DANÇAS COM LOBOS (1990) Análise do Discurso dos Média – ECM Pós-Laboral.

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Transcrição da apresentação:

DANÇAS COM LOBOS (1990) Análise do Discurso dos Média – ECM Pós-Laboral

Introdução  Análise da mensagem que o filme Danças com Lobos (1990) pretende passar;  Filme lançado a 29 de Novembro de 1990;  Realizado e interpretado em simultâneo por Kevin Costner, nomeado para alguns Óscares de Hollywood;  história de um soldado americano ferido na guerra que tenta o seu suicídio no campo de batalha mas acaba por ser aclamado herói após sobreviver…

Contextualização  Realização: da década de 80 e início da década de 90  O cinema Americano já não nos habituava aos western de índios e cowbois  Filme completamente diferente do que se estava habituado até então – com os índios a terem um papel diferente do habitual, um papel oposto.

Contextualização – Década de 80  Guerra Fria (1945 – 1991);  Invasão Soviética do Afeganistão (1979 – 1989)  Invasão de Granada (1983)  Conflito Israelo-Árabe;  Guerra do Líbano (1982)  Guerra Irão – Iraque (1980 – 1988);  Bombardeamento aéreo sobre a Líbia (1986);  Guerra da Fronteira Sul-Americana (termina em 1989).

Contextualização – Década de 90  (1990) dá-se o fim do Apartheid na África do Sul;  É na entrada desta época que começam a despertar e a dar-se importância às questões ambientais, nomeadamente ao impacto (negativo) do ato humano sobre o meio ambiente;  Os Estados Unidos estão à beira de se tornarem na única superpotência mundial devido ao desmembramento da URSS. Isto mostra a ideia de superioridade que os americanos poderiam ter naquela época

Tema do Filme A guarda de um posto de fronteira por parte de um oficial do exército americano do século XIX e a sua relação com a cultura ocidental e a cultura indígena, levando o personagem principal ao desligamento da primeira em favor da segunda cultura.

Assuntos tratados no filme  Diferenças culturais entre dois “tipos” de ciclizações que habitam em conjunto a américa daquela época;  Mudança do ser e do seu carácter, que se evidencia numa mudança acentuada da pessoa, um rejeitar das origens para dar liberdade ao seu carácter, não se deixando levar em clichés e características típicas dos seus semelhantes;

Assuntos tratados no filme  Troca de conhecimentos educacionais ;  Estado de desespero dos americanos em relação às novas (na altura) guerras ;  Civilização às avessas;  Questões ambientais;  A denúncia dos problemas de desperdício dos bens e recursos naturais

Dimensão Antropológica  Discurso de carácter ideológico;  Relação entre o “eu” e o “outro”;  Para sermos fiéis aos nossos valores pessoais muitas vezes temos de ser infiéis quanto aos valores colectivos da sociedade em que estamos inseridos;  Filme espiritualista que nos transporta numa bela viagem pelo interior do coração humano;  Troca de papéis da tribo de índios.

Cenas Chave  Tentativa de Suicídio no campo de batalha;  A chacina dos búfalos;  Conceito de fronteira;  Fogueira;  Caderno esquecido na cama;  Paisagens naturais ricas;  Armas;  Desenterrar das armas.

Planos de Câmera Forma que o realizador tem na sua interpretação da história e que nos levam também a sentir com maior ou menor emotividade as cenas. Planos aproximados, seguidos de grandes planos, para dar ritmo e acentuar sensações são várias vezes utilizados, sendo o mais evidente na cena da chacina dos búfalos por parte dos brancos e na da caçada aos búfalos pelos índios. Para acentuar a inferioridade do Homem em relação à grandeza da natureza Costner, enquanto realizador, recorre a planos “zoom out”.

Banda Sonora Muito bem conseguida, imprime ritmo ao filme e separa as cenas, indo de encontro às sensações que o realizador quer transmitir

Conclusão O que me levou a chegar a estas foi a contextualização da época de realização do filme e que possam ter influenciado e inspirado Costner na direcção desta história.  Filme carregado de simbolismo e significado e que é uma forte crítica à sociedade americana do final dos anos 80;  Repleta de analogias, comparações, alertas à sociedade;

Conclusão  Forma uma nova imagem dos indígenas da América, esta uma imagem mais humanizada e organizada, de bondade e sabedoria ;  Mensagem antropológica forte mas também mensagens sociais, ambientais e sentimentalistas.

Questões? Docente: Professor José Carlos Sá Discente: David Branco