A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

Crise Econômica Colonial
A formação do território brasileiro
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
Brasil Colônia II Economia Colonial Interiorização do território
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
A mineração.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Professor Bruno Barreira
Séculos XVII e XVIII Mineração no Brasil.
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
A Mineração.
Aula 3 (4-5) – União Ibérica ( ) e mineração (sec. XVIII)
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
O Império luso-brasileiro no século XVIII
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A descoberta do ouro (Século XVIII)
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Professor Edley
DESCOBERTA DO OURO.
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
Expansão e ouro na América portuguesa
Movimentos Nativistas
BRASIL – SÉCULO XVIII MINERAÇÃO.
ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Professor Bruno Barreira
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
História do Brasil – Aula 06
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização Portuguesa na América
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Escola: Coopen Alunos:Guilherme e Moisés Série: 4°ano C.
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Escola: Coopen Alunos:Davi e Tomás Série: 4°B
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
DIT Período colonial Metrópole x Colônia.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Movimento bandeirante (séc XVII):
O OURO NO BRASIL.
Sociedade Mineradora.
Sociedade Mineradora.
Transcrição da apresentação:

A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835

OURO: A SOLUÇÃO PARA A CRISE Em Portugal... Se arrastava uma grave crise econômica desde a metade do século XVII; Os portugueses saíram de duas grandes guerras: uma contra a Espanha e outra contra a Holanda; As guerras tiveram altos custos e, por causa dos conflitos, Portugal perdeu importantes colônias na África e na Ásia. No Brasil... Queda do preço do açúcar na Europa;

A CORRIDA DO OURO Entre 1690 – 1780 a população da colônia passou de 300 mil habitantes para 2 milhões e meio. Descoberta de ouro em Vila Rica, hoje Ouro Preto; Interesse pelo ouro causou: deslocamento de pessoas de várias partes do Brasil e a vinda de escravos africanos; Dificuldades de sobrevivência: fome, miséria, falta de moradia; Início das plantações, criação de animais (pecuária) e comércio com outras regiões; A moeda era o ouro.

A GUERRA DOS EMBOABAS 1707 –1709 Causa: disputa por ouro entre paulistas e portugueses; Emboabas: palavra de origem tupi que significa “ aves de pés emplumados”; Vitória dos emboabas; Comerciante português Manuel Nunes Viana foi aclamado governador; Separação da capitania do Rio de Janeiro das de São Paulo e Minas; Fundação de vilas: Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo: hoje Mariana, Vila Rica, Sabará, São João del Rei e outras.

Contexto da Guerra dos Emboabas Crescimento da Mineração Maiores disputas pela posse da Terra Até o momento, não havia órgãos para o controle Conflitos Paulistas, habitantes da região das minas, enfrentavam os forasteiros (Emboabas), que acabaram vencendo a disputa. Derrotados, os paulistas se retiram da região e se deslocam para o oeste, onde acharam ouro onde atualmente se encontra os estados de Goiás e Mato Grosso.

O CONTROLE SOBRE O OURO Criação da Intendência das Minas: encarregada de controlar a exploração de ouro, cobrar impostos e fazer justiça na região As jazidas eram divididas em datas: lotes que possuíam ouro; Distribuição das DATAS (lotes): o descobridor escolhia duas, uma era do Rei, os mineradores com mais escravos ficavam com as maiores; Impostos: o mais importante era o QUINTO; Derrama: cobrança forçada dos impostos em atraso.

REVOLTA DE VILA RICA Data: 1720 Local: Vila Rica, Minas Gerais Líder: Felipe dos Santos (tropeiro) Causas: criação das Casas de Fundição, onde o ouro era pesado, retirado o “quinto” e transformado em barra Insatisfação do povo Inicio da revolta que tinha como pontos principais: redução dos preços dos alimentos; fim das Casas de Fundição Revolta reprimida Líderes presos e mortos Criação da Capitania de Minas Gerais

O CONTROLE SOBRE OS DIAMANTES Descoberta de diamantes na no Arraial do Tijuco (atual cidade de Diamantina/MG). Atuação do governo português: Expulsão dos moradores locais; Divisão da terra em lotes, ficando com o lote que havia uma grande mina; Leiloou os demais lotes entre os homens brancos da região; Criou a Intendência dos Diamantes (1734).

Incentivo à prática da “delação”; A INTENDÊNCIA DOS DIAMANTES INTENDENTE: Poder de vida e de morte sobre os habitantes do local; Incentivo à prática da “delação”; CONTRATADOS: Homens que tinham direito a explorar as minas de diamantes em troca de parte da riqueza (arrendamento); Foram acusados pelo governo português de enriquecimento ilícito;

MINERAÇÃO E MERCADO INTERNO Com a Mineração houve uma integração entre as capitanias devido a necessidade de abastecimento da região das Minas Sul e Norte  Carne Surgimento de Estradas São Paulo  Alimentos

CONSEQUÊNCIAS DO CICLO DO OURO Povoamento de áreas no interior do Brasil; Crescimento da vida urbana; Surgimento de novas vilas e cidades; Mudança da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro; Desenvolvimento do porto do Rio de Janeiro, onde o ouro era embarcado para Portugal; Deslocamento do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste; Consolidação do mercado interno.

Sociedade mineradora Ricos Camadas médias Homens livres pobres Escravizados

RIQUEZAS DA ÉPOCA DO OURO

igreja de São Francisco de Assis, clássico da arte Barroca:                                                                                                                                                               mais igrejas da cidade:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

O Barroco Mineiro Antônio Francisco Lisboa - ALEIJADINHO