A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo em Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo em Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo em Desenvolvimento

2 O que é um País Desenvolvido?!
Utilizamos o conceito de País desenvolvido quando nos referimos aos países que têm alto nível de desenvolvimento económico e social.. Os países desenvolvidos normalmente são os que apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano elevado. Os Países que não têm estas características são classificados como Países em vias de desenvolvimento ou Subdesenvolvidos.

3 Os Países mais Desenvolvidos
Noruega; Austrália; Islândia; Canadá; Irlanda; Países Baixos; Suécia; França; Suíça; Japão; Luxemburgo; Finlândia; Estados Unidos; Áustria; Espanha; Dinamarca; Bélgica; Itália; Liechtenstein; Nova Zelândia; Reino Unido; Alemanha; Singapura; Hong Kong; Grécia; Coreia do Sul; Israel; Andorra; Eslovênia; Brunei; Kuwait; Chipre; Qatar; Portugal; Emirados Árabes; República Checa; Barbados; Malta

4 Aspectos Chave para o desenvolvimento de um país
São utilizados alguns critérios que podem ditar se um país é desenvolvido ou não. Um dos critérios utilizados é a Renda per Capita e o valor do PIB de cada país. Outro critério económico é a Industrialização. Os países onde os sectores terciário e quaternário da indústria predominam na economia são considerados desenvolvidos. Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida e é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar de uma determinada população.

5 Diferenças entre o nível de desenvolvimento dos países
Podem existir diferenças entre o nível de desenvolvimento dos países devido à origens históricas que deixaram marcas profundas nos países, como a dominação, independência e exploração das colónias, à cultura, à educação, ao nível médio de vida, etc. O consumo, por parte das sociedades dos países desenvolvidos é muito alto. A luta por melhores condições de vida da população é visível. A democracia está totalmente implementada nas nações desenvolvidas. Há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades. O conceito de "país desenvolvido" é apenas uma referência económica e política, não reflectindo necessariamente o grau real de desenvolvimento social e cultural. Há quem questione se os países onde não há direitos civis e políticos, onde não existe segurança social e onde ainda se aplica a pena de morte e os maus tratos aos reclusos, serão mesmo desenvolvidos, ou se apenas sofreram de crescimento económico.

6 Os Países desenvolvidos é que, na maioria das vezes, beneficiam das matérias-primas, existentes, nos países subdesenvolvidos, e estes andam à “mercê” do poder económico dos primeiros Tânia Azevedo ESD


Carregar ppt "O Mundo em Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google