Esquema O esquema é um conjunto de idéias que você considera como sendo as mais importantes de um texto, de uma aula ou de um filme, interligadas com as.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Maravilhas do Mundo Antigo Trabalho realizado por :
Como fazer esquemas Biblioteca Escolar.
Egito Antigo Profº paulo Henrique
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Redação de textos técnicos recomendações
ARTIGO CIENTÍFICO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Reading and the Communication Process
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
O Egito Antigo Atividades de Revisão.
Leitura Analítica e Resumo Informativo
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Fichamento e Resumo Produção de textos.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
farol das ideias de um texto
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
CONHECENDO PELA LEITURA
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Importância da Leitura
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Arte Egípcia.
Prof. Renato Denadai da Silva
A arte no Egito.
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
Métodos e técnicas para leitura
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Triângulos Semelhantes na Antiguidade
PROFESSORA MARIA CRISTINA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
2004. Retomamos a idéia e uma professora de 4ª série abraçou junto a causa. Como surgiu a idéia? 2003 A partir de um trabalho aprensentado no ano 2º FORUM.
Tópicos Especiais Integradores
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Professora Márcia Ribeiro
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
PP Grupo Fraternidade ARTE NO EGITO AS PIRÂMIDES DO EGITO.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Aprenda Como Utilizar o Planejador de Palavra-chave para Verificar se um Nicho é Lucrativo Fran Oliveira –
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Esquema O esquema é um conjunto de idéias que você considera como sendo as mais importantes de um texto, de uma aula ou de um filme, interligadas com as idéias secundárias. Essas idéias são apresentadas de maneira bem organizada. Esquema não é o mesmo que resumo. Você deve se expressar através de frases curtas e não em períodos como num resumo; apresentadas de maneira gráfica (usando setas, parênteses e chaves). O esquema é uma excelente ferramenta de estudo. Lembramos que não é adequado estudar pelo esquema de outra pessoa, pois é no fazer que você encontrará a compreensão do texto.

Esquema Como fazer? Leia todo texto a ser esquematizado. Você precisa ter uma idéia geral do texto. Esclareça as dúvidas de vocabulário (não pule a palavra, pois o não entendimento da frase prejudicará a fase seguinte ...); Releia o texto, agora identificando as idéias principais. Uma sugestão é você ir grifando a frase-núcleo de cada parágrafo (aquela que contém a idéia principal, o assunto do parágrafo...); Releia as partes grifadas do texto e veja se há sentido. Caso contrário, você não encontrou as idéias principais; Agora você já possui informações para montar o seu esquema. O esquema é algo bastante pessoal, mas vamos deixar um exemplo a seguir ....

Esquema 1. Leitura geral do texto. As pirâmides de Gizé As pirâmides eram abrigos que cobriam as tumbas dos faraós no Antigo Império. As mais famosas foram construídas na região de Gizé e são conhecidas pelo nome dos faraós que mandaram construí-las: Queóps, Quéfren e Miquerinos. Essas pirâmides foram construídas com blocos de calcário e granito, extraídos das pedreiras do Egito e transportados até o local em embarcações pelo Rio Nilo. Erguidas há mais de 4 mil anos, as pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais antigos do mundo.

Esquema 2. Esclarecer as dúvidas de vocabulário. Tumba: sepultura; cova; local onde se coloca a pessoa depois de morta. Calcário: rocha sedimentar formada por carbonato de cálcio Granito: rocha composta de quartzo. As anotações das palavras desconhecidas podem ser feitas na lateral do próprio texto, facilitando o seu entendimento. Quando tiver um número muito grande de palavras desconhecidas, sugerimos fazer no caderno.

Esquema 3. Reler o texto grifando as idéias principais. 4. Reler somente as partes grifadas e ver se há sentido. As pirâmides de Gizé As pirâmides eram abrigos que cobriam as tumbas dos faraós no Antigo Império. As mais famosas foram construídas na região de Gizé e são conhecidas pelo nome dos faraós que mandaram construí-las: Queóps, Quéfren e Miquerinos. Essas pirâmides foram construídas com blocos de calcário e granito, extraídos das pedreiras do Egito e transportados até o local em embarcações pelo Rio Nilo. Erguidas há mais de 4 mil anos, as pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais antigos do mundo.

Esquema 5. O esquema: apresentação gráfica das idéias principais. Chaves, setas, parênteses, sinas de + ou – servem para indicar idéias agregadas, separações, palavras ... Esquema 5. O esquema: apresentação gráfica das idéias principais. abrigos que cobriam as tumbas do faraó; + famosas: Quéops, Quéfren e Miquerinos; feitas de calcário e granito, transportados no Nilo. Pirâmides de Gizé +4 mil anos O texto nos informa sobre o que é uma pirâmide. A partir desta idéia central, iniciamos o esquema.

Esquema Professora Fernanda Fontes Professora Silvia Assis