Tabernáculo no Deserto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O crente perde a salvação ?.
Advertisements

que tira o pecado do mundo
Isaías 6: (v.5) No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial.
12 O Dia do Senhor A Bíblia Fala.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
O CÉU 5ª. AULA.
SERÁ QUE ESTAS PALAVRAS TEM SENTIDO DIFERENTE?
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
As quatro grandes proclamações
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
Cinco propósitos de Deus para sua vida - Propósito 4 -
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
O Tabernáculo é Levantado
CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO
O trono de Deus Apocalipse 4:1-11.
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
O SANTUÁRIO E A CRUZ.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Uma perspectiva Bíblica
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Hebreus 7 A Aliança Superior
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40)
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
NOSSO AMANTE PAI CELESTIAL
Os Tempos do Fim “Cristo para Todos”, Portão “SS. Trindade”, Scharlau
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Por que seguimos a Jesus ?
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
Regeneração e Novo Nascimento
IBFT – Escatologia Bíblica - 1
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
SANTUÁRIO CELESTIAL.
Liana Maxwell Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESPIRITISMO.
O QUE ERA OFERECIDO?. O QUE ERA OFERECIDO? “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Voltemos agora ao interior do próprio Santuário. Em frente do Véu, no lugar Santo, estava o Altar do Incenso (o altar de ouro). Contudo, o verdadeiro valor.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
Presentation Title Your company information.
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
Transcrição da apresentação:

Tabernáculo no Deserto Estudo ministrado no SETEMIG, utilizando o livro “O TABERNÁCULO NO DESERTO”, escrito por A. Doolan Tabernáculo no Deserto Igreja do Velho Testamento Igreja no Deserto

Tarbernáculo no Deserto Era o lugar de encontro entre Jeová e o Seu povo, povo que redimira (Êxodo 29:42-46). O Tabernáculo foi o lugar da habitação de Deus na terra. Deus chamou para fora um povo separado, para se encontrar com seu Deus e adorá-Lo. Hoje, Ele está chamando para fora um povo para Si mesmo, um povo que passa a ser separado do mundo e de todas as coisas mundanas. “Sai do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei” (II Coríntios 6:17).

Tarbernáculo no Deserto Tudo que se adaptou no tabernáculo deve ser adaptado na Igreja. O SENHOR é a cabeça da Igreja, a Sua Palavra deve ter a preeminência em tudo o que se relaciona com a ordem e a regra na Igreja. A Igreja é falível, mais o Espírito Santo é infalível. O verdadeiro ministério cristão é composto de homens chamados por Deus pelo Filho e ensinados pelo Espírito. Ler : Efésios 5:17 e I João 2:17

Tarbernáculo no Deserto Para edificação do tabernáculo o Senhor esperava as ofertas voluntárias do Seu Povo. É admirável o que lemos em Êxodo 36:5-7. O povo tinha ofertado com tanta abundância que foi necessário avisa-los de que não era preciso trazer mais! Tudo deram voluntariamente e de todo o coração. Deus se deu a Si mesmo na pessoa de Jesus Cristo.

Tarbernáculo no Deserto Quase todas as peças que compunham o Tabernáculo proclamavam a glória de Cristo, Tipificava a Pessoa, a Obra e a Glória de Cristo. Nas estruturas, o linho fino é figura da Justiça. Estas cortinas simbolizavam Santidade e a Justiça de Cristo. A única porta de acesso ao tabernáculo, era feita de linho branco, linho fino torcido. No próprio linho tecido, havia três cores: Azul, Púrpura e Escarlate. Estas cores, juntas com o Branco do linho, tipificavam quatro aspectos na vida de Cristo.

Tarbernáculo no Deserto O BRANCO simbolizava a Perfeição, Pureza e Santidade de Cristo (I Pedro 2:22). Só Ele podia lançar o rapto: “Quem dentre vós me convence do pecado?” (João 8:46). O AZUL simbolizava a relação que existe entre Cristo e o Céu. O Divino aqui na terra (I Cor. 15:47, 48; João 1:18). A natureza do Filho; celestial e divina está para além da nossa limitada compreensão. Só o Pai O conhece (Mat. 11:27).

Tarbernáculo no Deserto A PÚRPURA fala-nos da realeza de CRISTO como soberano e rei (João 18:37; Lucas 1:32, 35). O ESCARLATE simbolizava a glória, terrena, os sofrimentos de Cristo, e a Sua capacidade para salvar-nos da culpa e do poder do pecado, pelo Seu próprio Sangue. Como já alguém disse: Nestas quatro cores temos os quatro aspectos do caráter de Cristo nos Evangelhos.

Tarbernáculo no Deserto Em S. Mateus – (PÚRPURA) – Cristo como Rei, reinando. “ Eis o teu Rei virá a ti” (Zacarias 9:9). Em S. Marcos – (ESCARLATE) – Cristo, como Servo, dando a Sua Vida – “Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho” (Isaías 42:1). Em S. Lucas – (BRANCO) – Cristo, o imaculado Filho do homem, na Sua humildade. “Eis aqui o homem, cujo nome é Renovo” (Zac. 6:12). Em S. João – (AZUL) – Cristo, na Sua divindade, o coexistente Filho de Deus, “Eis aqui está o vosso Deus” (Isa. 40:9).

Tarbernáculo no Deserto O altar de cobre, lugar que Deus escolhera para a oferta dos sacrifícios, pode dizer-se que constituía o ponto central de todo o Tabernáculo. No altar de cobre, descobrimos o Cristo que havia de vir, “não para ser servido, mas para servir, e dar a Sua vida em resgate de muitos”. É junto a esta cruz que o pecador nasce de novo. O altar de cobre foi muito acertadamente chamado de “o altar da transferência”, pois a culpa do pecador era ali transferida, em figura, para a vitima oferecida. “Portanto, ofereçamos sempre, por Ele, a Deus, sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o Seu nome” (Heb. 13:15).

Tarbernáculo no Deserto O “lugar” ou “posição” do crente, no qeu diz respeito à justificação, é o altar de cobre. Mas o seu “estado” ou “condição” deve procurar-se na santificação, na bacia de cobre. Era neste vaso que se lavavam e purificavam. A bacia era um vaso para purificação. Como um espelho a palavra de Deus revela as impurezas ocultas da nossa natureza. Vamos aprender isso lendo o capitulo do Evangelho de S. João 13.

Tarbernáculo no Deserto Voltemos agora ao interior do próprio Santuário. Em frente do Véu, no lugar Santo, estava o Altar do Incenso (o altar de ouro). Contudo, o verdadeiro valor do altar está no Incenso que ali era queimado. As instruções divinas respeitantes à composição do Incenso eram muito rigorosas e pormenorizada. Das escrituras aprendemos que os ingredientes usados eram de qualidade rara e preciosa; havia proporções iguais e os ingredientes misturados constituíam uma formula que não era permitida imitar; as diversas especiarias deviam se moídas e pisadas e convenientemente preparadas para o Incenso ser queimado no fogo. O Incenso é típico das orações e louvores do povo de Deus.