Atividades do dia 19 de março de 2011 A XIII Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, com o título Mediunidade com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
Comunicabilidade dos Espíritos
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
Obra Base: Seara dos Mediuns 29 Aviso, chegada e entendimento
Programa V Roteiro 13.
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
Todas as pessoas podem aplicar passe?
Reuniões Mediúnicas TIPOS LOCAL CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO ETAPAS.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
A EQUIPE MEDIÚNICA.
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Mediunidade com Jesus 25/03/2017.
Nossos Compromissos com Jesus
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ 2009 Com a proposta de "conclamar as pessoas a reflexionar sobre a paz pessoal, a paz no lar, no trabalho, no grupo social, na.
MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos
Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
Atividades do dia 20 de março de 2011 A XIII Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, com o título Mediunidade com.
REFLEXÕES SOBRE A GRANDE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA
ROTEIRO PELA FRONTEIRA DO RS
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
Divaldo Franco / Joanna de Ângelis
A vida de Eurípedes Barsanulfo ( ).
Meditação e Mediunidade
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
No dia 08 de janeiro de 2011, no Centreventos de Itajaí/SC, foi realizado o Simpósio Catarinense sobre Mediunidade, para homenagear os 150 anos de lançamento.
Missão do Lar.
O Evangelho no Lar e no Coração
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Comunicabilidade dos Espíritos
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
Estrutura da Reunião Mediúnica
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
Divaldo Franco / Bezerra de Menezes Troca automática de slides
Geraldo Campetti Sobrinho
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
A PRÁTICA MEDIÚNICA E A INFLUÊNCIA OBSESSIVA CARMÉLIA AMORIM.
AOS ESPÍRITOS QUE SOFREM (III)
OS FRUTOS DA UNIÃO Inter- Regional Departamento de Infância e Juventude FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ.
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
Reuniões Mediúnicas.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
ALÉM DA VIDA DIREÇÃO DE RENATO PRIETO. Iluminação: BRUNO HENRIQUE Figurinos: VALENTINA OLIVEIRA Produção: BRUNO NATALE E CRISTIANE NATALE Realização:
VIVENCIANDO KARDEC!.
O ESPIRITISMO.
Introdução ao Espiritismo - Lição 11
Federação Espírita do Rio Grande do Sul Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul Em 19 de fevereiro de 2011, em noite engalanada, teve.
Escola de Evangelização de Paciente Grupo Espírita Guillon Ribeiro
EVANGELHO.
Para cantar A Palavra está perto de ti, Em tua boca, Em teu coração (Rm 10,8)
Centenário do Espiritismo em Ponta Grossa 17 de março de 2011.
A COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA
Módulo I – Vida no mundo espiritual
Enquanto parte da população brasileira envolvia-se nas festividades de Momo onde a CARne NAda VALe, a Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO)
Divaldo Franco No dia 17, esteve em Torres/RS, onde apresentou o tema Saúde Integral – Vitória sobre a Depressão no Ginásio da ULBRA (Universidade Luterana.
Encontro com Encontro com Divaldo Franco Convidado pela Federação Espírita do Paraná – FEP, Divaldo Pereira Franco, esteve no período de 26 a 28 de novembro.
Oportuno e produtivo Encontro das lideranças espíritas do Paraná teve lugar em 26 e 27 de dezembro de 2009, na sede da Federação Espírita Paranaense.
DIVALDO FRANCO 18 – Itaquera - SP 19 – Araras – SP 19 – Amparo - SP 20-São João da Boa Vista-SP 21 – Poços de Caldas - MG 22 – Pouso Alegre - MG.
XIII Conferência Estadual Espírita Atividades do dia 18 de março de 2011 A XIII Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Módulo V Aula do dia 14 de julho de 2014 Comunicabilidade dos Espíritos CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Módulo V Aula do dia.
Transcrição da apresentação:

Atividades do dia 19 de março de 2011 A XIII Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, com o título Mediunidade com Jesus, foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de março de 2011, nas dependências da Expotrade, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR.

Seminário de Suely Caldas Schubert Obsessão, Terapêutica e Prevenção com Jesus foi o tema desenvolvido pela expositora de Juiz de Fora/MG. Suely, com seu verbo inspirado e profunda conhecedora da mediunidade e do tema que lhe foi proposto, trabalhou sua argumentação, inicialmente, com base em O Livro dos Médiuns e em A Gênese, Cap. XIV, ambos de Allan Kardec.

Suely Caldas Schubert alicerçou seu raciocínio a respeito das predisposições obsessivas no Cap. XXVIII, item 81, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Cap. XIV, item 45 de A Gênese e em Dias Gloriosos de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.

