir a capacidade económica e institucional das partes em respeitar compromissos a longo prazo bem como a existência de um ambiente macro-económico estável direccionado para políticas de economia de mercado e no enquadramento do GATT, (Acordo Geral em Tarifas e Comercio) a promoção de regimes livre cambistas.

Estrutura O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) foi assinado pelos líderes de: Canadá, México e  EUA  em 7 de outubro de 1992, porém somente entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1994 depois de um conturbado processo de confirmação por parte dos EUA, onde a xenofobia, o etnocentrismo e o preconceito de certos setores políticos oferecem formidáveis obstáculos. O NAFTA criou uma zona de livre comércio  na qual tarifas e certas outras barreiras ao comércio de bens e serviços e recursos financeiros serão gradualmente eliminadas em um período de 15 anos, mas espera-se que a maior parte das liberalizações ocorra nos primeiros cinco anos. As razões econômicas do NAFTA são de fácil compreensão, se considerarmos que o comércio com os EUA representa cerca de 70% do comércio externo do Canadá, que 80% das importações mexicanas originam-se nos EUA e que o Canadá e o México são o primeiro e o terceiro parceiros comerciais dos EUA.

Conclusão Nós aprendemos muito sobre o NAFTA com esse trabalho, nos comprometemos com eles fizemos com o maior carinho e esperamos que GOSTEM!!!!!

Bibliografia Google imagen Sua pesquisa Wikipédia Brasil escola Yahoo Enciclopédia