BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Relacional e Transformação DER x Relacional
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
FABAN- UNIESP 2009 Prof. Carlos Alberto Seixas
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Abordagem Entidade Relacionamento
O Comando DROP INDEX Para eliminar um índice definido sobre uma tabela, utilize: Drop Index on ; Ex: No Access: Drop Index X on.
Banco de Dados I Aula 24.
SQL Avançado Continuação
SQL Structured Query Language (continuação)
Banco de Dados Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Projeto de Banco de Dados
Maurício Edgar Stivanello
Otimização de Consultas em SQL Parte I - Planos de Execução e Equivalências de Expressões da Álgebra Relacional AULA 19 Profa. Sandra de Amo Programa.
Introdução a Bancos de Dados
Estatística Básica Utilizando o Excel
Operadores Especiais da SQL
Prof. Carlos H. Marcondes
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Equipe de monitoria Aula prática 2. Apresentação do caso de estudo Conceitual Lógico Algumas informações iniciais Consultas e exercícios Surpresa... =)
Prof. Alfredo Parteli Gomes
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Comandos de SQL Excel VBA II.
Monitoria GDI Aula Prática
Monitoria GDI Aula Prática
Análise Estruturada.
Banco de Dados II Prof. Antônio Cordeiro.
Cronograma Formato do Comando SELECT – 1ª Seção Uso de Funções (DATE_FORMAT, DAY, MONTH, NOW, CONCAT, FORMAT, COUNT, AVG, MAX, MIN e FORMAT) AS DISTINCT.
Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados - Exercício Uma empresa pretende desenvolver uma base de dados que.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Otimização de Consultas em SQL Planos de Execução
POWER POWER POINT POINT.
Profª Daniela TLBD.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Desenvolvendo um script SQL
Treinamento sobre SQL.
Curso Técnico em Informática
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Planilha Eletrônica - Excel
Linguagem de Manipulação de Dados. 2 Conteúdos Introdução ao SQL Comando SELECT – Extracção de Dados  Pesquisas Simples  Restrições na pesquisa de dados.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Treinamento SQL Server
SQL Server Comando PIVOT.
AULA DE DÚVIDAS 9 de Abril de Especialização  Simplifica-se quando:  especialização é disjunta e  especialização é total e  não há relações.
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
BANCO DE DADOS I Exercícios. Nos próximos slide estão apresentados um modelo ER parcial de uma fábrica e o seu respectivo modelo Relacional. O esquema.
TRABALHO DE BANCO DE DADOS – POSTGRESQL
Troca de Mercadoria Farmácias e Drogarias.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale Correção da Prova
Algoritmos e Programação I
Aula 09: Comando SELECT: Ligações entre tabelas e Subconsultas
Manual de Instrução para Utilização do Sistema PEI
Banco de dados e tipos de programação
UCSal – Bacharelado em Informática
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Professor: reno nooblath
Modelagem de Dados Aula 4. 2 Implementação de Entidades Não é aconselhável simplesmente transcrever os nomes dos atributos para nomes de colunas. Nomes.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Programação para Internet Aula 12 SQL (Comandos de Consulta ao BD)
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
José Antônio da Cunha 2/6/2016 José Antônio - CEFET-RN 1 Disciplina: Banco de Dados.
Transcrição da apresentação:

BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS! PRESSIONE A TECLA F5 PARA INICIAR O MODO DE APRESENTAÇÃO EM SEGUIDA, PRESSIONE O BOTÃO PLAY

FIM

Considerando um DER genérico, a ordem correta de criação das tabelas do modelo lógico é apresentada na alternativa: 1 n B A   H I C . D E F G A, B, C, D, E, F, G, H, I A, B, D, C, E, F, G, I, H A, I, B, D, H, G, E, F, C A, B, D, E, F, H, I, C, G A, B, D, C, E, G, F, H, I

Com relação ao diagrama ER abaixo é possível afirmar: Um departamento pode não ter nenhuma disciplina associada a ele. Uma disciplina pode estar associada a um único curso. Pode ter cursos sem alunos. Um aluno pode estar inscrito em mais de um curso. Um departamento precisa ter no mínimo uma disciplina.

[CESGRANRIO-PETROBRÁS] Uma empresa de geração de energia deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os tipos de energia com que trabalha e os seus campos de geração. Cada tipo de energia possui um código (identificador único), um nome e uma descrição. Além disso, cada campo de geração possui um código (identificador único), um nome, uma região e um valor médio por kW. Assume‐se que: cada campo de geração de energia é de um, e somente um, tipo de energia; pode existir mais de um campo de geração para cada tipo de energia; podem ser previstos alguns tipos de energia para os quais ainda não existem campos de geração. Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) Observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual diagrama de entidade relacionamento é adequado para modelar o problema?

