O caso da Travessia do Pantanal MT & MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório Gestão
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Definição do sector de Touring
Prof. Ms. Vagner Custódio
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local - PPDL Dissertação de Mestrado.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
OPERADORA Aula 05.
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
TURISMO RURAL BAHIA.
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
O PANTANAL É um ecossistema único no mundo que cobre uma grande área como que metade da França. A palavra Pantanal pode se traduzir como Pântano, em.

Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
1 1.
Julho de 2007.
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
FAZENDA SAN FRANCISCO “O melhor safári do Brasil”
Eventos Segmentados Evento Virtual/Digital
Carlos Alberto Tavares de Toledo
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul
PANTANAL.
Monitoramento dos Biomas Brasileiros
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
TURISMO RURAL BRASIL.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
DINAMICA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS SUSTENTAVEIS
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
MATO GROSSO DO SUL CAPITAL: CAMPO GRANDE.
Pantanal.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Segmentação em Turismo (Mtur)
clique no mouse para passar as telas
Biomas do Brasil.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
BIOMAS DO BRASIL.
Santuários.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Oreni Campêlo Braga da Silva
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.
TEMA8 Aulas 21 e 22. AULA 21 Revisão analítica dos planos e programas nacionais no turismo brasileiro: a. Planos Nacionais de Turismo: , 2007-
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Apresentação II PRODETUR - SUL CAROLINE BECKER FERNANDA CARNEIRO SIMONE SANTOS.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO 1 Seminários Integrados de Conscientização Turística Sensibilização dos Setores Públicos e Privados Identificação.
Transcrição da apresentação:

O caso da Travessia do Pantanal MT & MS Planejamento do Turismo em Área Rural O caso da Travessia do Pantanal MT & MS

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO - P A N T A N A L Pantanal Mato-grossense = Área de 138.183 Km² Formação: Planaltos e elevações maiores, que abrangem a maior parte da Bacia; a Planície que é o Pantanal na sua posição central ; e as elevações residuais adjacentes a planície e suas depressões. A concentração de fauna é uma das maiores do planeta. Já catalogado: 650 espécies de Aves; 262 espécies de Peixes; 1.100 espécies de borboletas; 80 espécies de Mamíferos; 50 espécies de répteis; 1.700 espécies de Plantas.

Critérios utilizados para a seleção dos Municípios O uso do ecossistema Pantanal como território básico; A inclusão de municípios com potencialidades turísticas, localizados dentro dos limites do bioma Pantanal; Inclusão de municípios que ampliassem a atratividade e competitividade dos produtos; Escolha dos municípios Pantaneiros nos quais existissem ações estruturastes para o turismo; 4

Mato Grosso Mato grosso do Sul Recorte do Território - 05 Municípios \ Potencialidades Mato Grosso Cáceres – Turismo de Pesca Esportiva- Turismo Rural - Ecoturismo Poconé - Ecoturismo - Turismo Rural - Pesca Esportiva Mato grosso do Sul Corumbá – Turismo de Pesca Esportiva – Ecoturismo e Turismo Rural Miranda – Turismo Rural – Ecoturismo e Pesca Esportiva Porto Murtinho – Pesca Esportiva - Ecoturismo 5

MT Segmento do Ecoturismo – Estradas Parques

MT Segmento do Turismo Rural – Pousos Pantaneiros

MT Segmento da Pesca Esportiva – Cáceres e Poconé

MS Segmento do Ecoturismo – Estrada Parque

MS Segmento do Turismo Rural – Fazendas Pantaneiras

MS Segmento da Pesca Esportiva – Corumbá, Miranda e Porto Murtinho

Característica da Região – Mapa do Roteiro Integrado Pt. Cercado E P Roteiro Integrado MS\MT\MS 6. Roteiros Regionais

1. Desafios Promoção e comercialização desintegrada no território Pantanal; Comercialização direta e individualizada; Imagem centrada no turismo de pesca; Oferta desorganizada e sem práticas comuns de mercado;

2. ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA MUDAR A SITUAÇÃO

PROBLEMA: Promoção e comercialização desintegrada do produto Pantanal Aproximação comercial entre os operadores do território; Desenvolvimento de produtos integrados; Criação da marca Travessia do Pantanal; Criação do slogan “Dois estados um só destino” Produção de material promocional de forma integrada; Desenvolvimento de website

Marca e slogan

Material (pasta)

Material (pasta)

Material (pasta)

Diretório de roteiros – Salão do Turismo 2010

Diretório - roteiros

PROBLEMA: Comercialização direta e individualizada: Sensibilização e capacitação de operadores e fornecedores através de diversas oficinas e cursos objetivando o entendimento da dinâmica de mercado e funcionamento da cadeia produtiva do turismo.

PROBLEMA: Imagem de Turismo de Pesca Desenvolvimento de roteiros que valorizem a cultura pantaneira: Envolvendo a produção associada ao turismo Focando os aspectos rurais do Pantanal Focando os aspectos naturais do Pantanal Introduzindo atividades de aventura nos roteiros

Alguns roteiros criados: - De Miranda a caminhos de Coimbra no rio Paraguai - Emoção e aventura no Pantanal do rio Miranda Um dia de peão nos caminhos pantaneiros Corumbá com navio Kalypso no coração do Pantanal Trieco: Aventura esportiva no Pantanal Cavalgada Pantaneira Comitiva Pantaneira Expedição onça Pousos Pantaneiros

PROBLEMA: Oferta desorganizada e sem práticas comuns de mercado Organização da oferta através de roteiros atrativos e competitivos Criação e estabelecimento de critérios de comercialização Criação e estabelecimento de requisitos para agências e operadoras de turismo Criação e estabelecimento de requisitos para fornecedores

3. O PAPEL DO(S) DESTINO(S) INDUTOR(ES) - Campo Grande e Cuiabá – portões de entrada e irradiadores de fluxo turístico para os demais destinos Cáceres e Corumbá são destinos turístico mais interiorizados no território e estimulam fluxo para os demais Estes destinos servem como padrão para a análise de produto, para todo o território do roteiro e como estimuladores de capacitação, melhorias, desenvolvimento do trade do turismo nos estados MT/ MS. A Travessia conta com 4 destinos indutores = indução de desenvolvimento e qualidade para o território geral deste produto

4. INDICADORES, METAS E RESULTADOS ALCANÇADOS Mais de 160 empreendimentos envolvidos na Travessia do Pantanal Cinco operadores trabalhando, comercializando e provendo integradamente o produto Pantanal Formatação de 36 roteiros diferenciados, atrativos e competitivos Participação na ABAV/2009 com stand próprio Participação no Salão do Turismo/2010 com stand próprio Participação em mais de 15 feiras e eventos nacionais e internacionais

REGIÃO CENTRO OESTE - ROTA TRAVESSIA DO PANTANAL Adonis Zimmermann Consultor Coordenador Rejane Pasquali Consultora de P. Associada 28

Daniel Fernando danielqzs@gmail.com (65) 8123-4587 Obrigado! Daniel Fernando danielqzs@gmail.com (65) 8123-4587