Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Advertisements

Galan, Noêmi Garcia de Almeida* Bonini, Ariane Gasparotto**
Aline Lauria Pires. Periodonto de proteção Periodonto de sustentação.
Tabagismo e a doença periodontal
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Seminário de Genética Fibromatose Gengival
Higiene Bucal.
AVALIAÇÃO DO NÚMERO DE CASOS DE DIABETES MELLITUS
Epidemiologia e Saúde Ambiental
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 1 Departamento Regional
Estresse.
Diabetes e a Odontologia
Aspectos periodontais durante a infância
Por: Karlla Siqueira Tristão
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Prevenção com a Higiene Bucal
Faculdade de Odontologia LESÕES PERIODONTAIS AGUDAS
Programa de Gerenciamento de Condições Crônicas
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Prática clínica: Avaliação odontológica em pacientes com dor José TT Siqueira São Paulo.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Odontologia do Trabalho
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
GENGIVITE.
QUEBRANDO PARADIGMAS DE PESO NAS EMPRESAS FERNANDA FERNANDES Expo-Rio| 2012.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Alimentação e Nutrição do Idoso
Dra. JESSICA DO AMARAL BASTOS
Câncer de boca.
10 motivos para melhorar a sua saúde bucal.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
Prevenção de doenças bucais.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
DOENÇA PERIODONTAL X NASCIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS E DE BAIXO PESO
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Gravidez X Doença Periodontal
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
A Relação entre a Oclusão e a Periodontia
PARACOCCIDIOIDOMICOSE BUCAL: FUNDAMENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
PULPITE AGUDA REVERSÍVEL
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Saúde Bucal e Diabetes Melitus
Saúde Bucal e Diabetes Mellitus Atenção Clínica. Objetivos: Compreender e orientar sobre adequada atenção clínica da saúde bucal em pessoas com diabete.
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
EFEITO DAS CONDIÇÕES SISTÊMICAS SOBRE O PERIODONTO
MEDICINA PERIODONTAL HELIANA DAHER Junho 2016.
Imunopatogênese das Doenças Periodontais Prof. Dr. Paulo Cirino de Carvalho Filho.
Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense. Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense.
Aspectos microbiológicos na Doença Periodontal
Transcrição da apresentação:

Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina veja o campo de anotações Marilene Issa Fernandes Cassiano K. Rösing Doutores em Periodontia/Profes. Associados UFRGS

Como promover o autocuidado no dia a dia Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus: Saúde Bucal. Um comportamento de autocuidado associado a saúde bucal esta associado ao entendimento da interrelação entre doença periodontal e doenças sistêmicas, identificando as características clínicas associadas a doença e estratégias voltadas a um comportamento que favoreça a saúde.

nem toda a gengivite evolui para uma periodontite. DOENÇA PERIODONTAL gengivite periodontite A gengivite é um pré-requisito para o estabelecimento de uma periodontite, mas nem toda a gengivite evolui para uma periodontite. A gengivite é uma inflamação limitada à gengiva, enquanto a periodontite acomete as estruturas que suportam os dentes.

Biofilme supragengival Gengivite É um processo inflamatório decorrente da presença do biofilme supragengival; Caracteriza-se por gengivas sangrantes e vermelhas; Frequentemente associada à halitose; Não apresenta perda das estruturas de suporte / tecido ósseo; O tratamento da gengivite é o controle do biofilme supragengival. Biofilme supragengival

Controle do biofilme supragengival Necessidade de remoção de fatores que dificultem a remoção do biofilme, por exemplo cálculo dental, pelo profissional; Adequada remoção do biofilme supragengival, duas vezes ao dia, com escova dental, fio dental ou outros instrumentos, indicados de acordo com necessidades específicas. O principal autocuidado com a saúde bucal é a higienização dos dentes diariamente, que tem como objetivo a remoção do biofilme supragengival.

Periodontite É um processo inflamatório decorrente da presença do biofilme subgengival; A presença do biofilme subgengival é determinada pelo exame profissional; Caracteriza-se por sangramento periodontal ou supuração; Ocasiona a destruição dos tecidos de suporte do dente/perda óssea; O tratamento está associado ao controle do biofilme subgengival. Biofilme subgengival

Controle do biofilme subgengival A remoção do biofilme subgengival é de responsabilidade do profissional, cirurgião dentista.

RÖSING et al., 2006

Periodontite A periodontite é uma infecção bucal crônica comum e a principal causa de perda de dentes em adultos. É considerada a sexta complicação do diabetes mellitus, mostrando ser um fator de risco para o controle glicêmico.

Gengiva inchada Cor avermelhada Sangramento espontâneo

Controle glicêmico inadequado Abcesso periodontal Sangramento gengival espontâneo Gengiva edemaciada / inchada

Diabetes e doença periodontal Há uma clara relação entre o grau de hiperglicemia e da severidade da periodontite. Prevalência de D.P. em diabéticos é maior que em não-diabéticos Prevalência de diabetes em pacientes periodontais é duas vezes maior que em pacientes sem periodontite

Avaliação radiográfica 92 95 03 04 95 92

Dados Epidemiológicos Dados epidemiológicos confirmam que o diabetes é um fator de risco para periodontite com suscetibilidade aumentada em cerca de três vezes. A periodontite é altamente prevalente, a forma severa afeta 10-15% dos adultos, com impacto negativo na qualidade de vida.

Sangramento espontâneo Presença de pus Gengiva inchada Queixa de halitose

Periodontite x Diabetes Atualmente, há um alerta na relação entre o diabetes e a periodontite, pois não só o diabetes é um fator de risco para periodontite, mas também a periodontite pode ter um efeito negativo sobre o controle da glicemia, sendo uma relação de “duas vias”. periodontite diabetes

Área estimada do epitélio da bolsa em contato com o biofilme, em um paciente com periodontite de moderada a severa, correspondendo a 72 cm2.

Periodontite x Diabetes Assim, a atuação clínica da equipe de saúde precisa estar atenta na avaliação dos sintomas indicativos de periodontite e gengivite para que um adequado tratamento seja indicado. Observar queixa de: Sangramento gengival; Mobilidade dos dentes; Edema ou inchaço; Dor na gengiva; Halitose.

Considerações finais A terapia periodontal em pacientes com diabetes está associada com melhorias no controle glicêmico ,o que pode ser clinicamente relevante na gestão da diabetes; A saúde bucal deve ser promovida em pessoas com diabetes como um componente integrante do controle da saúde como um todo; O autocuidado de higienização dos dentes diariamente é importante; Uma colaboração mais estreita entre as equipes de saúde é necessário para a gestão conjunta de pessoas com diabetes e periodontite.

Referências: Nery, CP Diabetes e relação com as doenças periodontais. Revista Perio News, 2008, 2 (3): 178-83. http://www.perionews.com.br/materia-capa/Perio-mat-v.2-n.3.pdf  Silva-Boghossian C. et al., Relação entre o tratamento periodonta e o controle metabólico do Diabete Mellitus - Revisão de Literatura. Revista de Periodontia, 2009, v19 (3): 20-25. http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/set_2009/artigo3.pdf Monteiro AM et al., interrelação doença periodontal Diabetes Mellitus: uma análise crítica. Rev Inst Ciencia Saúde 2006, 24(3): 223-30. http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2006/03_jul_set/V24_N3_2006_p223-230.pdf Novaes Júnior AB, et al., Inter- relação doença periodontal Diabetes Mellitus. Revista de Periodontia,2007, 17(2): 39-44. http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/edicao_atual/ed_junho_07.pdf