Como acontece o processo obsessivo, os meios de combater, o controle mental, foram outros assuntos ricamente explanados com base em Marcos, Cap. 13, 33; em Reencontro com a Vida, de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco; em O Livro dos Espíritos, questão 621; e nas informações de Eurípides Barsanulfo encontradas nas pág. 253 e 254 do livro Tormentos da Obsessão de autoria de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco. Suely Cardas Schubert, eloquente como sempre, encerrou seu magnífico trabalho recitando o texto de Joanna de Ângelis intitulado Amorterapia. Aplaudida com grande intensidade, agradeceu a oportunidade de trabalho.

Conferência de Alberto Almeida Alberto Almeida, conferencista de Belém/PA, apresentou o tema Mediunidade nas Relações Interpessoais. O profitente espírita paraense explorou, com propriedade, a interação entre os dois mundos e a influência na vida das criaturas com base na questão 459 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Ressaltou que a mediunidade, de forma geral, se apresenta no cotidiano de cada criatura humana e que a influência dos Espíritos se faz presente diuturnamente na vida dos indivíduos. O fenômeno mediúnico é a ponte, a possibilidade de crescimento, de caridade, de serviço aos que são carentes de toda ordem. Frisou que é necessário estar muito vigilante, pois, entre os dois mundos, o material e o espiritual, está o médium, que precisa saber identificar a índole do Espírito que veicula, ou se afeiçoa. No cotidiano, o médium deve estar muito atento para não viabilizar a comunicabilidade dos Espíritos só porque tenham vontade.

Quando isso se estabelece, quase sempre surge o distúrbio na área da mediunidade, caminhando na direção das perturbações obsessivas e dos quadros psiquiátricos. Afirmou o notável expositor que Allan Kardec e Jesus são os dois termos que compõem a equação que dá a solução para uma mediunidade vitoriosa.

Alberto Almeida encerrou sua conferência narrando um poema, que a todos encantou. O público, agradecendo sua valiosa contribuição para o aclaramento das relações interpessoais através da mediunidade, aplaudiu-o de pé.

Conferência de Haroldo Dutra Dias O conferencista mineiro de Belo Horizonte, Haroldo Dutra Dias apresentou o tema Mediunidade nos Evangelhos. Iniciou sua explanação pela proibição contida em Deuteronômio. Este é o primeiro marco da imortalidade da alma. Enriqueceu o entendimento apresentando a justificativa a esta proibição por Emmanuel, na questão 274 de O Consolador, psicografado por Chico Xavier, ficando claro os motivos dessa proibição.

Ampliando um pouco mais, apoiou-se, também, em o livro Mediunidade e Sintonia, de Emmanuel/Chico Xavier. Dizendo, o lúcido orador, que cada estágio de evolução da Humanidade exige um missionário com características próprias. O Profeta Joel, no Cap. 2, 28 a 32, realiza a grande promessa de que nos tempos finais a luz da espiritualidade alcançaria os encarnados. Com relação à prudência de Jesus sobre a mediunidade, o orador buscou o esclarecimento em Mateus, Cap. 17, 9 e em Marcos, Cap. 9, 9, elucidando que Jesus pediu discrição, notadamente com relação à transfiguração do monte, onde Moisés e Elias se manifestaram.

Desse episódio destacou a lição importante legada a todos os médiuns, que mediunidade é algo sério, que exige seriedade, discrição e prudência. Cada um é instrumento das forças que sintoniza. Mediunidade sem Jesus é um grande risco. Cada um possui relações afetivas com o mundo espiritual. Estes foram, entre outros, tópicos muito bem abordados. Os aplausos irromperam fortes e demorados, oferecendo ao jovem conferencista os agradecimentos pelo muito que soube transmitir.

Conferência de Sandra Borba Pereira Natural do Rio Grande do Norte, Sandra Borba Pereira, oradora destacada, apresentou o tema Mediunidade na Perspectiva da Educação. Por que a mediunidade deve ser educada? As justificativas foram apresentadas com base nas informações contidas em o livro Ação e Reação, de André Luiz/Chico Xavier; em Estudos Espíritas, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco; e em O Livro dos Médiuns, Cap. XVIII e XX, de Allan Kardec.

Em que bases deve ser proposta a educação da mediunidade? Para esta questão, a expositora buscou o apoio no Cap. XX de O Livro dos Médiuns, em Seara dos Médiuns, Cap. 71, de Emmanuel/Chico Xavier; na questão 459 de O Livro dos Espíritos; e No Invisível, Cap. 5, de Léon Denis. Que caminhos e estratégias podem fornecer essa educação? Foi respondida com base em Sementeira da Fraternidade, Cap. 25, de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco; na questão 919 de O Livro dos Espíritos; no Cap. 3 do livro Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz/Chico Xavier; na questão 387 de O Consolador, de Emmanuel/Chico Xavier.

