30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria missionária de Cristo
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
O Apostolado de Maria.
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
Maria e a Ressurreição de Cristo
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
Anunciação O Anjo e Maria.
Bem-vindo/a.
Maria, singular cooperadora da Redenção
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
"Eis que não vos deixarei órfãos"
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Sagrado Coração de Jesus
Santa Mãe de Deus.
Na Origem da Eucaristia, está presente Maria.
VALOR TEOLÓGICO E PASTORAL DO CULTO À SANTÍSSIMA VIRGEM.
Outubro, mês do Rosário e das Missões
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Culto à Virgem Maria.
A Estrela da nova evangelização
A característica da espiritualidade de Maria
ENQUATO ESPERAVAM A VINDA DO ESPÍRITO SANTO prometido, todos perseveravam unanimemente na oração juntamente com as santas mulheres e Maria a Mãe de.
Maria – A Serva do Senhor
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
O Anjo e Maria.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
O Apostolado de Maria.
Maria Mulher Eucarística
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Maria de Pentecostes.
Maria, Mulher Eucarística
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
Maria Modelo de Oração.
Maria Mãe da Eucaristia
Palavra de Vida Janeiro
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Maria e a ressurreição de Cristo
A Virgem, ao conhecer por meio do Anjo o estado de Isabel, apressa-se a ir ajudá-la nas lides da casa. Ninguém a obriga; Deus, através do Anjo, não.
O Rosário.
Nossa Senhora do Equilíbrio
Maria estava "aos pés" da cruz. Ela entregava o seu Filho à humanidade, porque estando cheia do Espírito Santo, sabia no seu coração desde sempre, que.
Maria, a Mãe da Evangelização
A importância da Virgem Maria em Pentecostes
Na Carta aos Bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da Igreja católica na República Popular Chinesa, de 27 de Maio de 2007,
Maria caminho para Deus
Magnificat.
Mãe de Deus.
Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
REDEmPTORIS MATER.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
A contemplação de Cristo tem em Maria o seu modelo insuperável. À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria.
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Visite nosso site:
Nada nos parece mais oportuno e importante do que elevar ao Céu as súplicas de toda a cristandade, para invocar a Mãe de Deus, a Rainha da Paz, a fim.
Maria e o Advento.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Caríssimos, Hoje queremos meditar sobre a participação daqueles que estavam num mesmo lugar, no Cenáculo, animados pelo mesmo amor e por uma só esperança.
Na verdade, Pai Santo, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar, e nesta celebração da Bem-Aventurada Virgem.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
REGINA CAELI - Rainha do Céu - Te amo, ó Mãe querida! r.
O Rosário, precisamente a partir da experiência de Maria é uma oração contemplativa. A espiritualidade cristã tem como caráter qualificador o empenho.
Oração Inicial Oh! Mãe e clementíssima Virgem do Rosário! Vós que plantastes na Igreja, por meio de vosso privilegiado filho Domingos, o místico remédio.
Maria no mistério de Cristo
Transcrição da apresentação:

30/05/2009

Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo sido do agrado de Deus não manifestar solenemente o mistério da salvação humana antes que viesse o Espírito prometido por Cristo, vemos que, antes do dia de Pentecostes, os Apóstolos “perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, Maria Mãe de Jesus”.

Implorando Maria, com as suas orações, o dom daquele Espírito, que já sobre si descera na Anunciação”. A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom do Pentecostes..

No clima de espera, predominante no Cenáculo após a Ascensão, qual é a posição de Maria em relação à descida do Espírito Santo? O Concílio sublinha expressamente a sua presença orante em vista da efusão do Paráclito: Ela implora “com as suas orações o dom do Espírito”. Esta observação resulta particularmente significativa, a partir do momento que na Anunciação o Espírito Santo já havia descido sobre ela, cobrindo-a com a “sua sombra” e dando origem à Encarnação do Verbo.

Tendo já feito uma experiência muito singular acerca da eficácia desse dom, a Virgem Santíssima estava na condição de o poder apreciar mais do que qualquer outro; com efeito, à intervenção misteriosa do Espírito, Ela devia a sua maternidade, que fazia dela a via de ingresso do Salvador no mundo.

Diversamente daqueles que estavam presentes no Cenáculo em intrépida espera, Ela, plenamente consciente da importância da promessa de seu Filho aos discípulos ajudava a comunidade a dispor bem para a vinda do “Paráclito”. A sua singular experiência, então, enquanto a fazia desejar ardentemente a vinda do Espírito, empenhava também em predispor mentes e corações daqueles que estavam ao seu lado.

Durante aquela oração no Cenáculo, em atitude de comunhão profunda com os Apóstolos, com algumas mulheres e com os “irmãos” de Jesus, a Mãe do Senhor invoca o dom do Espírito para si mesma e para a Comunidade. Era oportuno que a primeira efusão do Espírito sobre ela, ocorrida em vista da maternidade divina, fosse renovada e fortalecida.

Com efeito, ao pé da cruz, Maria tinha sido investida de uma nova maternidade, em relação aos discípulos de Jesus. Precisamente esta missão exigia um renovado dom do Espírito. A Virgem desejava, portanto, em vista da fecundidade da sua maternidade espiritual.

Enquanto na hora da Encarnação o Espírito Santo tinha descido sobre ela, como pessoa chamada a participar dignamente no grande mistério, agora tudo se realiza em função da Igreja, da qual Maria é chamada a ser tipo, modelo e Mãe. Na Igreja e para a Igreja Ela, lembrando da promessa de Jesus, espera o Pentecostes e implora para todos uma multiplicidade de dons, segundo a personalidade e a missão de cada um.

Na comunidade cristã a oração de Maria se reveste de um significado peculiar: favorece o advento do Espírito, solicitando a Sua ação no coração dos discípulos e no mundo. Assim como na Encarnação o Espírito havia formado no seu seio virginal o corpo físico de Cristo, de igual modo agora no Cenáculo o mesmo Espírito desce para animar o Seu Corpo Místico.

O Pentecostes, portanto, é fruto também da incessante oração da Virgem, que o Paráclito acolhe com favor singular, porque é expressão do amor materno dela para com os discípulos do Senhor.

À Mãe de Cristo e aos discípulos são concedidos nova força e novo dinamismo apostólico para o crescimento da Igreja. Em particular, a efusão do Espírito conduz Maria a exercer a sua maternidade espiritual de modo singular, através da sua presença cheia de caridade e do seu testemunho de fé.

Maria, ajuda os discípulos a «perseverar» cada dia na esperança do acontecimento prometido da vinda do Espírito, a estar «de acordo e unidos», a abrir seus corações «na oração» com uma atitude de invocação e de confiada espera. Maria molda maternalmente os apóstolos, faz deles irmãos, prepara a comunidade para acolher o Espírito Santo. Não será por isso que é chamada pelo Título: Rainha dos Apóstolos?