Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
Advertisements

Diferença de potencial entre dois eletrodos
Noções Básicas de Corrosão
ELETROQUÍMICA PILHA: É UM DISPOSITIVO EM QUE UMA REAÇÃO DE OXIDORREDUÇÃO ESPONTÂNEA GERA ENERGIA ELÉTRICA.
ELETROQUÍMICA Luiz Alberto P da Costa.
DEFINIÇÃO DE CORROSÃO Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original. Corrosão é a destruição ou deterioração.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
12- CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
Eletroquímica (II).
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Vestibular UFRGS, 2007 Prova de Química: correção comentada
Físico – Química II Equilíbrio na Eletroquímica
Corrosão - revisão 2011/1.
O que você deve saber sobre
Eletroquímica: Pilha.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
ELETRÓLISE E MIGRAÇÃO IÔNICA
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Oxidação e Redução.
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Princípios de Eletroquímica
Princípios de Eletroquímica
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Química Tecnológica Materiais
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUIMICA A eletroquímica é a parte da Química que estuda não só os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência.
Reacções de oxidação-redução
Eletroquímica.
Prof. Alexandre D. Marquioreto
CORUJÃO 2013 QUÍMICA Prof. Willian.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
Células de combustível
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Eletroquímica Definição: Células Galvânicas:
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
Revisão - Pilhas.
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO
Universidade Federal de Itajubá – Eng. Mecânica
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
Eletricidade 1. Eletrostática.
Células de combustível
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
Professor Otavio Marino S. Neto 2014
Professor Otavio M. Neto
Corrosão Corrosão.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
2ª SÉRIE.
Método eletroquímico de controle
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 04 ELETROQUÍMICA A vida manda e você por instinto tem que obedecer, já que o que você não aprende em casa ou na escola, a vida.
Pilhas e Baterias uma oxidação útil
Proteção Catódica Prof. Marcio Bacci 2015/2
A célula de combustivel
Professora: Juliana Oliveira
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 07 METAL SACRIFÍCIO Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto.
Transcrição da apresentação:

Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO

Potencial de Eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential), é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquir elétrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espécie tem seu potencial intrínseco de redução.elétronsreduzido O potencial é considerado positivo quando a reação que ocorre no eletrodo (em relação ao de referência) é a redução, e negativo quando é a oxidação.oxidação Quando os metais reagem, têm tendência a perder elétrons, sofrendo oxidação e, conseqüentemente, corrosão. Assim, em presença de ar e umidade, nota-se que o ferro se oxida.

É, portanto, de grande ajuda para o estudo ou previsão de alguns processos corrosivos, dispor os metais em uma tabela que indique a ordem preferencial de cessão de elétrons. Esta tabela é conhecida por Tabela de Potenciais de Eletrodo. A imersão de um metal sob a forma de lâmina, placa, bastão, fio ou tela, nas soluções eletrolíticas, determinam o estabelecimento de uma diferença de potencial entre as duas fases, a sólida e a líquida.

Esta diferença de potencial é simultânea, de natureza elétrica e de natureza química e, por isso, denomina-se diferença de potencial eletroquímica. TABELA GALVÂNICA A tabela galvânica estabelece a diferença de potencial existente entre um eletrodo metálico e a água salgada, ou seja, apresenta a resistividade de um metal ou liga à oxidação provocada por um eletrólito.

O mais resistente é denominado catodo em relação aos que se seguem. Por exemplo: a platina é catodo em relação ao ouro (anodo), enquanto este é catodo em relação à grafite (anodo) e assim por diante. TABELA GALVÂNICA Tendo como Eletrólito a Água do Mar PlatinaAço (ALSI) 430 Ativo OuroAço (ALSI) 410 Ativo GrafiteFerro fundido PrataAço liga TitânioAço baixo teor liga

MonelAço doce BronzeCádmio CobreLigas de Alumínio LatãoAlumínio IconelZinco NíquelLigas de Magnésio EstanhoMagnésio A medição de ORP é muito utilizada em processos industriais, em tratamento d'água e em laboratórios. Uma grande aplicação para esta tecnologia é o controle de cloro na água potável, industrial, de torres de resfriamento ou de efluentes.cloro