Que resultados podem proporcionar uma educação da mediunidade? A brilhante expositora potiguar apresentou as respostas de acordo com as informações contidas nas obras, Desobsessão, Cap. 25, de André Luiz/Chico Xavier e Waldo Vieira; no Cap. XX de O Livro dos Médiuns; e em Emmanuel, de Emmanuel/Chico Xavier. O público, de pé, e vivamente atento, aplaudiu calorosamente a expositora potiguar.

Seminário com Divaldo Pereira Franco O arauto do Evangelho, Divaldo Pereira Franco, assomando novamente à tribuna, apresentou o tema Transtornos Mediúnicos. Expôs dados históricos, situando os assistentes, para a compreensão sobre a melancolia, ou transtorno maníaco-depressivo. Ilustrando, apresentou dados sobre algumas personalidades e o correspondente estudo do comportamento que apresentavam, sob a ótica dos estudiosos do comportamento humano.

Os episódios de mediunidade de proeminentes nomes da História Universal e da Bíblia foram expostos para ampliar o entendimento e compreensão sobre os Transtornos Mediúnicos. Em Jesus se dá o clímax da mediunidade, dos fenômenos mediúnicos, estabelecendo a necessidade de o indivíduo se vincular a Deus a fim de se tornar instrumento da Divindade na condução do mundo.

Chamou a atenção para o fato de que as obsessões possuem muitas sutilezas, se valendo de ciladas bem urdidas. Como antídoto, devem os médiuns buscar a harmonia com as entidades lúcidas, afastando-se das vilanias de que são portadores aquelas equivocadas, porém, sublinha o conferencista, o maior antídoto contra as obsessões é a prática no bem.

Desenvolver a ação da solidariedade, da fraternidade, da caridade, do bem, é a única alternativa que encaminha a criatura para a plenitude. Diante das dificuldades de toda ordem, ensina o Professor Divaldo que a criatura não deve se queixar, mas fazer um pacto com o amor, pedindo à Deus as bênçãos, anelando para ser melhor do que na atualidade. Encerrando sua participação, e o público tomado de emoção, dedicou-lhe uma vibrante salva de palmas.

Homenagem Musical à Divaldo Franco A homenagem à Divaldo Pereira Franco foi conduzida pelo Coordenador do Setor de Artes da Federação Espírita do Paraná, Maestro e Compositor Plínio Oliveira.

O espetáculo, intitulado Estrela Solitária, foi, por Plínio Oliveira e Orquestra da Paz, desenvolvido com a apresentação de belíssimas canções O espetáculo falou ao coração e fez com que as emoções e sentimentos aflorassem, transfundindo energias que a todos beneficiou, e, sobretudo, estimulou o afloramento do amor, ágape inigualável.

Conferência de José Raul Teixeira Espiritismo e Mediunidade foi o tema desenvolvido pelo conferencista de Niterói/RJ, Professor José Raul Teixeira. Apresentando estudos de antropólogos, o conferencista elucidou que em toda a parte existe a presença dos Espíritos, mesmo em grupos que não tem nada a ver com as crenças cristãs, que é crença em todos os povos, independente da conceituação filosófica/religiosa.

O expositor alinhou algumas ideias, tais como: São os médiuns que necessitam de Jesus Cristo; A reunião mediúnica é uma sala de aula onde os participantes aprendem com as experiências daqueles que se comunicam com os encarnados.

A faculdade mediúnica não depende da moralidade. O médium pode ser possuidor de excelente faculdade, mas dedicá-la ao mal. Há, porém, excelentes médiuns dedicados ao bem, auxiliares lídimos de Jesus Cristo. O Espiritismo faz compreender que o bom médium é, também, um bom indivíduo.

A mediunidade é uma escola de aprendizagem e aprimoramento no bem. Dar oportunidade aos Espíritos se comunicarem é um fato banal, porém, a mediunidade segundo o Espiritismo é de lucidez, de transformação moral ante as grandes informações que chegam pelos Espíritos incorpóreos.

A mediunidade com Jesus, com o Espiritismo, vai auxiliando o médium a vencer, passo a passo, as lutas do médium, a superar as suas dificuldades. Finalizada a conferência, José Raul Teixeira recebeu o carinho do público que o aplaudiu de pé e demoradamente.

Equipe do Livro Divaldo Franco, voluntários que acompanham Divaldo nos roteiros do RGS, SC e PR, custeando suas despesas com recursos próprios, tem como finalidade auxiliar na divulgação do Livro Espírita e no trabalho social da Mansão do Caminho - Salvador/Bahia, criada por Divaldo e Nilson de Souza Pereira. Texto: Paulo Salerno Música: A Origem, Plínio Oliveira