SGH – Sistema de Gerenciamento de Hotel

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Transcrição da apresentação:

SGH – Sistema de Gerenciamento de Hotel Grupo 5. Kamila T. Lyra Karina C. S. Nishimura Thiago P. Colonhezi William Strafacce

O negócio - Hotelaria Hotel de pequeno porte: Hospedagem: Hospedagens Alimentação Segurança Hospedagem: Utilização da UH Quarto tem vários tipos Utilizamos como base um hotel de pequeno porte que tem como finalidade principal o fornecimento de hospedagens, alimentação, segurança e outros serviços coligados. Uma hospedagem corresponde à utilização do quarto (que pode ser de diferentes tipos) e dos serviços disponiveis, para isso o hóspede pode ou não ter feito reserva prévia dos quartos. UH = unidade habitacional

O negócio - Hotelaria Consumos Faturamento Consumo de produtos de diferentes setores. Faturamento Valor da hospedagem Valor do consumo O consumo resume-se ao consumo de produtos dentro do hotel. O consumo também pode dividir-se em tipos dependendo do setor do hotel que forneceu o produto. O custo da hospedagem é gerado desde o check-in até o check-out e inclui o valor do quarto multiplicados pelos dias de estada e dividido pelo numero de pessoas que se hospedaram juntas naquele quarto e a soma dos valores do consumo realizados.

O Problema – Hotelaria Armazenamento de informações concisas. Feitas em papel Calculo de faturamentos. Verificação e soma manuais Analise de datas e disponibilidades. Fontes de dados distintas Mal cruzamento das informações Qual o problema que o nosso grupo verificou na administração atual feita pelos hotéis pequenos: O armazenamento de informações é feito atualmente em planilhas de papéis, diferentes “livros”/”cadernos” onde se registra os dados de hospedes, hospedagens e consumos, isso pode causar extravio freqüente das informações. O calculo do faturamento ao final de uma hospedagem tem que ser feito a mão, verificando todas os registros de consumos, fazendo o calculo da estadia através do preço da diária do numero de dias e do numero de hospedes num quarto. Esse calculo é trabalhoso e também abre muitas chances de erro. Para o agendamento de uma reserva ou para uma nova hospedagem existem uma série de informações que devem ser verificadas como a disponibilidade de quartos e de datas. Essas informações devem ser cruzadas de modo que os quartos disponíveis sejam os que não tem nenhuma reserva ou hospedagem corrente.

A perspectiva do produto Auxiliar o gerenciamento das informações das áreas principais. Hospedes e funcionários Reservas e Hospedagens Consumos Melhorar a distribuição e o detalhamento dos dados. Facilitar a visualização dos registros. Verificar automaticamente a disponibilidade de quartos nas datas. Gerar automaticamente o faturamento. O SGH será um software para auxiliar o gerenciamento de informações referentes à administração de um hotel de pequeno porte. Seu escopo envolverá apenas as áreas principais do hotel que são a de cadastro de hospedes e funcionários, a de reservas de quartos, a de hospedagens e a de consumos. O objetivo é fazer com que os dados, antes armazenados em planilhas no papel, sejam melhores distribuídos e detalhados em um banco de dados computacional. Espera-se que a facilidade de acesso aos registros através do botão buscar incentive sua utilização, principalmente quanto à verificação automática de datas e quartos disponíveis.

Os usuários Administrador do sistema, recepcionista do hotel. Responsável pela inserção dos dados em todas as tarefas. Tarefas do usuário: Gerenciamento de hóspedes. Gerenciamento de hospedagens. Gerenciamento de consumo. Gerenciamento de reservas. O usuário do sistema é um funcionário que irá administrar o hotel com o auxilio do software, na recepção do hotel, assim o cadastro de hospedes e a realização de check-ins se torna a primeira etapa da utilização. Com o auxílio de uma interface simples o usuário poderá identificar facilmente o recurso que ele precisa utilizar para passar por cada etapa.   Tarefas executadas no ambiente do usuário Gerenciamento de hóspedes: inclusão, alteração ou exclusão de dados. Gerenciamento de hospedagens: inclusão e alteração de dados sobre o check-in ou check-out. Gerenciamento de consumo: inclusão, alteração ou exclusão de dados sobre os produtos consumidos durante a estadia. Gerenciamento de reservas: inclusão de dados sobre as reservas de quartos e datas.

