XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Indicadores de qualidade para avaliação de cursos de ensino a distância em Instituições de Ensino Superior.  Cecília Cunha Pontes
Universidade – Tecnologias – Articulação
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Auditoria de Segurança da Informação
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
A Tabuada.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Curso de Capacitação em EAD
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Resultados Obtidos PROJECTO REMA.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
/ / Década de SAIR.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Transcrição da apresentação:

XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005

Política Nacional de Educação a Distância: Impactos Institucionais Profª Sônia Melo (UDESC/SC) Prof. João Vianney Valle dos Santos (UNISUL/SC) Profª Beatriz Ribeiro Gonçalves (PUCMG/MG) Profª. Araci Hack Catapan (UFSC/SC) Painel

100 anos de EAD no Brasil Contexto

Contexto Em 2004 mais de um milhão de pessoas concluíram curso a distância.

em diferentes níveis formação do Básico até Pós-Graduação em Telecurso cursos de formação de professores e reforço escolar só no estado de São Paulo. Sanchez Número de alunos em O SENAC e o SESI formaram em 2004 mais de 48 mil em cursos profissionalizantes.

166 instituições cadastradas formalmente no Brasil 53% e 54% % de alunos % de instituições 17% e 37% 18,7% e 6% 7,6% e 11,4% 3,7% e 6,6%. Sanchez

impressa (84%) e-learning (63%) CD-ROM (56%) vídeo (39%) TV (23%) rádio (3%) outros (18%) Mídia Sanchez

(66%) telefone (82%) professor presencial (76%) professor on line (66%) fax (58%) carta (50%) reunião presencial (45%) reunião virtual (44%) Suporte Sanchez

Implicações TCD modo do ser do saber do fazer e a complexificação na formação

Políticas Universidade Aberta do Brasil Bolsas de Pesquisa Regulamentação Pró-licenciatura

Pró-licenciaturas Nível de Formação de Professores Até fundamental Médio com magistério Médio sem magistério Superior sem licenciatura Superior com licenciatura

Sem Licenciatura 26,21% 12,30% % Professores 16,44% 44,07% 28,2% 50,56% Sanchez

Lei n.º 9.394, 20/12/96 (artigo 80) Decreto n.º 2.494, 10/02/98 Decreto n.º 2.561, 27/04/98 Portaria Ministerial n.º 301, 07/04/98 Portaria nº 4.059, 10/12/04 (Minuta do Decreto)Regulamentação

Minuta de Decreto para a EAD, regulamentando o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases Consulta pública

Resistência cultural Falta de estrutura básica Concepção Tecnologia e Competências Fragilidades Zane Berge

Implicaçõesinstitucionais

a) Definições de políticas e programas b)Organização em consórcios interinstitucionais c) Regulamentações d) Sistema de acompanhamento e avaliação e) Definição de critérios de qualidade f) Programas de formação das equipes multidisciplinares Ações