Energy Management and Policy

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mundo em Desenvolvimento
Advertisements

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Energia e Aquecimento Global
Alterações Climáticas Um problema de todos
FONTES DE ENERGIA.
Professora: Helena Felgueiras
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
Política e meio ambiente
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
FONTES ENERGÉTICAS O CONSUMO DE ENERGIA É CADA VEZ MAIOR
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
UNIÃO EUROPEIA.
Estimativa de Emissões de GEE
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Feira das Energias.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
Central Termoeléctrica
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
Energia Portugal nd of February 2002 Energy Management and Policy -João Meyer -José Mangueira -Pedro Nazareth Energia Portugal 2001, uma publicação.
Análise da Intensidade de Utilização de Materiais na Economia
ENERGIa 06/05/2013.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
O CONSTRANGIMENTO ENERGÉTICO SOBRE A ECONOMIA PORTUGUESA.Clemente Pedro Nunes: - Administrador da CUF -Professor Catedrático Convidado do IST.
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
ENERGIA.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
A exploração dos recursos naturais
Energia solar.
Petróleo e Gas Natural.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
1 ABIMAQ Indústria de Máquinas e Equipamentos Indicadores Conjunturais Evolução Janeiro-Dezembro/08 Janeiro de 2009.
Comemoração dos 25 anos do Programa de Planejamento Energético da COPPE Dos choques do petróleo e dos contratos de risco à abertura de mercado Paulo Metri.
Blocos Econômicos OPEP
Ambiente & Energia Introdução Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
Agropecuária dos EUA.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior ENCOMEX 2009 JOÃO PESSOA Fábio Martins Faria JOÃO PESSOA -
Geopolitica dos Recursos Naturais..
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Petróleo.
Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all © World Energy Council 2009 A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNDO Norberto.
MÓDULO 21 - ENERGIA.
Química Energias Químicas no Cotidiano 12 de Setembro de 2015
Complementação do capítulo 8
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
Trabalho realizado por: Priyal Ramesh nº 16 Rodrigo Souto nº 17 Tamara Marques nº 24 Tiago Pereira nº 26.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Energy Management and Policy Petróleo Ana Sofia Mascarenhas Nuno David

Importações de Petróleo (Portugal) As importações de Petróleo têm vindo a crescer ao longo dos anos. Os choques Petrolíferos não se reflectem nas nossas importações (ex.: 1979)  As reservas estratégicas são insignificantes face ao consumo do país.

Origem do petróleo importado por Portugal 1960 - O petróleo importado vem exclusivamente do Médio Oriente (Líbia, Irão, Iraque, e Arábia Saudita). Hoje em dia, há uma muito maior diversidade de fornecedores. O choque petrolífero de 1979 (2º choque)  outros fornecedores Guerra do Golfo 1990 (terceiro choque petrolífero)

Origem do Petróleo importado por Portugal Nos anos 60 o petróleo importado era essencialmente do Médio Oriente. Hoje, importamos petróleo do Médio Oriente, de África e da OCDE

Origem do Petróleo importado por Portugal As importações de Petróleo diminuíram em 1980 (2º choque) Nos anos 1979 a 1993, as importações decresceram (começamos a importar Petróleo de outras regiões - África e OCDE) A partir do ano 1994, as importações aumentam (aumento do consumo de combustíveis fósseis em Portugal)

Origem do Petróleo importado por Portugal Os principais países do Médio Oriente que exportam petróleo para Portugal são: Arábia Saudita, Iraque e Emiratos Árabes Unidos Embargo ao Iraque (1990)  deixamos de importar petróleo do Iraque (as importações retomaram em 1996 - Programa Petróleo para medicamentos)

Origem do Petróleo importado por Portugal A partir dos anos 1990, começamos a importar petróleo de África (Nigéria, Líbia, Egipto, Argélia, Angola, e Gabão). A partir de 1998 a importação de petróleo é essencialmente da Nigéria

Origem do Petróleo importado por Portugal Os principais países da OCDE que exportam petróleo para Portugal são: Noruega, Reino Unido, México e Dinamarca Crescimento das importações de Petróleo a partir de 1996 (maior consumo)

Origem do Petróleo importado por Portugal Todo o petróleo bruto importado vai para a refinaria. Não há consumo directo de petróleo bruto. As reservas estratégicas são muito limitadas face ao consumo do país.

Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de Petróleo tem vindo a aumentar bastante desde 1960, e este aumento reflecte-se em vários sectores (Indústria, Transportes,...) Ao observar este gráfico vemos que Portugal é um país que ainda está a crescer.

Consumo de Petróleo por sector em Portugal A indústria química (inclui Petroquímica) é a indústria que tem um maior consumo de petróleo. O consumo de Petróleo na Indústria química tem vindo a crescer bastante.

Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de Petróleo na Indústria Química é essencialmente Nafta (gama de produtos com pontos de ebulição que variam entre os 30 ºC e os 210 ºC)

Consumo de Petróleo por sector em Portugal No sector dos transportes o maior consumo de Petróleo é nos transportes terrestres. O consumo no sector dos transportes terrestres tem vindo a aumentar bastante e é responsável pelo aumento do consumo global no sector dos transportes.

Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de petróleo nos transportes terrestres tem vindo a aumentar (melhoria da infra-estrutura e maior poder de compra dos Portugueses). A partir de 1977 o consumo de Diesel supera o consumo Gasolina. Esta tendência acentua-se a partir de 1994.

Consumo de Petróleo por sector em Portugal

Consumo de Petróleo por sector em Portugal Sector Energético: Fuel usado pela indústria energética para aquecimento ou para o funcionamento do equipamento (ex.: Minas de carvão, extracção de petróleo ou gás natural, indústrias transformadoras - electricidade). O consumo neste sector tem vindo a crescer (crescimento muito acentuado em 1994).

Consumo de Petróleo por sector em Portugal O sector da transformação inclui o sector eléctrico, os caminhos de ferro que produzam a sua própria electricidade, centrais térmicas, ... Este sector tem vindo a aumentar os seus consumos de petróleo, no entanto existem anos em que o consumo é baixo (questões climatéricas - centrais hídricas).

Consumo de Petróleo por sector em Portugal Das centrais eléctricas públicas o consumo proveniente do petróleo é essencialmente Fuel óleo.

Consumo de Petróleo em vários países No gráfico seguinte, temos a evolução do consumo de petróleo em vários países da Europa. O consumo tem vindo a aumentar em países como a Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha. Em França o consumo tende a diminuir. Em Itália o consumo é constante.

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)

Oferta de Energia em Portugal (DGE)