Requisitos funcionais Persistir dados da Hospedagem: Número do quarto o qual a pessoa está utilizando; Hospede responsável; Data de check-in; Data de check-out; Hora do check-in; E hora do check-out; Para realizar uma hospedagem não é necessário realizar uma reserva; Os requisitos que ilustram as regras de banco de dados e funcionamento do sistema são:

Requisitos funcionais Deverá possuir um controle de reservas com os seguintes dados: Data de check-in e check-out; Hora de check-in e check-out; Tipo do quarto que a pessoa deseja; Nome da pessoa que está realizando a reserva. Deverá possuir tipos de quartos (Exemplos: Quarto Simples, Quarto Duplo, Quarto de Casal e suíte);

Requisitos funcionais O consumo deverá possuir os seguintes dados: Código do produto; Hospedagem (código do hospede e código do quarto); Data do consumo; Hora do consumo (não precisa ser informado); Quantidade; Valor unitário do produto; Valor total (quantidade * valor unitário). É necessário um controle de dados ao longo do tempo, em relação a valores dos quartos e valores totais de cada hospedagem.

Requisitos funcionais Cada quarto possui diferentes valores, os quais serão cobrados no final da diária (check-out); Deverá possuir um sistema de controle de consumos o qual é dividido em grupos. Consultas: É necessária uma consulta de quais quartos estão disponíveis em relação à data especificada. É necessária uma consulta sobre quais reservas foram concretizadas ou não. Os produtos ordenados por quantidade de consumos; Quartos ordenados com o maior número de hospedagens.

Projeto-Modelo entidade-relacionamento O modelo conceitual do banco de dados é representado pelo diagrama entidade-relacionamento. Este é o diagrama que apresenta a solução proposta para o nosso sistema: ... Temos 13 entidades e apenas um relacionamento n:n. Para estudar os relacionamentos vamos utilizar o modelo lógico que torna mais fácil visualizar as chaves primárias e as chaves estrangeiras.

Modelo Lógico (1/8) Criamos uma entidade pessoa, e para normalização criamos as tabelas cidades e estado.

Modelo lógico (2/8) A entidade pessoa que é genérica para as entidades funcionário e hóspede

Modelo lógico(3/8) O hóspede, que genericamente é uma pessoa, está ligado a hospedagem em uma relação 1:n , de forma que a chave primária do hóspede, o campo CodHospede, vira chave estrangeira na tabela hospedagem, como em todos os relacionamentos 1:n.

Modelo lógico (4/8) Uma reserva pode conter vários quartos e um quarto pode ser reservado várias vezes. Cria-se, então, uma tabela intermediária para guardar informações de quarto por reserva e vice-versa. Cada quarto possui um tipo de quarto e um tipo pode estar ligado ‘a vários quartos. Cada hospedagem terá no máximo um quarto e um quarto pode ser hospedado várias vezes.

Modelo lógico (5/8) . Os quartos do hotel devem ser classificados em tipos para fins de geração de custos A figura mostra que um quarto deve possuir um tipo, e um tipo de quarto pode pertencer a vários quartos ou a nenhum.

Modelo lógico (6/8) Uma hospedagem gera um faturamento, que mostra o total a ser pago pelo hóspede, somando-se o total de consumos com o valor do quarto. Cada consumo possui um produto e um tipo de consumo (se é bar do hotel, quarto etc). O consumo é registrado por hospedagem.

Modelo lógico (7/8) Os hospedes podem consumir produtos no hotel, tanto no quarto como fora dele. Cada Hospedagem pode gerar vários consumos, e cada consumo deve vir obrigatoriamente de uma Hospedagem, pois para poder consumir no hotel o cliente precisa estar em uma hospedagem atual.

Modelo lógico (8/8) O consumo é classificado em obrigatoriamente um tipo, podendo este ser, por exemplo, frigobar ou bar do hotel, e deve possuir um produto no mínimo.

Considerações Finais Benefício principal do software. Abrange áreas mais específicas. Levantamento de dados. Desenvolvimento do projeto. DER → Modelo lógico → Scripts do banco. Os softwares presentes no mercado abrangem muitas áreas administrativas diferentes, o que torna seu uso pouco viável para hotéis de pequeno porte. Um dos benefícios do software proposto é a geração de relatórios, que podem informar os administradores sobre as preferências dos clientes. Isso facilita visualizar as adaptações que devem ser feitas no hotel para aumentar o faturamento final. Sobre o desenvolvimento do projeto de banco de dados para esse sistema conclui-se que o DER é a base de criação para os outros diagramas. A partir do DER pôde-ser criar o modelo lógico que atribui nome ás tabelas e campos, tipos de dados e chaves. E a partir do modelo lógico bem definido podem ser gerados scripts de criação de banco de dados automaticamente dependendo da ferramenta utilizada na modelagem.

Apresentação do banco físico Criação do banco da dados no SGB Postgres SQL. Abrir o postgres e mostrar o banco, as tabelas que estão criadas, e o que estiver criado dentro do BD até agora.