EDER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
O romantismo I – Contexto Histórico.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
Introdução à Sociologia
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Um momento Inesquecível
REALISMO - NATURALISMO
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
O nó de afeto.
ROMANTISMO.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
TERRAS DO SEM FIM JORGE AMADO (1943).
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Inocência Visconde de Taunay.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Literatura PRÉ-MODERNISMO
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
REALISMO.
Iracema José de Alencar.
Pré-modernismo no Brasil
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
NATURALISMO.
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A partir do século XVIII
Teatro no Brasil.
Memorias de um Sargento de Milícias
Capitães da Areia Jorge Amado.
NATURALISMO.
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
Analfabetismo.
Emigração E Cultura no sec. XIX.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
1 2 São João das Cruzes era uma cidade muito pequena e modesta e naquela simplicidade do interior, o povo vivia sem as preocupações das grandes cidades,
Martins Pena.
A Prosa Romântica Brasileira
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Vidas Secas.
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Teófilo Leite Beviláqua
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Naturalismo BRASILEIRO
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Transcrição da apresentação:

EDER

CONTEXTO HISTÓRICO SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Mudança a forma de governo Substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado Primeiras indústrias se instalaram. O Rio de Janeiro, era uma cidade heterogênea, com mansões e palacetes ao lado de bairros miseráveis. -Nos palacetes de Laranjeiras falava-se francês nas noites de gala, enquanto não longe dali, nos cortiços, a fome e a miséria faziam estragos na população.

CARACTERÍSTICAS - A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. - Descrições minuciosas e linguagem simples - Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. - Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

O CORTIÇO A obra apresenta toda a sorte de patologias sociais, um mundo doentio de traíções sórdidas, violências sexuais,relacionamento lésbico e homosexual. Não se concentra em um único personagem central, mas várias personagens.

MOMENTO HISTÓRICO Romantismo A chegada da família real portuguesa em 1808. Transformações de ordem política, econômica e social. O eixo político-econômico-cultural do Brasil sai então de Minas Gerais para ganhar as portas da realeza no Rio de Janeiro, onde nasce um público consistente de leitores principalmente formado de mulheres e jovens estudantes, provenientes da classe burguesa em ascensão.

CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO SUBJETIVISMO IMAGINAÇÃO CRIADORA EXAGERO DESEJO DE MORTE LIBERDADE CRIADORA

INOCÊNCIA Inocência é uma história de amor impossível, envolvendo Cirino, prático de Farmácia que se auto promoveu médico, e Inocência, uma jovem do Sertão de Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região. A realização amorosa entre os jovens é invisível porque Inocência fora prometida em casamento pelo pai de Manecão, um rústico vaqueiro da região; e também porque Pereira exerce for vigilância sobre a filha, pois, de acordo com seus valores, ele tem de garantir a integridade de Inocência até o dia do casamento. Ao lado dos acontecimentos, que constituem a trama amorosa, há também o choque de valores entre Pereira e Meyer, um naturalista alemão que se hospedara na casa de Pereira à procura de borboletas, evidenciando as contradições entre o meio rural brasileiro e o meio urbano europeu. A atração pelo pitoresco e o desejo de explorar e investigar o Brasil do interior fizeram o autor romântico se interessar pela vida e hábitos das populações que viviam distante das cidades. Abria-se assim, para o Romantismo, o campo fecundo do romance sertanejo, que até hoje continua a fornecer matéria à nossa literatura.

Características da obra Sofrimento – A caminhada do sertanejo em busca de seus objetivos através de longas distâncias, sendo que no percurso, existe a dificuldade do abrigo. Simplicidade – É claramente observada através do comportamento e diálogos entre as personagens típicas. Contradições – Comprava-se entre o jeito de ser do sertão e a forma avançada da Europa (Pereira e Meyer). Amor – Um amor tão puro e verdadeiro que por falta de condições de existência preferiu a morte, ou pelo menos, foram levados a ela. Honra – Pereira para manter a honra familiar, sacrificava sua própria filha, já que sua palavra estava acima de tudo. Beleza – É retratada através da paisagem do sertão e da jovem Inocência. Escravidão – ë representada por Maria Conga e outros.