TipoEnergia (codigo, nome, descricao) [CESGRANRIO-PETROBRÁS] Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual comando SQL padrão apresenta, para cada tipo de energia, seu código, seu nome e o valor mínimo do conjunto de valores médios por kW (valorMedioPorkW) dos campos de geração associados a esse tipo de energia? SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING MIN (cg.valorMedioPorkW)= cg.valorMedioPorkW;

[CESGRANRIO-PETROBRÁS] Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual comando SQL padrão retorna o código e o nome (somente) de todos os tipos de energia que possuem, pelo menos, um campo de geração em uma região chamada 'Santos'? SELECT * FROM TipoEnergia WHERE codigo IN (SELECT codigoTipoEnergia FROM CampoGeracao WHERE regiao = 'Santos'); SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te WHERE te.codigo IN (SELECT cg.codigo FROM CampoGeracao cg WHERE cg.regiao = 'Santos'); SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigo AND cg.regiao = 'Santos'; SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos'; SELECT DISTINCT te.* FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE e.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos';

a chave primária da tabela Amostra precisaria ser composta. [CESGRANRIO – INEA] Com base nas informações a seguir, responda a questão. Um órgão ambiental realiza periodicamente uma série de análises de diferentes tipos nos animais de uma região. Para isso, os técnicos ambientais coletam amostras, de tempos em tempos, de células de animais. Cada amostra é um conjunto de células de um mesmo animal. Sabe‐se que a mesma amostra pode ser utilizada para mais de um tipo de análise e que cada tipo de análise precisa de um conjunto de instrumentos. As tabelas apresentadas a seguir foram propostas pelo Analista de Sistemas do órgão ambiental. Animal ( codigo, nome, especie, regiaoGeografica ) Amostra ( codigo, codigoAnimal, dataColeta, volume ) TipoAnalise ( codigo, nome, instrumentos, procedimento ) ResultadoAnalise ( codigoAmostra, codigoTipoAnalise,percentualAgua, percentualCarbono, dataResultado ) Suponha que uma amostra pudesse ser composta por peles de mais de um animal. Nessa situação, a chave primária da tabela Amostra precisaria ser composta. a chave primária da tabela Animal precisaria ser composta. a tabela Animal precisaria ser alterada para indicar quais animais pertencem a uma determinada amostra. o modelo ER ficaria inalterado, mas o relacional seria alterado. uma nova tabela precisaria ser criada.

[CESGRANRIO ‐ BNDES] Seja o seguinte grupo de tabelas de um sistema: fabricante (idfabricante, nome, endereço) peça (idmodelo, nome, descrição) constrói (idmodelo (FK), idfabricante (FK), data, quantidade, cor) Um programador monta a seguinte consulta SQL: Qual o retorno dessa consulta? Os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade total de peças construídas na cor vermelha, desde que, em cada data, a quantidade construída seja maior que 10; o relatório estará ordenado de forma descendente pela quantidade de peças construídas. Os nomes dos fabricantes que já construíram mais de 10 modelos diferentes de peças na cor vermelha e a quantidade de modelos diferentes, mostrando a lista ordenada de forma descendente pela quantidade. Os nomes dos fabricantes que já construíram pelo menos uma peça na cor vermelha; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de modelos diferentes construídos. Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes de peças vermelhas que já construíram; se um fabricante nunca construiu uma peça na cor vermelha, a contagem mostrará zero. Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes construídos, não importando a quantidade de peças, cor ou a data da construção; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de peças.

é a mais adequada para descrevê-lo? Considerando o diagrama entidade-relacionamento, qual a descrição apresentada é a mais adequada para descrevê-lo? Emp cd_Emp Maquina cd_Maquina Depto cd_Depto   (0,n) (1,1) Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas, cada máquina é utilizada por um empregado ou fica ociosa. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas que podem ser utilizadas por vários empregados independentemente de onde estão lotados, mas existe uma máquina específica para cada empregado, o que pode ocorrer é um revezamento de horário para utilização da máquina. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas que podem ser utilizadas por todos empregados independentes de onde estão lotados, não existe uma máquina específica para cada empregado. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas, onde cada máquina pode ser utilizada por apenas um empregado, independentes de onde estão lotados. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas , sendo que as máquinas podem ser utilizadas por mais de um departamento, podem se tratar de computadores móveis e com softwares específicos. Um empregado pode utilizar diversas máquinas, mas uma máquina só é utilizada por um único empregado ou fica ociosa.

São características dos modelos conceitual, lógico e físico, respectivamente: Representado pelo DER, Transforma o DER em tabelas, Independe totalmente do SGBD. Independe do SGBD utilizado na implementação, Transforma o DER em tabelas, Depende totalmente do SGBD. Representado pelo DER, Transforma o DER em tabelas, Segunda etapa do Projeto de banco de dados. Depende do SGBD utilizado na implementação, Transforma o DER em tabelas, Independe totalmente do SGBD. Representado pelo DER, Segunda etapa do Projeto de banco de dados, Independe totalmente do SGBD.

100

100

50

50

175

175

75

75

150

150

25

25

225

225

200

200

Ajuda F5 – Inicia o jogo – – botão Play – botão Ajuda – Maleta – botão Retornar – botão FIM A finalidade do jogo é pontuar 1000 pontos. O jogo tem início quando a tecla F5 é pressionada. O Power Point entra no modo de Apresentação de Slides. Em seguida o jogador deve pressionar o botão Play, disponível na tela inicial do jogo. Ao pressioná-lo será solicitado que digite seu nome. Um tabuleiro com 9 maletas será apresentado. Cada uma tem uma cor e corresponde a um valor em pontos. Ao clicar sobre uma maleta, será aberto o conteúdo da maleta contendo uma questão com 5 alternativas. O jogador deve ler atentamente a questão e suas alternativas e escolher a mais adequada. Ao escolher a resposta certa o jogador fará o número de pontos que vale a maleta, se escolher a resposta errada deixa de ganhar os pontos. O Jogo pode ser finalizado a qualquer momento, ao pressionar o botão FIM será exibida uma mensagem com o total de pontos.